Considere os itens abaixo.
I. Informações utilizadas pelo auditor para fundamentar suas conclusões em que se baseia a sua opinião.
II. Risco de que o auditor expresse uma opinião de auditoria inadequada quando as demonstrações contábeis contiverem distorção relevante.
III. Risco de que os procedimentos executados pelo auditor para reduzir o risco de auditoria a um nível aceitavelmente baixo não detectem uma distorção existente que possa ser relevante, individualmente ou em conjunto com outras distorções.
IV. Postura que inclui uma mente questionadora e alerta para condições que possam indicar possível distorção devido a erro ou fraude e uma avaliação crítica das evidências de auditoria.
V. Nível alto, mas não absoluto, de segurança, no contexto da auditoria de demonstrações contábeis.
Nos termos da NBC TA 200, esses itens definem, respectivamente,
De acordo com a NBC TA 200 (R1) – OBJETIVOS GERAIS DO AUDITOR INDEPENDENTE E A CONDUÇÃO DA AUDITORIA EM CONFORMIDADE COM NORMAS DE AUDITORIA, risco de detecção é:
A análise dos riscos da Auditoria Interna deve ser feita na fase de planejamento dos trabalhos e estão relacionados à possibilidade de não se atingir, de forma satisfatória, o objetivo dos trabalhos. Um aspecto que deve ser considerado nessa análise de riscos é a
Com relação aos instrumentos de fiscalização da auditoria bem como ao seu planejamento e à sua execução, julgue os itens seguintes.
O nível aceitável de risco de detecção está diretamente relacionado com os riscos avaliados de distorção relevante no nível da afirmação. Desse modo, quanto menores forem os riscos de distorção relevante que o auditor pensa existir, menor será o risco de detecção que pode ser aceito.
Acerca dos procedimentos e testes de auditoria no setor público,
julgue os seguintes itens.
A correta aplicação dos procedimentos de auditoria por parte
do auditor elimina o risco de detecção.
Acerca dos termos regulados pela Resolução CFC n 986/2003 (NBC TI 01), considere: I. A análise deve ser executada no curso da auditoria. II. Estão relacionados à possibilidade de não se atingir, de forma satisfatória, o objetivo dos trabalhos. III. Deve ser levado em conta a extensão da responsabilidade do auditor interno no uso dos trabalhos de especialistas. IV. Deve ser considerada a verificação e a comunicação de eventuais limitações ao alcance dos procedimentos de auditoria interna. É regra atinente aos riscos de auditoria o que consta em
Com relação a riscos externos e internos, julgue o item subsequente
Os riscos internos e externos podem impactar os objetivos
estratégicos da organização; por isso, mesmo que não possa
intervir ou interferir diretamente, a organização deve estar
preparada para agir de forma reativa às ocorrências associadas
ao ambiente em que opera, minimizando os impactos negativos
que tais eventos possam provocar.
De acordo com as Normas Técnicas de Auditoria (NBC TA)
estabelecidas pelo Conselho Federal de Contabilidade (CFC),
julgue os itens a seguir.
Risco inerente consiste na possibilidade de que uma afirmação a respeito de uma classe de transação seja distorcida; risco de controle é a suscetibilidade de uma afirmação a respeito de uma transação, saldo contábil ou divulgação.
O risco que está intimamente relacionado com a natureza, a época e a extensão dos procedimentos realizados pelo auditor é denominado risco
Segundo a NBC TA 200, o risco de auditoria é função dos riscos
De acordo com as normas profissionais de auditoria, a independência pode ser afetada por alguns tipos de ameaças. A ameaça de familiaridade ocorre quando o auditor
Tanto nos testes de observância como nos testes substantivos,
o auditor está sujeito ao risco de amostragem.
Sobre esse risco, assinale a afirmativa correta.
A administração da empresa Elevação S.A. restringiu a alteração das demonstrações contábeis aos efeitos do evento subsequente que causou a alteração. A legislação vigente, à qual a empresa está subordinada, não proíbe a empresa de proceder desta forma. Nesta situação, o auditor deve alterar o relatório de auditoria para:
Risco de Auditoria é a possibilidade de o Auditor vir a emitir uma opinião tecnicamente inadequada sobre demonstrações contábeis significativamente incorretas (Ferreira — 2008)
A análise de risco de Auditoria cabe:
A respeito de normas relativas ao controle interno administrativo,
julgue os itens seguintes.
A avaliação de riscos é um dos aspectos contemplados pela estrutura de controle interno. A resposta ao risco considera não apenas as hipóteses de sua eliminação ou redução, mas também as de sua aceitação ou compartilhamento.