Assinale a alternativa correta que corresponde aos direitos que constituem a chamada cidadania moderna.
De acordo com Código de Ética Profissional do(a) Assistente Social de 1993, é vedado ao Assistente Social nas relações do(a) profissional com a Justiça:
Com o passar dos tempos, o profissional de Serviço Social foi se inserindo nas mais diversas áreas e organizações, conquistando muitos campos de trabalho e observando que o agravamento das diversas expressões da questão social necessita também de diversas formas de enfrentamento. Sobre a atuação profissional do(a) Assistente Social, é correto afirmar que
Julgue as assertivas abaixo, assinalando V para as verdadeiras e F para as falsas:
( ) A questão social - matéria que justifica o fazer profissional — é vista como produto e cria do modo de produção capitalista, portanto, seus efeitos não podem ser enfrentados de forma moralizante e de responsabilidade individual.
( ) O cotidiano é o espaço das respostas imediatas em todas as esferas da nossa sociabilidade, inclusive as relativas ao trabalho.
( ) Uma profissão se legitima a partir das respostas que consegue emitir para usuários(as) dos seus serviços e para seus(suas) contratantes. Essas respostas podem ser maiores ou menores, dependendo da competência do coletivo profissional.
( ) A competência técnico-operativa, conjunto de habilidades técnicas necessárias para o desenvolvimento das ações do profissional, é a principal competência da formação em serviço social, destacando-se, portanto, das demais.
( ) No âmbito da competência ético-política, é importante que o profissional do serviço social, frente à realidade social, mantenha sua neutralidade na intervenção profissional.
A sequência correta é:
A educação pode ser considerada um espaço privilegiado para o enriquecimento do gênero humano. Na perspectiva de fortalecimento do projeto ético-político, o trabalho do/a assistente social na Política de Educação pressupõe uma concepção de educação
Considerando a construção do Projeto Ético-Político do serviço social, assinale a alternativa correta.
De acordo com o Código de Ética da profissão de Serviço Social, em seu Artigo 5º, qual das alternativas constitui um dever do/a assistente social “nas suas relações com os/as usuários/as”:
Ao analisarmos o Código de Ética do Assistente Social (1993), especificamente o seu título II – que dispõe sobre os direitos e responsabilidades gerais do/a assistente social, nos deparamos com as seguintes premissas transcritas a seguir: “abster-se, no exercício da Profissão, de práticas que caracterizem a censura, o cerceamento da liberdade, o policiamento dos comportamentos, denunciando sua ocorrência aos órgãos competentes.” e “utilizar seu número de registro no Conselho Regional no exercício da Profissão”. Com relação às premissas em destaque podemos inferir que
O Código de Ética Profissional do(a) Assistente Social vigente aborda reflexões e orientações sobre o sigilo profissional. O sigilo pode ser compreendido como a relação de respeito e confidencialidade entre o profissional e o usuário durante todas as fases do atendimento prestado, independente da instituição onde o(a) Assistente Social desenvolve seu trabalho. Acerca do sigilo profissional abordado em vários artigos do Código de Ética Profissional do(a) Assistente Social, assinale a alternativa correta.
Um dos direitos do profissional, previsto no Código de Ética Profissional do(a) Assistente Social (1993), está relacionado ao aprimoramento profissional de forma contínua. Esse aprimoramento é fundamental para que o(a) Assistente Social realize sua prática profissional com qualidade, eficiência e eficácia, facilitando, assim, uma intervenção mais assertiva junto à demanda apresentada. Assinale a alternativa que apresenta corretamente o que o aprimoramento contínuo propicia ao profissional.
Na busca de superar a concepção neotomista presente nos códigos anteriores, que tinham uma visão universalista e abstrata, o Serviço Social preocupou-se em explicitar no novo Código de Ética Profissional do Assistente Social, de 1986, seu compromisso político. Nesse Código, o principal compromisso foi assumido com:
A prática profissional do assistente social deve estar pautada nos princípios éticos da profissão que se encontram expressos no Código de Ética do/a Assistente Social (1993), dentre os quais se destaca
As alterações procedidas no Código de Ética do ponto de vista do conteúdo foram mudanças relativas à modificação de nomenclatura de determinados termos e reafirmação de princípios e valores do Projeto Ético-Político que incorporaram avanços nas discussões acerca dos direitos. Assim sendo, a Lei de Regulamentação da Profissão também foi revisitada. Sobre esse assunto, marque V para verdadeiro ou F para falso. ( ) Cabe às Unidades de Ensino credenciar e comunicar aos Conselhos Regionais de sua jurisdição os campos de estágio de seus alunos e designar os Assistentes Sociais responsáveis por sua supervisão; ( ) As organizações que se registrarem nos CRESS receberão um certificado que as habilitará a atuar na área de Serviço Social; ( ) Compete ao Conselho Federal de Serviço Social, na qualidade de órgão normativo de grau superior, funcionar como Tribunal Superior de Ética Profissional; ( ) Constituem competências do Assistente Social treinamento, avaliação e supervisão direta de estagiários de Serviço Social. Marque a alternativa que representa, de cima para baixo, a sequência correta:
Sobre o sigilo profissional, conforme disposto no Código de Ética profissional do Assistente Social, é incorreto afirmar: