Ir para o conteúdo principal

Questões de Concurso – Aprova Concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.

Exibindo questões de 612 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros
Folha de respostas:

  • 1
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 2
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 3
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 4
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 5
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 6
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 7
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 8
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 9
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 10
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 11
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 12
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 13
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 14
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 15
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e

A liderança é um conceito bastante complexo. Apesar de existirem muitas teorias, pesquisas e autores que publicam sobre a liderança, é unânime o entendimento de que a “figura do líder” é fundamental para que as organizações consigam mobilizar pessoas, em todos os níveis organizacionais, para o alcance dos objetivos e metas que foram estabelecidos no planejamento estratégico. Sobre as aplicações práticas do conceito de liderança, conforme teoria de House e Dessler, assinale a afirmativa INCORRETA.

Alguns problemas podem levar a comunicação nas empresas a uma perda de efetividade e comprometer a qualidade e os resultados organizacionais. Assinale a alternativa que não apresenta corretamente um desses problemas.

Particularismo, satisfação de interesses pessoais, excesso de regras, hierarquia, individualismo e mecanicismo são, em relação à burocracia,

Liderança é a função gerencial que:

A definição da estrutura da organização é uma função da administração. São elementos básicos da estrutura organizacional:

Os avanços tecnológicos em hardware e software facilitaram o processo de controle do comportamento do funcionário. Sobre o direito à privacidade no local de trabalho é correto afirmar que os empregadores:

O objetivo central de um projeto é fornecer um produto ou serviço. Trata-se, a rigor, de uma sequência lógica de atividades cuja finalidade última é a de gerar algum produto ou serviço. Neste contexto, assinale a opção que indica o motivo pelo qual os projetos são realizados.

Suponha que em uma determinada equipe de trabalho tenha se instalado um conflito em face da necessidade de cortes no orçamento e consequente necessidade de redimensionamento de projeto e cargos dos seus integrantes. Nesse cenário, surgiu uma divisão entre dois grupos, cada qual preconizando uma solução diferente para o atingimento dos fins colimados. O gerente da equipe, para administrar o conflito instalado, pode lançar mão de uma negociação distributiva, que significa

Considerando as funções desempenhadas pela Cultura Organizacional nas empresas, é INCORRETO afirmar que ela

Dentre os principais elementos presentes no processo decisorial, destaca-se o estado da natureza, que pode ser definido como:

“É determinado pela qualidade das relações entre governo e cidadão, entre burocracia e clientelas. O comportamento (responsável ou não responsável) dos servidores públicos é consequência das atitudes e comportamento das próprias clientelas” (CAMPOS, 1990). A responsabilização permanente dos gestores públicos em razão dos atos praticados em decorrência do uso do poder que lhes é outorgado pela sociedade é denominado de

Observe as proposições no que tange à Organização por equipes. I. Equipes permanentes são compostas de pessoas de vários departamentos funcionais que resolvem problemas mútuos.
II. Uma das desvantagens da organização por equipes é o não aproveitamento da estrutura funcional, perdendo em economia de escala e treinamento especializado, sendo uma desvantagem ao relacionamento grupal mais intenso.
III. A abordagem de equipes torna as organizações mais ágeis e flexíveis ao ambiente global e competitivo.
IV. Uma vantagem da organização por equipes é a redução de barreiras entre departamentos, aumentando o compromisso pela maior proximidade entre as pessoas.
V. A estruturação por equipe pode provocar uma descentralização exagerada e não planejada. Estão CORRETAS apenas as proposições que constam nos itens

A empresa de petróleo XYZ possui terras que podem ter petróleo. Um estudo técnico indicou que as chances de haver petróleo nas terras é de 1 em 4. Uma empresa concorrente quer comprar as terras e fez uma oferta de compra de R$800.000,00. A XYZ sabe que o custo de perfurar um poço de petróleo nas terras é de R$200.000,00. Se for encontrado petróleo nas terras, o retorno esperado é de R$3.000.000,00 gerando um lucro de R$2.800.000,00. A empresa quer analisar a decisão pelo critério do maior valor esperado.

Por esse critério, a melhor decisão a tomar e o valor esperado dela são, respectivamente:

De acordo com Mintzberg, decisões estratégicas são aquelas que determinam a direção geral de um empreendimento e sua viabilidade final à luz das mudanças previsíveis, imprevisíveis e irreconhecíveis que podem ocorrer nos principais ambientes adjacentes. São determinações e resultados imediatos das decisões estratégicas, EXCETO:

A estratégia corporativa é um processo organizacional, de muitas formas inseparável da estrutura, do comportamento e da cultura da empresa onde ocorre. Entretanto, podemos abstrair desse processo dois aspectos importantes, interrelacionados na vida real, mas separados para fins de análise. O primeiro pode ser chamado de formulação da estratégia, e o segundo de implementação da estratégia. Assinale a alternativa que correlaciona corretamente a(s) subatividade(s) com o respectivo aspecto da estratégia corporativa.

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282