O Ibama suspendeu o licenciamento da Usina Hidrelétrica
de São Luiz do Tapajós, no Pará, a maior hidrelétrica
em projeto do país. A decisão foi tomada pela presidente
do órgão, Marilene Ramos, nesta terça-feira (19 de abril),
e informada à Eletrobras, responsável pelo licenciamento
que foi iniciado em 2009
(Folha de S.Paulo, 20.04.2016 Disponível em:
A decisão teve como base
Em 2015 o Brasil passou por uma preocupante crise energética que causou sérios prejuízos à economia nacional. Escolha, entre os fatores abaixo, os que seriam causas dessa crise. 1.A redução de investimentos na transmissão, distribuição e conservação de energia elétrica. 2.A dependência do país com relação às usinas hidrelétricas. 3.Baixos índices pluviométricos. 4.Aumento de consumo residencial de energia elétrica. Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
A propósito da sustentabilidade do endividamento público e das
formas de financiamento dos déficits do governo adotadas pelo
Brasil em sua história econômica, julgue os itens que se seguem.
A presença de superávits primários recorrentes é condição insuficiente para garantir a sustentabilidade do endividamento público.
A maior parte da energia elétrica consumida no Brasil é produzida em usinas:
O rompimento da barragem de fundão foi um dos maiores desastres ambientais do Brasil, causou destruição de um distrito, poluição da água de vários rios. Assinale a alternativa que se refere ao distrito destruído pelo rompimento da barragem no estado de Minas Gerais:
No período de 1980 a 2050, espera-se um crescimento,
de 6,1% para 29,8%, da participação do grupo etário idoso (60 anos
de idade ou mais) no total da população, o que enseja desafios para
o financiamento do nosso sistema previdenciário. Em 1980,
9,2 indivíduos podiam gerar recursos para cada beneficiário
da previdência, ao passo que em 2050 esse número cairá para
apenas 1,9
Fabio Giambiagi e Paulo Tafner. Demografia: a ameaça invisível.
Rio de Janeiro: Elsevier, 2010, p. 94 (com adaptações).
Tendo como referência essas informações, julgue os itens
subsecutivos.
De acordo com os dados apresentados no texto, é correto inferir que o topo da pirâmide etária da população do Brasil em 2050 tende a ampliar.
Acerca de políticas econômicas e seus conceitos, instrumentos
e efeitos, julgue os itens subsequentes.
A concessão de crédito subsidiado para a indústria por meio do Programa de Sustentação do Investimento, operado com repasses do BNDES, representa exemplo de política monetária expansionista, por ampliar os agregados monetários.
Com referência à adoção de critérios de sustentabilidade nas
licitações e contratações sustentáveis no âmbito da administração
pública, julgue os itens a seguir.
Em comparação aos certames que se valem fundamentalmente do critério de menor preço, as licitações que adotam critérios e práticas de sustentabilidade, como, por exemplo, a aquisição de produtos e serviços com maior vida útil e menor custo de manutenção, podem dispensar o caráter competitivo do certame.
A respeito da Política Nacional sobre Mudanças do Clima (PNMC);
da Política Nacional de Resíduos Sólidos, instituída pela
Lei n.º 12.305/2010; e da Agenda Ambiental da Administração
Pública (A3P), julgue os seguintes itens.
A A3P é um programa que congrega princípios de sustentabilidade e tem natureza cogente, pois obriga os órgãos e entidades públicas a promover o uso racional dos recursos naturais e a gestão adequada dos resíduos gerados e a adotar outras práticas de mitigação dos impactos antrópicos sobre o meio ambiente.
Com relação ao desenvolvimento sustentável no âmbito das
licitações e contratações da administração pública, julgue os itens
que se seguem.
Cabe à administração pública federal, visando promover o desenvolvimento nacional sustentável, observar, nas contratações realizadas, o menor impacto sobre recursos naturais e utilizar inovações que reduzam a pressão sobre esses recursos.
Acerca da Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P) e do
Plano de Logística Sustentável no âmbito do Poder
Judiciário (PLS-PJ), julgue os itens que se seguem.
A agenda em questão constitui uma ação voluntária que visa promover a responsabilidade socioambiental como política governamental, contribuindo para a integração da agenda do crescimento econômico à agenda do desenvolvimento sustentável.
Acerca da Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P) e do
Plano de Logística Sustentável no âmbito do Poder
Judiciário (PLS-PJ), julgue os itens que se seguem.
A A3P preconiza a adoção da política dos três erres (reduzir, reutilizar e reciclar) e o foco na reciclagem dos materiais consumidos nos mais diversos órgãos e instituições da administração pública. Nessa política, o primeiro erre (reduzir) refere-se à máxima redução possível do resíduo produzido, de modo a facilitar seu manuseio pelos coletores e o seu transporte para usinas de reciclagem.
Com relação ao desenvolvimento sustentável no âmbito das
licitações e contratações da administração pública, julgue os itens
que se seguem.
A Comissão Interministerial de Sustentabilidade na Administração Pública, que é composta por um grupo de apoio técnico que presta serviço público remunerado à administração pública federal, tem dois representantes do TCU.
Acerca da Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P) e do
Plano de Logística Sustentável no âmbito do Poder
Judiciário (PLS-PJ), julgue os itens que se seguem.
O acompanhamento das práticas de sustentabilidade nos órgãos e conselhos do Poder Judiciário ainda depende da criação de indicadores mínimos para a avaliação do desempenho ambiental e econômico do PLS-PJ.
As informações a seguir devem ser consideradas
para responder às questões de n
os 37 a 40.
A Lei 9478/97 determina:
“ Art. 2° Fica criado o Conselho Nacional de Política Energética
- CNPE, vinculado à Presidência da República e
presidido pelo Ministro de Estado de Minas e Energia,
com a atribuição de propor ao Presidente da República
políticas nacionais e medidas específicas destinadas a:
[...]
III - rever periodicamente as matrizes energéticas
aplicadas às diversas regiões do País, considerando as
fontes convencionais e alternativas e as tecnologias disponíveis;”
No âmbito desta lei, foram realizados estudos com a participação
e consultoria técnica das equipes do Centro de
Estudos e Pesquisas em Energia Elétrica (CEPEL) e da
Empresa de Pesquisa Energética (EPE), cujos resultados
foram condensados no par de relatórios Matriz Energé-
tica Nacional 2030 e Plano Nacional de Energia. Estes
relatórios consolidam os estudos desenvolvidos sobre a
expansão da oferta e da demanda de energia no Brasil no
período dos anos 2005 a 2030.
Considerando um cenário econômico onde a taxa média
de crescimento do PIB mundial é de 3,0%, e do PIB brasileiro
é de 4,1% (cenário B1), os estudos realizam previsões
da situação da matriz energética nacional para o
período em estudo.
Sobre a evolução esperada na composição da demanda de energia por fonte, para o ano de 2030, considerando o cenário B1, é projetado que o(s )