Analisando os documentos de um arquivo, a comissão de avaliação encontra um instrumento que estabelece uma correspondência entre notações diferentes. A comissão de avaliação identifica, então, que se trata de uma Tabela de
Ao lidar com os documentos, usa-se a tabela de temporalidade como instrumento para a
A tabela de temporalidade de documentos é um instrumento arquivístico que gerencia os prazos de guarda dos documentos. Em uma tabela de temporalidade, indique quais são as opções para a destinação final de documentos.
Com relação à análise e à classificação de documentos, julgue os itens que se seguem.
A classificação é uma atividade que antecede a avaliação de documentos.
Em relação aos códigos, planos de classificação de documentos e tabelas de temporalidade e destinação de documentos de arquivos, julgue os itens a seguir.
A tabela de temporalidade e destinação de documentos contém um esquema do ciclo de vida dos documentos, com prazos para guarda na fase corrente, até a transferência para a fase permanente, ou sua eliminação.
Com relação aos instrumentos de gestão documental, julgue os itens que se seguem.
Compete à Comissão Setorial de Avaliação de Documentos propor modificações e atualizações da tabela de temporalidade.
O processo de análise de documentos de arquivo que estabelece os prazos de guarda, de acordo com os valores que lhes são atribuídos, corresponde ao conceito de:
Julgue os itens subsequentes, relativos à gestão de documentos.
A avaliação de documentos, atividade essencial da gestão de documentos, deve ser realizada diretamente pelos órgãos do poder público.
No que diz respeito à avaliação de documentos de arquivo, julgue os itens a seguir.
Em um processo de avaliação, é possível definir cortes cronológicos para preservar conjuntos documentais.
Julgue os itens subsecutivos, acerca de classificação, descrição e avaliação de documentos de arquivo.
A tabela de temporalidade e o plano de destinação são resultantes do processo de avaliação.
A respeito da análise tipológica dos documentos de arquivo, julgue os itens seguintes.
Na análise tipológica, os conjuntos formados por espécies idênticas recebem, na avaliação, diferentes determinações quanto à vigência, aos prazos de guarda e à destinação final.
Com relação à gestão de documentos, julgue os itens a seguir.
A verificação dos prazos de guarda de um documento de arquivo é feita considerando-se o instrumento de descrição estabelecido na Norma Brasileira de Descrição Arquivística.
Com relação aos instrumentos de gestão documental, julgue os itens que se seguem.
Na tabela de temporalidade, no campo denominado destinação, registra-se o prazo, estimado em anos, de manutenção de documento no arquivo.
No que se refere ao acondicionamento, armazenamento e
preservação de documentos, julgue os itens que se seguem.
A avaliação dos documentos de arquivo é feita com base na tabela de temporalidade que, além dos prazos de guarda nas idades corrente e intermediária, indica a eliminação ou guarda permanente dos documentos.
A respeito de funções arquivísticas, julgue os itens subsequentes.
O processo de avaliação é realizado com base no princípio da pertinência.