Sobre os autores que se debruçaram sobre o tema das relações raciais e da formação da identidade brasileira, analise as afirmativas a seguir. I. Na década de 1930, na Bahia, o sociólogo americano Donald Pierson estudou as relações raciais no Brasil, concluindo que, assim como nos Estados Unidos, o racismo e as barreiras de classe impediam a ascensão social dos negros e mulatos. II. Na década de 1960, Florestan Fernandes retomou a tese de Gilberto Freyre a respeito da harmonia racial brasileira, negou a existência do racismo na história do Brasil e afirmou que as desigualdades eram econômico-estruturais, e não raciais. III. Na década de 2000, o antropólogo Kabengele Munanga afirmou que o racismo ainda permeia a sociedade brasileira, como crença na existência das raças naturalmente hierarquizadas pela relação intrínseca entre o físico e o moral, o físico e o intelecto, o físico e o cultural. Assinale:
A pesquisa qualitativa no campo das Ciências Sociais compreende um conjunto de técnicas interpretativas que
Sobre o difusionismo, é correto afirmar que
Os principais aportes para a discussão sobre a divisão social do trabalho que incorpore o labor doméstico das mulheres e sua relação com a ordem política e econômica predominante têm vindo
As relações e estruturas do mundo do trabalho têm passado por mudanças radicais desde o fim do século passado e, no contexto destas transformações, é correto afirmar que
Ao se pensar nos níveis de consumo nas atuais sociedades capitalistas e nos esforços acadêmicos para o entendimento de tal relação, é correto afirmar que
Em “A Teoria Social Hoje”, no capítulo ‘Estruturalismo, pósestruturalismo e a produção da cultura’, Anthony Giddens aponta que a diferenciação saussuriana entre “langue” e “parole” refl ete a ideia de famoso sociólogo segundo a qual as qualidades dos todos sociais são mais que a soma de suas partes. Trata-se do seguinte sociólogo autor dessa idéia:
Leia o texto a seguir, que têm por objetivo divulgar uma rede social na internet, e analise a figura.
Relacione as características da rede social, descritas no texto ou na imagem, aos respectivos conceitos sociológicos.
I. Avatar (personagem virtual em 3D).
II. Conviver com outras pessoas.
III. Festas Virtuais.
( ) Lugar de sociabilidade
( ) Identidade.
( ) Socialização.
Assinale a opção que apresenta a associação correta entre as características dessa rede social e os conceitos sociológicos pertinentes para sua análise, na ordem de cima para baixo.
Acerca das diversas concepções a respeito da sociologia brasileira,
julgue os próximos itens.
Segundo Roberto Schwarz, o favor adquire sua importância no Brasil e se consolida com o advento do tipo específico de capitalismo, pelo fato de, no Brasil, terem sido seguidas ideias europeias sem que houvesse contextos históricos semelhantes.
Acerca da relação entre a sociologia enquanto disciplina e a
temática da educação, julgue os itens que se seguem.
Quando Theodor Adorno trata do tema educação, notadamente, em sua obra Educação e Emancipação, o autor tem como objetivo ressaltar uma perspectiva educacional que visa, em primeira instância, observar a sua organização de caráter escolar.
Uma das razões que fazem da cidade um lugar
especialmente propício ao estudo das instituições e da vida social
em geral é que, nas condições da vida urbana, as instituições se
desenvolvem diante dos nossos olhos: os processos de seu
desenvolvimento são acessíveis à observação e, definitivamente, à
experimentação.
R. E. Park. A cidade como laboratório social, 1929 apud
Charles-Henry Cuin; François Gresle. História da Sociologia. São
Paulo: Ensaio, 1994 . p.192 (com adaptações).
Considerando as teorias, os métodos e as técnicas da sociologia
urbana, julgue os itens de 77 a 81 .
Na sociologia urbana, os métodos privilegiados são o estudo do meio, as monografias acerca de bairros, a observação participante e a análise de histórias de vidas.
De acordo com o pragmatismo americano, os sociólogos devem
abandonar a tradição especulativa dos grandes sistemas teóricos,
em proveito da elaboração de conhecimentos realmente
positivos, fundamentados na pesquisa empírica indutiva, o que
permite aplicações sociais imediatas. Com relação ao
estrutural-funcionalismo norte-americano, julgue os itens
subsecutivos.
O método estrutural-funcionalista consiste em evidenciar as contribuições observáveis que alguns fenômenos fazem à manutenção e ao funcionamento de sistemas sociais mais amplos, no interior dos quais estão em interação com outros fenômenos.
Os homens, ao longo dos tempos, foram deixando como padronização das suas ações as formas instintivas de vida e passaram a viver em coletividade. As relações sociais surgiram como necessidade da própria sobrevivência humana, especialmente em um período como a era primitiva, em que a vivência em grupo facilitava as relações com a natureza. Dessa forma, com o aumento da produtividade e o surgimento das formas de vida sedentária, os homens passaram a construir as suas relações sociais, vivendo em coletividade e formando grupos sociais, tendo a família como início desse convívio com o outro a partir de regras, normas, valores. As mudanças nas condições histórico-sociais produziram uma diversificação desses grupos sociais. A importância desses grupos sociais para a vivência humana é visível, pois se transformaram em objetos de estudo da sociologia, sendo explicado, resumidamente, como uma reunião de duas ou mais pessoas, interagindo umas com as outras e capazes de uma ação conjunta. Sobre essa questão, podemos afirmar corretamente que:
Sobre a Sociologia Brasileira, é incorreto afirmar que:
Podemos afirmar em relação aos agrupamentos sociais: