Ir para o conteúdo principal

Questões de Concurso – Aprova Concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.

Exibindo questões de 252 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros
Folha de respostas:

  • 1
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 2
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 3
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 4
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 5
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 6
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 7
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 8
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 9
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 10
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 11
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 12
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 13
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 14
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 15
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
Provas: FGV - 2013 - CONDER - Sociólogo
Disciplina:

Sociologia

- Assuntos: Sociologia

Em 1962, Thomas Kuhn publicou A Estrutura das Revoluções Científicas, obra em que refuta a concepção tradicional da ciência como acumulação progressiva de novas descobertas e propõe os conceitos de “paradigma” e de “revolução científica”. Com relação a esta conceituação, assinale V para a afirmativa verdadeira e F para a falsa.
(   ) Um paradigma entra em crise quando uma teoria é invalidada mediante o seu confronto direto com fatos e observações que conduzem ao seu abandono, resultando na ampliação do conhecimento científico.
(   ) Uma revolução científica implica tanto a mudança de problemas a serem propostos para a investigação científica, quanto de critérios com os quais se estabelece o que se considera um problema admissível.
(   ) O paradigma é um modelo que determina quais são os problemas e os métodos legítimos, portanto, fornece origem e tradição para a pesquisa científica.
As afirmativas são, respectivamente,

Provas: FGV - 2013 - CONDER - Sociólogo
Disciplina:

Sociologia

- Assuntos: Sociologia

Analise a tabela a seguir.


Com relação aos dados da tabela sobre as atividades de estudo e trabalho dos jovens no Brasil, analise as afirmativas abaixo.

I. Menos de um quinto dos jovens brasileiros se mantém na condição de apenas estudante após os 17 anos, acarretando uma inserção precária no mercado de trabalho, com pouca qualificação e baixa remuneração.

II. Apesar de as mulheres representarem o carro-chefe da elevação das taxas de escolarização do segmento juvenil, o percentual de jovens do sexo feminino que não estuda e nem trabalha é maior do que o do sexo masculino.

III. À medida que cresce a faixa etária, a sociedade concede aos jovens uma espécie de "moratória social", isto é, os libera do trabalho para poderem se dedicar aos estudos e ao lazer.

Assinale:

Provas: FGV - 2013 - CONDER - Sociólogo
Disciplina:

Sociologia

- Assuntos: Sociologia

A charge a seguir populariza um tema caro ao debate sociológico: o dilema da modernidade e do atraso na sociedade brasileira.


Assinale a alternativa que identifica corretamente a interpretação teórica da brasilidade ilustrada na charge.

As alternativas a seguir referem‐se, corretamente, aos métodos quantitativos frequentes na pesquisa sociológica, à exceção de uma. Assinale‐a.

Em resposta às diversas críticas dos cientistas sociais ao evolucionismo, o pensamento evolucionista mais recente vem respondendo de maneira geral aos problemas levantados. Um exemplo dessa postura é a

Leia o fragmento a seguir. “O interacionismo simbólico, ramo da sociologia _____, tem um conceito básico de _____ que enfatiza o caráter simbolicamente _____, conferindo às relações sociais um caráter de dependentes de constante aprovação em comum”. Assinale a alternativa cujos itens completam corretamente as lacunas acima.

Em uma escola de Guarulhos (SP), o professor de Sociologia mobiliza seus alunos para pensar a respeito das possíveis formas de ampliar a representação política na escola. Para tanto, solicita que eles façam uma pesquisa de opinião sobre a experiência política e administrativa que a sua cidade vivencia desde 2001, o Orçamento Participativo (OP). As opções a seguir listam vantagens reportadas pelos entrevistados que vivenciaram efetivamente o funcionamento do OP, à exceção de uma. Assinale–a.

Com o objetivo de despertar o interesse dos alunos, o professor de Sociologia planejou uma atividade com recursos didáticos mais interessantes do ponto de vista do universo dos seus alunos, tomando–os como sujeitos da construção do conhecimento. O professor dividiu a turma em grupos que ficaram responsáveis por selecionar recortes de jornais de ampla circulação.

Um dos grupos apresentou o seguinte recorte:


A atividade permitiu que os temas cotidianos como o adultério, as disputas judiciais, os acidentes de trabalho e o sensacionalismo de jornais populares fossem abordados sociologicamente por meio do estranhamento e da desnaturalização.
Com base no recorte de jornal apresentado pelo grupo, avalie se as afirmativas a seguir revelam que os temas cotidianos foram transformados em problemas sociológicos, cumprindo os objetivos propostos.
I. A monogamia não é natural; a traição também não.
II. A malha social fabrica acidentes.
III. Jornais populares vendem senso comum.
Assinale:

Analise os fragmentos a seguir.
“A segurança pública, dever do Estado, direito e responsabilidade de todos, é exercida para a preservação da ordem pública e da incolumidade das pessoas e do patrimônio (...)”
(Artigo 144 da Constituição federal de 1988. In http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm)
“O foco unilateral no diagnóstico (...) tem refletido e alimentado a visão corrente: a segurança pública como sintoma e causa de determinações estruturais, de natureza socioeconômica. (...) Nas condições brasileiras, (...) ou haverá segurança para todos, ou não haverá para ninguém”.

(Luiz Eduardo Soares, In http://carceraria.org.br/wp? content/uploads/2012/07/Seguranca_Publica_Politicas_Socias.pdf)
Com base nos fragmentos, assinale a opção que identifica corretamente a relação entre violência e segurança pública tematizada a partir dos documentos.

Provas: FGV - 2013 - CONDER - Sociólogo
Disciplina:

Sociologia

- Assuntos: Sociologia

“É uma técnica qualitativa, não-diretiva, cujo resultado visa o controle da discussão de um grupo de pessoas. Foi inspirada em técnicas de entrevista não-direcionada e técnicas grupais usadas na psiquiatria. Os participantes não se conhecem, mas possuem características comuns. Nesta técnica o mais importante é a interação que se estabelece entre os participantes. O facilitador da discussão deve estabelecer e facilitar a discussão e não realizar uma entrevista em grupo”.
(Michael T. Kaufman. New York Times, 24 /02/2003)
A descrição acima se refere à metodologia conhecida como

O quadro a seguir apresenta as características de três correntes teóricas da Sociologia.


Os números 1, 2 e 3 correspondem, respectivamente, seguintes teorias sociológicas.

Leia os fragmentos a seguir nos quais autores clássicos da sociologia refletem sobre a relação indivíduo e sociedade.  
1- “A estrutura social e o Estado resultam constantemente do processo vital de indivíduos determinados; mas não resultam daquilo que esses indivíduos aparentam perante si mesmo ou perante outros, e sim daquilo que são na realidade, isto é, tal como trabalham e produzem materialmente”.
2- “O sistema de sinais de que me sirvo para exprimir pensamentos, o sistema de moedas que emprego para pagar as dívidas (...) as práticas seguidas na profissão, etc., funcionam independentemente do uso que delas faço (...). Estamos, pois, diante de maneiras de agir, de pensar e de sentir que apresentam a propriedade marcante de existir fora das consciências individuais”.
3- “Para a sociologia, em geral, conceitos como os de ‘estado’, ‘corporação’, ‘feudalismo’ e similares designam categorias de determinados tipos de agir humano coletivo e é, portanto, sua tarefa reconduzi-las a um agir ‘inteligível’ – o que quer dizer, sem exceção, ao agir dos indivíduos que delas participam”.
Os autores dos fragmentos 1, 2 e 3 são, respectivamente,

Provas: FGV - 2013 - CONDER - Sociólogo
Disciplina:

Sociologia

- Assuntos: Sociologia


As duas imagens tratam do tema do consumismo na sociedade contemporânea. Assinale a alternativa que indica corretamente os aspectos do consumismo contemporâneo abordados nas duas imagens.

Provas: FGV - 2013 - CONDER - Sociólogo
Disciplina:

Sociologia

- Assuntos: Sociologia

Um dos elementos do processo de construção do Estado é o monopólio legítimo e a centralização dos meios de coerção e violência, eliminando outras autoridades e identidades, dentro e fora do Estado. Com relação às contribuições teóricas sobre este processo, assinale V para a afirmativa verdadeira e F para a falsa.
(...) Hermann Heller, em A teoria do Estado, identifica como característica do Estado moderno,a concentração dos instrumentos de mando, militares, burocráticos e econômicos, que se fixam em uma forma de poder centralizada,
(...) Charles Tilly, em Coerção, capital e Estados europeus, afirma que o Estado moderno resulta da combinação entre a guerra, para pacificação interna, e a criação de uma burocracia, para maximizar o empreendimento militar.
(...) Michel Foucault, em Vigiar e Punir, analisa a instituição da administração burocrática e militar do Estado moderno, que lhe garante o controle e a instrumentalização exclusiva da soberania, da violência e da legalidade. As afirmações são, respectivamente,

Considerando os principais debates e autores no âmbito da Sociologia do Conhecimento e da Teoria do Conhecimento, assinale a afirmativa correta.

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282