À luz do pensamento de Piaget, Telma Vinha argumenta que “a construção da personalidade moral se dá a partir da interação com os diversos ambientes” e que “a moral se refere ao que eu devo ser, como eu devo agir perante o outro”. Segundo ela, o respeito unilateral, que se refere ao medo que a criança tem de perder o amor, ao medo de ser punida, de ser censurada, leva a uma moral que é chamada de moral heterônoma. Tem-se um exemplo de moral heterônoma quando a criança justifica uma regra com base na autoridade de um adulto.
Nessa perspectiva, a moral heterônoma é uma moral
Para Piaget (1991a) o jogo é essencial como recurso pedagógico e/ou psicopedagógico, pois no brincar a criança articula teoria e prática, formula hipóteses e experiências, tornando a aprendizagem atrativa e interessante. Ao estudar com observação e método a prática de jogos, propôs uma possível classificação na quais três tipos de estruturas caracterizam os jogos: o exercício, o símbolo, e a regra. O jogo de regras é a atividade lúdica do “ser sofisticado e começa a ser praticado por volta dos:
A teoria de Piaget parte da perspectiva de que o sujeito constrói seu conhecimento quando interage com a realidade. Para ele, o desenvolvimento é um processo sequencial marcado por etapas, denominadas de estágios cognitivos. Dentre esses estágios destacam-se:
Leia as afirmativas a seguir:
I. Para Piaget, a assimilação e a acomodação são funções variantes, pois mudam constantemente com o desenvolvimento do ser humano.
II. Paulo Freire propôs uma prática de sala de aula que pudesse desenvolver a criticidade dos alunos.
Marque a alternativa CORRETA:
Leia as afirmativas a seguir:
I. Para Piaget, a assimilação e a acomodação são funções variantes, pois mudam constantemente com o desenvolvimento do sujeito.
II. A avaliação deve se restringir ao julgamento sobre sucessos ou fracassos do aluno.
Marque a alternativa CORRETA:
Leia as afirmativas a seguir:
I. Para Piaget, a assimilação e a acomodação são funções variantes, pois mudam constantemente com o desenvolvimento do sujeito.
II. Toda criança tem o direito de ser respeitada por seus educadores.
Marque a alternativa CORRETA:
Leia as afirmativas a seguir:
I. Para Piaget, a assimilação e a acomodação são funções variantes, pois mudam constantemente com o desenvolvimento do ser humano.
II. Paulo Freire propôs uma prática de sala de aula que pudesse desenvolver a criticidade dos alunos.
Marque a alternativa CORRETA:
Leia as afirmativas a seguir:
I. Para Piaget, a assimilação e a acomodação são funções variantes, pois mudam constantemente com o desenvolvimento do ser humano.
II. O aprendizado de uma língua estrangeira permite ao aluno utilizar outras habilidades comunicativas de modo a poder atuar em situações diversas.
Marque a alternativa CORRETA:
Para Jean Piaget (1896-1980), o desenvolvimento humano e o modo como esse ser adquire conhecimento são afetados por estágios de desenvolvimento. Um desses estágios é descrito pelo autor como período pré-operatório. Neste, a criança consegue estruturar as respectivas ações no plano das representações. Segundo Piaget, como se caracteriza esse processo de estruturação de ações no âmbito representacional?
Taille (in: LA TAILLE; OLIVEIRA; DANTAS, 1992) escreve
sobre o desenvolvimento do juízo moral na criança na
Teoria de Jean Piaget. De acordo com os estudos piagetianos
apresentados pelo autor, é correto afirmar que,
ao discorrer sobre o desenvolvimento do juízo moral nas
crianças, Piaget
Piaget pesquisou sobre como as crianças constroem e desenvolvem as ferramentas intelectuais e as formas de raciocínio no decorrer da ontogênese.
Considerando essa teoria de Piaget, pode-se afirmar que a(o)
Sobre o processo de ensino, relacione cada um dos elementos de aprendizagem, segundo Piaget, com suas respectivas características.
1- Assimilação
2- Acomodação
3- Adaptação
( ) processo que tem por finalidade ajustar os padrões comportamentais preexistentes, modificando-os para lidar com as novas informações ou com o feedback das situações externas.
( ) processo de recepção de todos os tipos de estímulos e informações, organizando-os para em seguida integrá-los às formas ou estruturas existentes no organismo, criando assim novas estruturas.
( ) processo que equilibra a assimilação da experiência às estruturas dedutivas e acomoda essas estruturas aos dados da experiência.
Assinale a opção que mostra a relação correta, de cima para baixo.
Segundo o livro intitulado A criança e o número, Piaget afirma que o “número é uma relação criada mentalmente por cada indivíduo.” (p. 15). Para esse mesmo educador, existem dois tipos de abstração. Assinale a alternativa que indica, de forma correta, quais são as duas abstrações:
A perspectiva construtivista de Jean Piaget fundamenta-se no fato de que o conhecimento resulta da:
De acordo com a teoria de Piaget, quando uma criança está aprendendo um novo jogo, ela faz a tentativa de relacionar este jogo, a movimentos ou regras com um jogo já aprendido previamente, para o referido autor esse processo cognitivo denomina-se: