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Os rótulos dos reagentes contêm etiquetas apropriadas para indicar os riscos químicos, apresentados na forma de losango com quatro áreas coloridas. As cores azul, vermelha e amarela indicam, respectivamente, riscos associados à

Em laboratórios de ciências, os reagentes devem ser identificados por rótulos de risco com a finalidade de reconhecer, de forma rápida, os riscos relativos ao manuseio dessas substâncias. A seguir, há dois símbolos (S1 e S2) que indicam riscos de certas substâncias químicas.

Os símbolos S1 e S2, representam, respectivamente, substâncias químicas

O texto a seguir foi adaptado de Quim. Nova, v. 39, 732-

740, 2016

“Nos ambientes aquáticos, a concentração de fosfatos na

coluna de água é dependente de alguns fatores, como o par

redox Fe(II)/Fe(III), uma vez que nas camadas superficiais

sua associação com os oxi-hidróxidos de Fe(III) formam

compostos que apresentam baixa solubilidade e migram

para camadas mais profundas (sedimento). Nessas camadas

os oxi-hidróxidos de Fe(II), mais solúveis que os

compostos de Fe(III, são formados, com a liberação do

fosfato, estabelecendo um ciclo onde o fósforo migra

novamente para as camadas superficiais."


O equilíbrio químico descrito no texto evidencia que os

números 1, 2, 3, 4, 5 e 6 são:

Considerando-se as estruturas abaixo, assinalar a

alternativa CORRETA:

A água para consumo humano deve respeitar parâmetros de aspectos físicos, químicos e biológicos determinados. Um exemplo de água quimicamente inconveniente para consumo, e que pode causar danos econômicos, é aquela que possui elevada concentração de sais de cálcio e magnésio dissolvidos. Estes dificultam a utilização da água para lavagem e danificam sistemas de aparelhos que usam água aquecida, como maquinários das indústrias e das residências.

A água, nessas condições, é conhecida como água


O problema caracterizado nessa situação ocorre porque o ácido úrico

O parâmetro químico de qualidade da água que mede a concentração de cátions multimetálicos em solução, originados da dissolução de minerais contendo cálcio e magnésio, é conhecido como

A coagulação é uma das etapas do tratamento de água realizada pela CASAN, na qual se adicionam coagulantes químicos para a formação de flóculos que carregam a sujeira. Os principais coagulantes utilizados nessa etapa de tratamento são:

Os ciclos biogeoquímicos contribuem para a troca de matéria e energia entre a hidrosfera, a atmosfera e a litosfera.
O ciclo hidrológico está relacionado à distribuição da energia solar assim como as propriedades da água estão relacionadas às seguintes funções:
I. ao transporte de nutrientes no meio aquoso.
II. à alta solubilização de espécies iônicas.
III. à flutuação do gelo e à circulação vertical de nutrientes na coluna d’água.
IV. à estabilização da temperatura da biota.
A água realiza essas funções graças às seguintes propriedades:

Na rotina de um laboratório de Química, a geração de resíduos sólidos e líquidos tóxicos é inevitável. Consequentemente, procedimentos e cuidados devem ser adotados para os rejeitos ou tratamentos desses resíduos. Com base no assunto, considere a afirmação CORRETA:

Sólidos iônicos são muito manipulados em laboratórios químicos e possuem como modelo explicativo a regularidade das estruturas cristalinas. São exemplos desses sólidos:

Em uma aula de Ciências, um aluno fez o seguinte questionamento: Todos falam que o ar expirado tem mais gás carbônico que o inspirado, mas como podemos ter certeza? O professor explicou que, agitando água de cal incolor no ar contido no interior de sacos plásticos, é possível demonstrar a presença de gás carbônico. Considerando a utilização de sacos plásticos do mesmo tamanho, com 5 mL de água de cal incolor, assinale a opção que indica o melhor experimento capaz de permitir que os alunos verificassem se o ar expirado contém mais ou menos gás carbônico que o inspirado.

Leia o fragmento a seguir. “Os conteúdos químicos de natureza simbólica estão agrupados no nível representacional, que compreende informações inerentes à linguagem química, como fórmulas e equações químicas. O aspecto representacional inclui ferramentas simbólicas para representar a compreensão dos processos de idas e vindas entre teoria e experimento. (...) Nas análises do momento discursivo que denominei Elaborando uma Forma Química de Pensar, a questão dessa dimensão constitutiva da linguagem química adquire visibilidade.”
(MACHADO, A.H. Aula de Química: discurso e conhecimento. Ed. UNIJUÍ, Ijuí, 3ª ed., 2014)
Sobre as concepções estabelecidas pela autora sobre o momento discursivo, analise as afirmativas a seguir.
I. Para entender as equações químicas os alunos devem aprender uma série de conceitos.
II. A equação química e a linguagem química são instrumentos para a elaboração do pensamento químico.
III. A partir da linguagem química, no movimento de significação das representações vai se constituindo certa forma de pensamento.
Assinale:

Leia o fragmento a seguir. “Os alquimistas do século XIV tornaram-se os primeiros a compreender a natureza dos ácidos. O único ácido conhecido pelos antigos fora o ácido acético fraco do vinagre. No século VIII, Djabir havia preparado uma solução fraca de ácido nítrico e outros alquimistas árabes descobriram que a destilação do vinagre produzia um ácido acético mais forte. Mesmo o ácido acético forte, porém, pouco tinha de corrosivo. Não parecia ser dotado de muito poder reagente.”
(STRATHERN, P. O sonho de Mendeleiev.
A verdadeira história da química. 2002, Zahar, p. 57).
Com relação aos ácidos, assinale V para a afirmativa verdadeira e F para a falsa.
( ) O ácido acético pode ser classificado como forte ou fraco dependendo do valor do seu Ka, o que explica as observações obtidas pelos alquimistas.
( ) O ácido nítrico é um ácido fraco, o que corresponde ao observado experimentalmente pelos alquimistas.
( ) Tanto o ácido acético como o ácido nítrico são ácidos fortes, porém os alquimistas não tinham informações suficientes para classificá-los corretamente.
As afirmativas são, respectivamente,

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