O professor propõe uma atividade de pesquisa de opinião
dividindo a turma em três grupos. O primeiro irá fazer uma
pesquisa de opinião na escola perguntando aos entrevistados
qual a importância do sistema de cotas na educação brasileira.
O segundo grupo fará uma pesquisa de opinião pelo bairro, a
partir de um questionário, em que o entrevistado deverá
responder se é a favor ou contra o sistema de cotas. Por fim, o
terceiro grupo promoverá um encontro para discutir o tema
das cotas a partir de um vídeo.
As pesquisas são, respectivamente,
(...) Diferentemente das outras disciplinas escolares, a
Sociologia não chegou a um conjunto mínimo de conteúdos
sobre os quais haja uma unanimidade, sequer há consenso
sobre alguns tópicos ou perspectivas (...). Essa aparente
desvantagem da Sociologia em relação a outras disciplinas
escolares – não ter um corpus definido e consensual – pode
revelar uma vantagem (...) a não existência de conteúdos
consagrados favoreceria uma liberdade do professor não
permitida em outras disciplinas (...).
(BRASIL, Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) – Sociologia, 2002.)
As opções a seguir descrevem particularidades do ensino da
Sociologia em sintonia com o texto dos PCNs, à exceção de
uma. Assinale–a.
Sobre os tipos de entrevista na pesquisa social, assinale a afirmativa correta.
Em todas as sociedades complexas, diferentes classes ou estratos sociais são observados. Partindo desta constatação, as alternativas a seguir apresentam funções da pesquisa de estratificação, à exceção de uma. Assinale‐a:
"O vigia na guarita (...) é novo no serviço e tem a obrigação de me barrar no condomínio. Pergunta meu nome e destino, observando os meus sapatos. Interfona para a casa 16 e diz que há um cidadão dizendo que é irmão da dona da casa. A casa 16 responde alguma coisa que o vigia não gosta e faz 'hum'. O portão de grades de ferro verde e argolões dourados abre-se aos pequenos trancos, como que relutando em me dar passagem. (...) A casa 16, no final do condomínio, tem outro interfone, outro portão eletrônico e dois seguranças armados. Um rapaz de flanela na mão abre a portinhola e me faz entrar no jardim com um gesto de flanela (...). O empregado não sabe que porta da casa eu mereço, pois não vim fazer entrega nem tenho aspecto de visita. (...) Obedecendo a sinais convulsos da flanela, contorno os automóveis na garagem transparente, subo por uma escada em caracol e dou numa espécie de sala de estar (...). Eis minha irmã de pegnoir, tomando o café da manhã numa mesa oval". (Chico Buarque. Estorvo. São Paulo: Companhia das Letras, 1991, pp. 14-16). O autor reflete sobre a experiência de viver atrás dos muros, vigiado por seguranças, comum em muitas metrópoles brasileiras. Em termos sociológicos, este trecho literário exemplifica o fenômeno da segregação urbana, entendida como:
Sobre as instituições sociais e a formação do saber
sociológico, marque V para verdadeiro ou F para falso e,
em seguida, assinale a alternativa que apresenta a
sequência correta.
( ) O advento das sociedades modernas dispersou o
monopólio da violência, outrora centralizado no
Estado.
( ) O chamado neoliberalismo, sobretudo a partir da
década de 1990, pregou a minimização do papel do
Estado no âmbito econômico.
( ) Friedrich Hayek foi um dos principais teóricos do
neoliberalismo.
Analise a imagem a seguir, que reproduz um trecho da Cartilha
do Centro de Cultura Negra (CCN) que circulou em vários
estados brasileiros na década de 1980.

A respeito das reivindicações históricas do Movimento Negro
no Brasil, exemplificadas na Cartilha do CCN e contempladas na
Lei n. 10.639/2003, analise as afirmativas a seguir.
I. A imagem critica o enfoque tradicional pelo qual o papel do
negro na História do Brasil ficava restrito à função de mão–
de–obra e era destituído de capacidade organizativa e
propositiva.
II. A imagem problematiza o caráter eurocêntrico da disciplina
de História, reivindicando um currículo plural com a
inserção de diferentes histórias e culturas no cotidiano
escolar.
III. A imagem incorpora as relações étnico?raciais na educação,
reavaliando o papel do negro na História do Brasil e
reconhecendo as diferenças resultantes do nosso processo
de formação nacional.
Assinale:
Identifique a opção que caracteriza corretamente as relações estabelecidas entre o ethos econômico moderno e a ética racional do protestantismo, segundo Max Weber, em sua obra A ética protestante e o espírito do capitalismo.
A teoria crítica da sociedade, que se organizou em torno do
Instituto de Pesquisa Social, na cidade de Frankfurt, na Alemanha,
a partir da primeira metade do século XX, teve um impacto
considerável sobre a sociologia. Com base nessa abordagem
teórica, julgue os itens seguintes.
Herbert Marcuse, em seu ensaio, de 1964, intitulado Industrialismo e Capitalismo na Obra de Max Weber, considera que o sociólogo alemão contribuiu criticamente para a interpretação do social, ainda que não tenha sido capaz de levar à última instância as consequências de seus próprios diagnósticos.
Acerca da relação entre a sociologia enquanto disciplina e a
temática da educação, julgue os itens que se seguem.
Ao longo de sua trajetória acadêmica, o sociólogo brasileiro Florestan Fernandes destacou o dilema educacional brasileiro. Nesse sentido, a preocupação central entre as décadas de 1950 e 1960, quanto a esse dilema, dizia respeito a um problema que tem como raiz o aspecto institucional.
Não podemos perder de vista o fato de que a sociologia
surgiu em um momento de grande expansão do capitalismo. O
caráter antagônico da sociedade capitalista, ao impedir um
entendimento comum por parte dos sociólogos em torno ao objeto
e aos métodos de investigação desta disciplina, deu margem ao
nascimento de diferentes tradições sociológicas ou distintas
sociologias.
Carlos B. Martins. O que é Sociologia. 13 ed. São Paulo,
Brasiliense, 1986 (texto com adaptações).
De acordo com as tradições da teoria sociológica, julgue os itens a
seguir.
De acordo com o individualismo metodológico, a explicação sociológica deve ter em conta a racionalidade que atores intencionais desenvolvem em situações de interação.
No campo da Sociologia brasileira, encontramos contribuições importantes de pensadores que são fundamentais para compreensão do que é o Brasil. Entre eles, podemos citar Gilberto Freyre e Florestan Fernandes. Utilizando abordagens distintas, vários outros autores deram importantes contribuições para a abordagem dos fenômenos sociais brasileiros. Acerca desse assunto, assinale a opção incorreta.
“(...) Rompe com a tradição positivista que faz da sociedade uma realidade objetiva e do ator um agente sem história nem paixão e amplamente preso a um conjunto de valores que lhe predeterminam os comportamentos. (...) Pretende que o social seja um processo: é o fruto da atividade permanente dos membros da sociedade. Estes últimos são providos de um cabedal de saberes práticos que utilizam de modo rotineiro nas atividades mais corriqueiras. (...) Se interessam pelos atos da vida cotidiana que aos nossos olhos parecem os mais banais” (Lallement, Michael, 2008). Esse texto enfatiza uma corrente sociológica que privilegia abordagens com o uso da observação direta, observação participante, diálogos, registros em vídeos, conversas com os autores, etc.). A qual dessas correntes abaixo o texto se refere?
Assinale a alternativa que caracteriza corretamente a conceituação de divisão social do trabalho em Durkheim e Marx.
Segundo Clifford Geertz, assinale a alternativa que apresenta o conceito de cultura.