Apesar de alguns adolescentes estarem submetidos a uma condição de grande vulnerabilidade, não realizam atos infratores, ou seja, conseguem ser resilientes, e, assim, evitar o conflito com a lei, embora tenham uma condição de sofrimento. Sobre isso, analise os itens abaixo:
I. Fatores individuais: genética, idade, fase do desenvolvimento, sexo, experiência de vida e histórico de vida.
II. Fatores contextuais: suporte social, classe social, cultura e ambiente.
III. Fatores relacionados à quantidade e qualidade do evento de vida: desejabilidade, magnitude, duração no tempo e efeitos de longo prazo.
Assinale a alternativa que identifica os fatores CORRETAMENTE relacionados à resiliência.
Julgue os itens seguintes, referentes à psicopatologia.
Considere que um paciente, após ter vivenciado com intenso terror um tiroteio na comunidade onde vive, evite constantemente sair de casa, devido ao medo de que tal evento ocorra novamente. Ele sente um medo tão intenso que tem apresentado recordações aflitivas e sonhos recorrentes relativos ao evento. Nesse caso, é correto afirmar que esse paciente apresenta um transtorno fóbico específico.
Julgue os itens a seguir, relativos a psicopatologia.
No delírio de influência tem-se um sujeito que vivencia estar sendo controlado por uma pessoa ou entidade. Esse tipo de delírio, é mais comum na esquizofrenia, pois aponta para a importante formação (porosa) entre o Eu e o Tu e indica o quanto essa separação pode ser colocada em xeque nessa forma de adoecimento.
Julgue os itens a seguir, relativos a psicopatologia.
Uma diferença entre a ideia obsessiva e o delírio é o grau de convicção do sujeito. No delírio, o sujeito é capaz de duvidar das suas próprias ideias.
Com relação às estruturas em psicopatologia, julgue os itens subsequentes.
Em psicopatologia clínica com um viés psicodinâmico, deve-se qualificar uma prática semiológica simbólica e não apenas indicial, pois a psicopatologia se vê confrontada com fenômenos de ordem diferente da semiologia médica clássica.
Julgue os itens a seguir, relativos a psicopatologia.
A culpa é um sintoma necessário, universal, para diagnosticar a depressão.
Tom, com vinte e três anos de idade, foi diagnosticado, desde os dezenove anos de idade, com esquizofrenia. Ele faz uso de medicação controlada e é acompanhado regularmente por psiquiatra.
Com base nessa situação hipotética, julgue os itens que se seguem, relativos a técnicas, intervenções e abordagens clínicas e a elaboração de documentos.
O psicólogo que fundamenta suas ações na abordagem psicodinâmica entende o caso clínico de Tom como uma forma grave de transtorno, na qual podem estar presentes alterações no campo da percepção, pensamento, linguagem e emoções. Desse modo, há uma relação entre essa distorção grave do funcionamento psíquico e uma função egoica comprometida, o que resulta na perda da realidade.
A psicodinâmica do trabalho é uma abordagem científica,
desenvolvida nos anos 90 do século passado, na França, por
Christophe Dejours. Inicialmente, foi construída com referenciais
teóricos da psicopatologia, evoluindo para uma construção própria,
em função do avanço das pesquisas, tornando-se uma abordagem
autônoma com objeto, princípios, conceitos e método particulares.
Atualmente, a psicodinâmica, no seu conjunto teórico e
metodológico, evoca uma inversão no modo de estudar a interrelação
entre trabalho e saúde. Suas bases conceituais são
elaboradas a partir da análise da dinâmica inerente a determinados
contextos de trabalho, caracterizada pela atuação de forças, visíveis
e invisíveis, objetivas e subjetivas, psíquicas, sociais, políticas e
econômicas que podem ou não deteriorar esse contexto,
transformando-o em lugar de saúde e/ou de patologias e de
adoecimento. A. M.Mendes. Psicodinâmica do Trabalho: Teoria, Método,
Pesquisas, Casa do Psicólogo. p. 29, 2007 (com adaptações).
Os objetos de estudo de que trata a abordagem mencionada no texto
acima referem-se
Julgue os itens a seguir, relativos a psicopatologia.
Queixas somáticas, irritabilidade e retraimento social são sintomas comuns em crianças com diagnóstico de episódio depressivo maior.
Em relação aos critérios de normalidade e anormalidade em psicopatologia, é INCORRETO afirmar que eles podem depender de
Parassonias são transtornos do sono com grande potencial de causar
prejuízo ao indivíduo. Acerca desse grupo de transtornos, julgue os
itens subsequentes.
O sonambulismo na infância é relativamente raro e constitui um sinal de mal prognóstico quanto a psicopatologias na idade adulta.
A Classificação de Transtornos Mentais e de Comportamento da CID-10 indica que ataques recorrentes de ansiedade grave, os quais não estão restritos a qualquer situação ou conjunto de circunstâncias em particular e que são, portanto, imprevisíveis, são aspectos essenciais encontrados no transtorno de
Nos casos em que há algum tipo de psicopatologia envolvida no ato criminoso, a legislação penal determina que o indivíduo seja internado em Hospital específico para tratamento. Transcorrido um tempo do tratamento, essa desinternação só é possível por
O objetivo das intervenções da saúde pública no campo das substâncias psicoativas é prevenir as consequências adversas do consumo dessas substâncias, sendo que há duas posições políticas principais com respeito às drogas ilícitas: uma é a redução de oferta e demanda e a outra é a redução de
No campo da Psicopatologia, é clássico considerar-se que perturbações psíquicas nas crianças são mais frequentes em número e mais variadas em espécie do que nos adultos. A esse respeito, considere os itens abaixo e assinale a alternativa correta. I. As principais perturbações, distúrbios ou desordens do desenvolvimento infantil, que podem desencadear condutas neuróticas, concentram-se em redor do sono, alimentação, eliminação e estabelecimento de vínculos. II. As tensões externas manifestas no sono, na alimentação, no treino dos esfíncteres e na vinculação sofrem a influência de antagonismos existentes entre as inclinações e/ou necessidades naturais da criança e os atuais hábitos culturais ou sociais. III. Essa incidência é incrementada pela circunstância de dependência da criança em relação a seu(s) cuidador(es), mas independe dos esforços e tensões do seu próprio desenvolvimento. IV. Pavores arcaicos – aqueles que não podem ser atribuídos a experiências assustadoras anteriores –, como o medo do escuro, da solidão e de estranhos, por exemplo, derivam do ego infantil imaturo e expressam sua fragilidade diante de impressões desconhecidas, as quais não podem ser dominadas e assimiladas. Está(ão) correto(s) o(s) item(ns):