Para Piaget nenhum conhecimento chega do exterior sem que sofra alguma alteração pelo indivíduo, sendo que tudo o que se aprende é influenciado por aquilo que já havia sido aprendido. A ________________ ocorre quando a informação é incorporada às estruturas já pré-existentes nessa dinâmica estrutura cognitiva.
“A principal vantagem desta abordagem é que ela possibilitou uma maior integração com a proposta pedagógica ampla e integrada da Educação Física nos primeiros anos de educação formal. Porém, representou o abandono do que era específico da Educação Física, como se o conhecimento do esporte, da dança, da ginástica e dos jogos fosse, em si, inadequado para os alunos." (Parâmetros Curriculares Nacionais: terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental: Educação Física).
A qual abordagem se refere o texto acima?
De acordo com as observações de Jean Piaget acerca dos fundamentos e concepções da educação é adequado afirmar que:
A prática pedagógica, seja em projetos pedagógicos ou disciplinas, que parte da apresentação de problemas que se tornam complexos gradualmente, desafiando e provocando a investigação, incentivando o agir sobre o tema proposto e proporcionando a reestruturação cognitiva por parte do aluno, tem bases na teoria de:
No que tange à psicogênese da leitura e da escrita, assinale a alternativa correta:
Jean Piaget (1896-1980), Vygotsky (1896-1934), Leontiev (1903-1979), Luria (1902-1977) e Wallon (1879-1962) têm sido considerados os representantes mais eminentes de um grupo de teóricos que procuraram explicar o comportamento humano dentro de uma perspectiva, na qual o sujeito e o objeto interagem em um processo que resulta na construção e reconstrução de estruturas cognitivas. Esses teóricos são chamados de
A Teoria Cognitiva de Aprendizagem afirma que:
Julgue o item seguinte, referente à teoria cognitivista de Jean Piaget.
Na perspectiva de Piaget, é papel do educador provocar situações-problema que promovam novas assimilações pelos aprendizes.
Conforme Mantoan (2001), analise os itens abaixo acerca da história da deficiência mental: I. Marcada por estudos antropológicos e sociais. II. Tem a Pedagogia em uma posição secundária, numa área que deveria ser de sua inteira e fundamental competência. III. Revela significativas as implicações retiradas da teoria piagetiana no que diz respeito à escolarização de deficientes mentais. IV. É marcada pela hegemonia das ciências médicas e paramédicas, o que encaminhou a abordagem para uma linha mais terapêutica que educacional. É correto o que se afirma em:
Segundo Jean Piaget, a capacidade da criança adquirir novos conceitos aos esquemas mentais prévios, ou melhor, incorporar uma nova informação a uma velha estrutura mental, recebe o nome de:
Leia o texto a seguir:
Tal exemplo se refere a um dos processos cognitivos conceituados por Piaget em sua teoria do conhecimento, a saber, o processo de:
Leia as afirmativas a seguir: I. Piaget é situado no movimento escolanovista. II. Muitos teóricos fazem um alerta para que o docente busque assumir uma posição crítica diante do material didático. III. O Plano Nacional do Livro Didático inclui a distribuição de coleções de livros didáticos aos alunos da educação básica. IV. O pragmatismo educacional acredita que o conhecimento só ganha sentido quando ele é útil para resolver um problema real. Marque a alternativa CORRETA:
Denomina-se aprendizagem ao processo de aquisição de conhecimentos, habilidades, valores e atitudes, possibilitado através do estudo, do ensino ou da experiência. Os conceitos de Assimilação e Acomodação foram contribuições de qual teórico?
Nas etapas de desenvolvimento cognitivo, segundo Piaget, a personificação é o ato de dar características, sentimentos e atributos humanos aos objetos, sendo uma particularidade comum ao estágio:
O estágio de desenvolvimento, segundo a teoria de Piaget, em que a criança é capaz de compreender conservação de números, comprimento, massa, etc.; entender a lógica de classes e relações e desenvolver a reversibilidade do pensamento, chama-se estágio: