Levando em conta a técnica Análise de Cenários utilizada no Planejamento Estratégico empresarial, analise as assertivas. I - A técnica antecede a década de 1950, usada durante a segunda Guerra Mundial por militares para mitigar os riscos das investidas e execução das ordens de ataque. II - No final da década de 1970, o planejamento de cenários passou a se fundamentar não apenas em probabilidades, mas em um pensamento causal qualitativo. III - Durante os anos 1980, as organizações foram desenvolvendo suas metodologias de planejamento de cenários usando técnicas de computador. IV - Os cenários são utilizados para avaliação da sensibilidade/risco, avaliação e desenvolvimento de estratégia; ajudam a organização a concentrar-se em diferentes ambientes futuros plausíveis. Estão corretas as afirmativas
Uma estratégia bem implantada é constituída de objetivos simples, consistentes e de longo prazo que devem, exceto:
O Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão tem,
entre suas áreas de competência, diversos assuntos
ligados ao planejamento governamental, tais como:
I. Participação na __________ do planejamento estratégico
nacional.
II. Coordenação e ___________ dos sistemas de
planejamento e orçamento federal, de pessoal civil, de
administração de recursos da informação e informática e
de serviços gerais, bem como das ações de organização
e modernização administrativa do governo federal.
III. Elaboração, acompanhamento e ____________ do plano
plurianual de investimentos e dos orçamentos anuais.
IV. Avaliação dos impactos socioeconômicos das políticas
e dos programas do governo federal e elaboração de
estudos especiais para a __________________ de
políticas.
V. Política e diretrizes para ______________ da
Administração Pública Federal.
Assinale a opção que contém a sequência correta para o
preenchimento das lacunas.
O Desenvolvimento Organizacional é um
desdobramento prático e operacional da Teoria
Comportamental a caminho da abordagem sistêmica.
Sobre essa teoria, é correto afirmar que ela:
As previsões do nível de demanda de mercado
dependem, dentre outros aspectos, do tipo de
mercado que está sob consideração. No que se refere
às diferentes maneiras de decompor um mercado,
analise as proposições abaixo.
1) O mercado-alvo é a parte do mercado disponível
que a empresa decide buscar.
2) O mercado disponível é o conjunto de
consumidores que possuem renda, interesse e
acesso a determinada oferta.
3) O mercado fracionado é o conjunto de
compradores que está classificado como ‘grupos
vulneráveis’ ou ‘desfavorecidos’.
4) O mercado potencial é o conjunto de
consumidores que demonstram um nível de
interesse suficiente por uma oferta de mercado.
Estão corretas:
Mintzberg, Ahlstrand e Lampel (2000) definiram em seu livro “Safari de Estratégias” dez escolas denominando-as com o adjetivo que melhor parece captar a visão que cada uma tem no processo de estratégia. Nesse sentido, a escola que formula a estratégia como um processo emergente foi denominada de
O planejamento se concretiza em planos e projetos, tanto da escola e do currículo quanto do ensino.
Marque a opção que corresponde aos elementos de um plano de curso.
O planejamento é a mais importante das funções gerenciais, porque planejar é ao mesmo tempo
Sobre a evolução do pensamento estratégico, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) Na década de 1970, o planejamento estratégico era formal, complexo e rígido para a formulação de
planos estratégicos; um dos grandes autores Igor Ansoff disseminou o modelo básico SWOT.
( ) Na década de 1980, o autor Michel Porter, em resposta à crise e à pressão dos concorrentes,
fornecedores, entrantes, clientes, produtos substitutos, demonstrou como essas forças competitivas
moldam a estratégia de cada setor.
( ) Na década de 1990, Peter Drucker desenvolveu o mecanismo de gerar estratégias competitivas através
da liderança em custo, diferenciação e ou foco, denominadas estratégias genéricas, além de apresentar o
conceito de cadeias de valor.
( ) No século XXI, Kaplan e Norton desenvolvem sistemas de controle que permitem visualizar um
conjunto de quatro dimensões do desempenho: cliente, inovação, finanças e processos internos,
viabilizando a identificação dos fatores que geram os resultados finais de desempenho, ferramenta
denominada Balanced Scorecard (BSC).
Assinale a sequência correta.
O planejamento, como função administrativa, pode ser aplicado segundo formas e metodologias distintas nas organizações. Nesse sentido, segundo sua abrangência e temporalidade, pode ser classificado segundo três níveis organizacionais, que são:
No que se refere ao planejamento para intervir na realidade social, julgue os itens subsecutivos.
O planejamento se restringe às decisões técnicas relacionadas
à elaboração de um plano, o qual se limita à identificação do
que deve ser realizado para a mudança de determinada
realidade.
Vários são os tipos ou critérios de classificação de materiais,
determinados em função das informações gerenciais
desejadas pelo gestor de materiais. A possibilidade de fazer
ou comprar é um desses critérios e tem por objetivo prover
a informação de quais materiais poderão ser produzidos
internamente pela organização e quais deverão ser
adquiridos no mercado. As categorias de classificação
podem ser assim listadas: . materiais a serem produzidos
internamente; . materiais a serem adquiridos; . materiais a
serem recondicionados (recuperados) internamente; .
materiais a serem produzidos ou adquiridos (depende de
análise caso a caso pela organização). A decisão sobre
produzir ou adquirir um item de material no mercado é
tomada pela cúpula da organização, considerando os custos
e a estrutura envolvida. Nesse contexto, há duas
estratégias possíveis: a verticalização e a horizontalização.
Podem ser apontadas como desvantagens da verticalização:
I. perda de flexibilidade;
II. maior investimento (custos maiores);
III. dependência de terceiros.
Pode-se afirmar que:
O marketing social pode empregar uma série de táticas para alcançar seus objetivos. Seu processo de planejamento segue muitos passos do processo tradicional para produtos e serviços, sendo um deles a segmentação de público-alvo. No texto acima, o Ministério da Saúde utilizou qual tipo de segmentação?
Henry Ford (1863-1947), fundador da Ford Motor Co., utilizando o sistema de concentração vertical e horizontal, idealizou a linha de montagem móvel, o que lhe permitiu a produção em série. Quais são os princípios dessa produção?
Considerando as funções do administrador como um processo sequencial, assinale a alternativa que contém a função que dá início a esse processo.