Os rótulos dos reagentes contêm etiquetas apropriadas para indicar os riscos químicos, apresentados na forma de losango com quatro áreas coloridas. As cores azul, vermelha e amarela indicam, respectivamente, riscos associados à
Em laboratórios de ciências, os reagentes devem ser identificados por rótulos de risco com a finalidade de reconhecer, de forma rápida, os riscos relativos ao manuseio dessas substâncias. A seguir, há dois símbolos (S1 e S2) que indicam riscos de certas substâncias químicas.
Os símbolos S1 e S2, representam, respectivamente, substâncias químicas
O texto a seguir foi adaptado de Quim. Nova, v. 39, 732-
740, 2016
“Nos ambientes aquáticos, a concentração de fosfatos na
coluna de água é dependente de alguns fatores, como o par
redox Fe(II)/Fe(III), uma vez que nas camadas superficiais
sua associação com os oxi-hidróxidos de Fe(III) formam
compostos que apresentam baixa solubilidade e migram
para camadas mais profundas (sedimento). Nessas camadas
os oxi-hidróxidos de Fe(II), mais solúveis que os
compostos de Fe(III, são formados, com a liberação do
fosfato, estabelecendo um ciclo onde o fósforo migra
novamente para as camadas superficiais."
O equilíbrio químico descrito no texto evidencia que os
números 1, 2, 3, 4, 5 e 6 são:
Considerando-se as estruturas abaixo, assinalar a
alternativa CORRETA:
Os compostos de chumbo tiveram que ser substituídos devido ao(à)
A água para consumo humano deve respeitar parâmetros de aspectos físicos, químicos e biológicos determinados. Um exemplo de água quimicamente inconveniente para consumo, e que pode causar danos econômicos, é aquela que possui elevada concentração de sais de cálcio e magnésio dissolvidos. Estes dificultam a utilização da água para lavagem e danificam sistemas de aparelhos que usam água aquecida, como maquinários das indústrias e das residências.
A água, nessas condições, é conhecida como água
O problema caracterizado nessa situação ocorre porque o ácido úrico
O parâmetro químico de qualidade da água que mede a concentração de cátions multimetálicos em solução, originados da dissolução de minerais contendo cálcio e magnésio, é conhecido como
A coagulação é uma das etapas do tratamento de água realizada pela CASAN, na qual se adicionam coagulantes químicos para a formação de flóculos que carregam a sujeira. Os principais coagulantes utilizados nessa etapa de tratamento são:
Os ciclos biogeoquímicos contribuem para a troca de matéria e
energia entre a hidrosfera, a atmosfera e a litosfera.
O ciclo hidrológico está relacionado à distribuição da energia
solar assim como as propriedades da água estão relacionadas às
seguintes funções:
I. ao transporte de nutrientes no meio aquoso.
II. à alta solubilização de espécies iônicas.
III. à flutuação do gelo e à circulação vertical de nutrientes na
coluna d’água.
IV. à estabilização da temperatura da biota.
A água realiza essas funções graças às seguintes propriedades:
Na rotina de um laboratório de Química, a geração de resíduos sólidos e líquidos tóxicos é inevitável. Consequentemente, procedimentos e cuidados devem ser adotados para os rejeitos ou tratamentos desses resíduos. Com base no assunto, considere a afirmação CORRETA:
Sólidos iônicos são muito manipulados em laboratórios químicos e possuem como modelo explicativo a regularidade das estruturas cristalinas. São exemplos desses sólidos:
Em uma aula de Ciências, um aluno fez o seguinte questionamento: Todos falam que o ar expirado tem mais gás carbônico que o inspirado, mas como podemos ter certeza? O professor explicou que, agitando água de cal incolor no ar contido no interior de sacos plásticos, é possível demonstrar a presença de gás carbônico. Considerando a utilização de sacos plásticos do mesmo tamanho, com 5 mL de água de cal incolor, assinale a opção que indica o melhor experimento capaz de permitir que os alunos verificassem se o ar expirado contém mais ou menos gás carbônico que o inspirado.
Leia o fragmento a seguir.
“Os conteúdos químicos de natureza simbólica estão agrupados
no nível representacional, que compreende informações inerentes
à linguagem química, como fórmulas e equações químicas. O
aspecto representacional inclui ferramentas simbólicas para
representar a compreensão dos processos de idas e vindas entre
teoria e experimento. (...) Nas análises do momento discursivo
que denominei Elaborando uma Forma Química de Pensar, a
questão dessa dimensão constitutiva da linguagem química
adquire visibilidade.”
(MACHADO, A.H. Aula de Química: discurso e conhecimento. Ed. UNIJUÍ, Ijuí, 3ª ed., 2014)
Sobre as concepções estabelecidas pela autora sobre o momento
discursivo, analise as afirmativas a seguir.
I. Para entender as equações químicas os alunos devem
aprender uma série de conceitos.
II. A equação química e a linguagem química são instrumentos
para a elaboração do pensamento químico.
III. A partir da linguagem química, no movimento de significação
das representações vai se constituindo certa forma de
pensamento.
Assinale:
Leia o fragmento a seguir.
“Os alquimistas do século XIV tornaram-se os primeiros a
compreender a natureza dos ácidos. O único ácido conhecido
pelos antigos fora o ácido acético fraco do vinagre. No século VIII,
Djabir havia preparado uma solução fraca de ácido nítrico e
outros alquimistas árabes descobriram que a destilação do
vinagre produzia um ácido acético mais forte. Mesmo o ácido
acético forte, porém, pouco tinha de corrosivo. Não parecia ser
dotado de muito poder reagente.”
(STRATHERN, P. O sonho de Mendeleiev.
A verdadeira história da química. 2002, Zahar, p. 57).
Com relação aos ácidos, assinale V para a afirmativa verdadeira e
F para a falsa.
( ) O ácido acético pode ser classificado como forte ou fraco
dependendo do valor do seu Ka, o que explica as observações
obtidas pelos alquimistas.
( ) O ácido nítrico é um ácido fraco, o que corresponde ao
observado experimentalmente pelos alquimistas.
( ) Tanto o ácido acético como o ácido nítrico são ácidos fortes,
porém os alquimistas não tinham informações suficientes
para classificá-los corretamente.
As afirmativas são, respectivamente,