“Um universitário que desista de tirar notas boas na escola depois de obter alguns resultados ruins nas provas está apresentando o desamparo aprendido” (MORRIS, 2004). Segundo as teorias da aprendizagem, o conceito de “desamparo aprendido” faz parte da teoria:
Após uma sessão de feedback com seu líder, Ana Elisa parou para refletir sobre suas questões profissionais. Ela passou a observar os colegas que tinham as habilidades que lhe faltavam, colocando-se no lugar deles e com isso melhorando seu desempenho com o aprendizado obtido. Este recurso usado pela colaboradora e a estrutura neurológica relacionada, respectivamente, são
(COLL, 1994) Um dos papeis do psicólogo escolar é auxiliar os professores na implementação de metodologias de ensino que favoreçam a aprendizagem e o desenvolvimento integral dos alunos. Sobre a organização social das atividades de aprendizagem e seus impactos, pode-se afirmar que:
Segundo Skinner, o comportamento operante:
O Jean Piaget (1896-1980) é conhecido como o teórico criador do conceito dos:
O processo perceptivo é influenciado pela subjetividade do sujeito que percebe.
Sobre distorções que podem acontecer no processo perceptivo, assinale a afirmativa correta.
De acordo com os conceitos de Fadiman e Frager (2004) sobre a teoria de B. F. Skinner, Análise funcional é:
Os numerosos diagnósticos na infância têm levado à medicalização recorrente de crianças em idade escolar, em uma proporção que poderia ser classificada como epidêmica. Segundo o Conselho Federal de Psicologia (CFP) "Medicalização é a transformação artificial de questões não médicas em problemas médicos [...] Questões coletivas são tomadas como individuais; problemas sociais e políticos são tornados biológicos" (CFP,2013,p 17). (Adaptado da Fonte: Conselho Federal de Psicologia (CEP) (2013). Subsídios para a Campanha Não à Medicalização da Vida: Medicalização na Educação. Brasília. Disponível em https://site.cfp.org.br/wp-content/uploads/2012/07/Caderno_AF.pdf. Acesso em: 28 mai. 2018). Dentre os transtornos de neurodesenvolvimento mais frequentes na contemporaneidade, descritos no Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais (DSM-V), está o Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade (TDAH). Sobre o TDAH analise as assertivas seguintes, se verdadeiras V ou falsas F: I. Os sintomas de desatenção e hiperatividade/impulsividade devem ocorrer em conjunto, podendo ser leves ou não, podendo causar ou não prejuízos à vida social, familiar e escolar da criança. II. O TDAH é mais frequente no sexo feminino do que no masculino na população em geral, com uma proporção de cerca de 2:1 nas crianças e de 1,6:1 nos adultos. III. Manifesta-se antes dos 12 anos de idade, embora o diagnóstico possa se dar fora dessa idade, e se estende por toda a vida do indivíduo. IV. As manifestações do transtorno devem estar presentes em mais de um ambiente (por exemplo, em casa e na escola), embora seja comum os sintomas variarem conforme o contexto em um determinado ambiente. V. A escola pode ser central para o diagnóstico precoce. No entanto, equívocos de diagnósticos têm ocorrido, pela tendência em considerar o comportamento indisciplinado ou desatento como sendo o TDAH. A sequência correta, de cima para baixo, é:
Mateus, 4 anos, ganhou um quebra-cabeças de seu pai, Gustavo e, juntos, montaram todo o jogo. O menino montou praticamente todas as peças, mas o pai o auxiliou em alguns momentos, encaixando corretamente uma peça ou encontrando a que a criança necessitava. Caso Mateus estivesse montando o quebra-cabeças sozinho, dificilmente conseguiria fazê-lo.
Assinale a opção que, segundo Vygotsky, define a diferença entre o que a criança consegue fazer sozinha e o que é capaz de fazer com ajuda.
Embora Freud não tenha escrito nenhum texto sobre o tema da aprendizagem, autores como Maria Cristina Kupfer (1992) abordam tal tema a partir de uma perspectiva freudiana. Segundo tal autora, nessa perspectiva, a aprendizagem deve ser entendida a partir do conceito de:
Um psicólogo responsável pela elaboração dos treinamentos de uma empresa resolve aplicar nos participantes, antes do treinamento, a ferramenta “Estilos de Aprendizagem”, de David Kolb, a fim de definir a abordagem a ser adotada. Constata que a maioria dos participantes tem como primeiro estilo o Acomodador e o segundo Convergente. Desse modo, deverá desenvolver o conteúdo com a abordagem
Na teoria de Lev Vygotsky, a diferença entre o desempenho de uma criança sozinha e o desempenho do mesmo infante sob orientação de um adulto é explicada pelo conceito de:
Acerca das características individuais que facilitam a aprendizagem e sua transferência, assinale a alternativa correta.
Sobre as Teorias do Desenvolvimento apresentadas nas proposições a seguir.
I. Psicogenética (Piaget).
II. Psicossocial (Erikson).
III. Histórico-cultural (Vygostky).
É CORRETO apenas o que se afirma em:
Julgue os itens que se seguem, relativos ao papel do psicólogo na equipe de cuidados básicos à saúde.
O psicólogo educacional planeja programas de educação em prevenção e promoção de saúde da criança -, relativos à educação sexual - e da mulher - nos cuidados com a gravidez e com os filhos - e delega aos agentes a atuação junto à comunidade, organizando atividades de lazer, eventos contra estresse e atividades relativas à qualidade de vida na terceira idade.