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O Ibama suspendeu o licenciamento da Usina Hidrelétrica de São Luiz do Tapajós, no Pará, a maior hidrelétrica em projeto do país. A decisão foi tomada pela presidente do órgão, Marilene Ramos, nesta terça-feira (19 de abril), e informada à Eletrobras, responsável pelo licenciamento que foi iniciado em 2009
(Folha de S.Paulo, 20.04.2016 Disponível em: . Adaptado)
A decisão teve como base

Em 2015 o Brasil passou por uma preocupante crise energética que causou sérios prejuízos à economia nacional. Escolha, entre os fatores abaixo, os que seriam causas dessa crise. 1.A redução de investimentos na transmissão, distribuição e conservação de energia elétrica. 2.A dependência do país com relação às usinas hidrelétricas. 3.Baixos índices pluviométricos. 4.Aumento de consumo residencial de energia elétrica. Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

A propósito da sustentabilidade do endividamento público e das

formas de financiamento dos déficits do governo adotadas pelo

Brasil em sua história econômica, julgue os itens que se seguem.

A presença de superávits primários recorrentes é condição insuficiente para garantir a sustentabilidade do endividamento público.

A maior parte da energia elétrica consumida no Brasil é produzida em usinas:

O rompimento da barragem de fundão foi um dos maiores desastres ambientais do Brasil, causou destruição de um distrito, poluição da água de vários rios. Assinale a alternativa que se refere ao distrito destruído pelo rompimento da barragem no estado de Minas Gerais:

No período de 1980 a 2050, espera-se um crescimento,

de 6,1% para 29,8%, da participação do grupo etário idoso (60 anos

de idade ou mais) no total da população, o que enseja desafios para

o financiamento do nosso sistema previdenciário. Em 1980,

9,2 indivíduos podiam gerar recursos para cada beneficiário

da previdência, ao passo que em 2050 esse número cairá para

apenas 1,9

Fabio Giambiagi e Paulo Tafner. Demografia: a ameaça invisível.

Rio de Janeiro: Elsevier, 2010, p. 94 (com adaptações).

Tendo como referência essas informações, julgue os itens

subsecutivos.

De acordo com os dados apresentados no texto, é correto inferir que o topo da pirâmide etária da população do Brasil em 2050 tende a ampliar.

Acerca de políticas econômicas e seus conceitos, instrumentos

e efeitos, julgue os itens subsequentes.

A concessão de crédito subsidiado para a indústria por meio do Programa de Sustentação do Investimento, operado com repasses do BNDES, representa exemplo de política monetária expansionista, por ampliar os agregados monetários.

Com referência à adoção de critérios de sustentabilidade nas

licitações e contratações sustentáveis no âmbito da administração

pública, julgue os itens a seguir.

Em comparação aos certames que se valem fundamentalmente do critério de menor preço, as licitações que adotam critérios e práticas de sustentabilidade, como, por exemplo, a aquisição de produtos e serviços com maior vida útil e menor custo de manutenção, podem dispensar o caráter competitivo do certame.

A respeito da Política Nacional sobre Mudanças do Clima (PNMC);

da Política Nacional de Resíduos Sólidos, instituída pela

Lei n.º 12.305/2010; e da Agenda Ambiental da Administração

Pública (A3P), julgue os seguintes itens.

A A3P é um programa que congrega princípios de sustentabilidade e tem natureza cogente, pois obriga os órgãos e entidades públicas a promover o uso racional dos recursos naturais e a gestão adequada dos resíduos gerados e a adotar outras práticas de mitigação dos impactos antrópicos sobre o meio ambiente.

Com relação ao desenvolvimento sustentável no âmbito das

licitações e contratações da administração pública, julgue os itens

que se seguem.

Cabe à administração pública federal, visando promover o desenvolvimento nacional sustentável, observar, nas contratações realizadas, o menor impacto sobre recursos naturais e utilizar inovações que reduzam a pressão sobre esses recursos.

Acerca da Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P) e do

Plano de Logística Sustentável no âmbito do Poder

Judiciário (PLS-PJ), julgue os itens que se seguem.

A agenda em questão constitui uma ação voluntária que visa promover a responsabilidade socioambiental como política governamental, contribuindo para a integração da agenda do crescimento econômico à agenda do desenvolvimento sustentável.

Acerca da Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P) e do

Plano de Logística Sustentável no âmbito do Poder

Judiciário (PLS-PJ), julgue os itens que se seguem.

A A3P preconiza a adoção da política dos três erres (reduzir, reutilizar e reciclar) e o foco na reciclagem dos materiais consumidos nos mais diversos órgãos e instituições da administração pública. Nessa política, o primeiro erre (reduzir) refere-se à máxima redução possível do resíduo produzido, de modo a facilitar seu manuseio pelos coletores e o seu transporte para usinas de reciclagem.

Com relação ao desenvolvimento sustentável no âmbito das

licitações e contratações da administração pública, julgue os itens

que se seguem.

A Comissão Interministerial de Sustentabilidade na Administração Pública, que é composta por um grupo de apoio técnico que presta serviço público remunerado à administração pública federal, tem dois representantes do TCU.

Acerca da Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P) e do

Plano de Logística Sustentável no âmbito do Poder

Judiciário (PLS-PJ), julgue os itens que se seguem.

O acompanhamento das práticas de sustentabilidade nos órgãos e conselhos do Poder Judiciário ainda depende da criação de indicadores mínimos para a avaliação do desempenho ambiental e econômico do PLS-PJ.

As informações a seguir devem ser consideradas para responder às questões de n os 37 a 40.

A Lei 9478/97 determina: “ Art. 2° Fica criado o Conselho Nacional de Política Energética - CNPE, vinculado à Presidência da República e presidido pelo Ministro de Estado de Minas e Energia, com a atribuição de propor ao Presidente da República políticas nacionais e medidas específicas destinadas a: [...] III - rever periodicamente as matrizes energéticas aplicadas às diversas regiões do País, considerando as fontes convencionais e alternativas e as tecnologias disponíveis;” No âmbito desta lei, foram realizados estudos com a participação e consultoria técnica das equipes do Centro de Estudos e Pesquisas em Energia Elétrica (CEPEL) e da Empresa de Pesquisa Energética (EPE), cujos resultados foram condensados no par de relatórios Matriz Energé- tica Nacional 2030 e Plano Nacional de Energia. Estes relatórios consolidam os estudos desenvolvidos sobre a expansão da oferta e da demanda de energia no Brasil no período dos anos 2005 a 2030. Considerando um cenário econômico onde a taxa média de crescimento do PIB mundial é de 3,0%, e do PIB brasileiro é de 4,1% (cenário B1), os estudos realizam previsões da situação da matriz energética nacional para o período em estudo.

Sobre a evolução esperada na composição da demanda de energia por fonte, para o ano de 2030, considerando o cenário B1, é projetado que o(s )

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