Uma empresa de serviços de limpeza está realizando um planejamento estratégico e encontra-se na fase de análise do ambiente externo.
Qual dimensão deve ser considerada na análise do ambiente externo?
Sobre a sequência de análises e decisões que envolvem
o planejamento estratégico, leia as sentenças e assinale
a alternativa correta:
I. A missão define o papel da organização na sociedade.
Reflete a percepção de oportunidades e ameaças,
os valores da organização e sua vocação. A vocação
compreende as área§ em que a organização tem
facilidade para atuar. E o reflexo das competências e
recursos da organização.
II. No cumprimento da missão, as organizações enfrentam
ameaças e oportunidades do ambiente. Quanto mais
competitivo, instável e complexo o ambiente, menor a
necessidade de analisá-lo continuamente.
III. Atitudes e preferências, estilos de vida, expectativas e
medos coletivos, tendências e hábitos, são informações
que podem indicar oportunidades e ameaças.
No planejamento estratégico, o BSC é uma técnica que propicia o alinhamento das iniciativas de TI aos objetivos estratégicos do negócio. Das quatro dimensões propostas por Norton e Kaplan, é um indicador da dimensão de processos internos:
Para a operacionalização e funcionamento de máquinas copiadoras, impressoras e fac-símile, é incorreto afirmar:
Gestão estratégica de pessoas é
Numa visão estratégica de recursos humanos, a soma dos conhecimentos, informações e experiência de todos em uma empresa, que podem ser administrados a fim de gerar riqueza e vantagem competitiva, é:
Para efetivar as metas desenvolvidas no período de 2011-2015, uma empresa de gás investirá 715 milhões de reais. Desse total, 336 milhões de reais serão direcionados à área comercial para aquisição de novos botijões, já prevendo o aumento das vendas e o incremento no market-share.
Os gastos inseridos no plano estratégico estão relacionados ao sistema
No planejamento estratégico as orientações para a tomada de decisão refletem os objetivos e orientam o público interno em direção a eles nas situações que requeiram julgamento e alinhamento de conduta. São definidas de maneira ampla e abrangente, sem entrar em detalhes, mas orientam a formulação dos procedimentos, estes sim, detalhados. Existem casos em que essas orientações podem deixar os gerentes até mesmo constrangidos por refletirem uma ética questionável, como, por exemplo, quando resultam em discriminação com base em religião, ou idade. Neste caso, as orientações a que nos referimos são estruturadas como: