O Brasil é reconhecido internacionalmente como um país que tem um dos mais completos e bem-sucedidos programas de imunizações do mundo, constituindo-se em poderosa ferramenta de controle de doenças transmissíveis imunopreveníveis. O país consegue garantir altos índices de cobertura vacinal, atingindo de forma estável e universal todos os segmentos populacionais.
De acordo com o texto, esses objetivos vêm sendo obtidos graças ao
Entende-se por saúde do trabalhador, para fins desta lei, um conjunto de atividades que se destina, através das ações de vigilância epidemiológica e vigilância sanitária, à promoção e proteção da saúde dos trabalhadores, assim como visa à recuperação e reabilitação da saúde dos trabalhadores submetidos aos riscos e agravos advindos das condições de trabalho, abrangendo:
É correto afirmar que:
A incorporação, a exclusão ou a alteração pelo SUS de novos medicamentos, produtos, procedimentos e protocolos clínicos são atribuições:
Um sistema de notificação eficiente é condição essencial para que a vigilância epidemiológica atinja seus objetivos. Assim, deve-se fazer a notificação dos casos:
O artigo 198 da Constituição Federal de 1988 prevê que as ações e serviços públicos de saúde integram uma rede regionalizada e hierarquizada e constituem um sistema único, organizado de acordo com algumas diretrizes. Assinale a alternativa que apresenta uma dessas diretrizes.
Especificamente com relação à organização e ao funcionamento dos serviços de saúde no Sistema Único de Saúde (SUS), assinale com V as afirmativas verdadeiras e com F as falsas. ( ) O atendimento e a internação domiciliares só poderão ser realizados por indicação médica, independente do desejo expresso pelo paciente e família. ( ) Os serviços de saúde do SUS, da rede própria ou conveniada, ficam obrigados a permitir a presença, junto à parturiente, de um acompanhante durante todo o período de trabalho de parto, parto e pós-parto imediato. ( ) O dever do Estado de garantir saúde não exclui o das pessoas, da família, das empresas e da sociedade. ( ) A assistência à saúde é livre à iniciativa privada. Assinale a sequência correta.
A Rede de Atenção à Saúde é definida como arranjos organizativos de ações e serviços de saúde, de diferentes densidades tecnológicas que, integradas por meio de sistemas de apoio técnico, logístico e de gestão, buscam garantir a integralidade do cuidado. Os fundamentos principais que asseguram a resolutividade na rede de atenção são:
Os hospitais devem adotar algumas estratégias de valorização dos trabalhadores. Com relação a essas estratégias, assinale a alternativa incorreta.
Em meio a uma profunda crise econômica e política do Estado brasileiro surge, no final da década de 1970 e início dos anos 1980, o Movimento pela Reforma Sanitária Brasileira, que defendia um sistema de saúde universal, em contraposição ao modelo médico assistencial privatista, então vigente, que se apresentava cada vez mais ineficiente, caro e excludente. O Movimento pela Reforma Sanitária Brasileira
Quanto ao direito das crianças com deficiência:
A organização dos serviços de saúde em níveis de atenção diferenciados, de forma a garantir o acesso conforme a complexidade requerida para cada caso, diz respeito ao princípio da:
No Artigo 6º da Lei nº 8080/1990, estão descritas as ações que devem ser executadas no campo de atuação do Sistema Único de Saúde (SUS), assinale a alternativa incorreta:
Sobre a participação das instituições privadas no SUS, é correto afirmar que:
De acordo com a Constituição Federal de 1988, o atendimento integral à saúde deve priorizar as atividades:
Para comparar e identificar as diferenças entre a Saúde Pública e a Saúde Coletiva, parte-se do pressuposto teórico de que as necessidades de saúde e as intervenções sociais voltadas para atende-las são determinadas, em última instância, pela estrutura da sociedade, em seus planos socioeconômico e político-ideológico. Seguindo esse pressuposto, a Saúde Pública e a Saúde Coletiva são práticas sociais e podem ser analisadas com base na teoria do processo de trabalho.” (SOUZA, 2014, p. 17). (Fonte: SOUZA, Luis Eugênio Portela Fernandes de. Saúde Pública ou Saúde Coletiva?. Revista Espaço para a Saúde, Londrina, v. 15, n. 4, p. 7-21, out-dez. 2014. Disponível em: