Ir para o conteúdo principal
Milhares de questões atuais de concursos.

Questões de Concurso – Aprova Concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.

Exibindo questões de 274 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros
Folha de respostas:

  • 1
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 2
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 3
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 4
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 5
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 6
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 7
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 8
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 9
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 10
    • Certo
    • Errado
  • 11
    • Certo
    • Errado
  • 12
    • Certo
    • Errado
  • 13
    • Certo
    • Errado
  • 14
    • Certo
    • Errado
  • 15
    • Certo
    • Errado

Com base nos Parâmetros Curriculares Nacionais, assinale a alternativa incorreta sobre "avaliação":

Com base nos Parâmetros Curriculares Nacionais: terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental, assinale a alternativa que condiz com os temas transversais de Língua Portuguesa:

As manifestações artísticas são exemplos vivos da diversidade cultural dos povos e expressam a riqueza criadora dos artistas de todos os tempos e lugares. Em contato com essas produções, o aluno do ensino fundamental pode exercitar suas capacidades cognitivas, sensitivas, afetivas e imaginativas, organizadas em torno da aprendizagem artística e estética. Ao mesmo tempo, seu corpo se movimenta, suas mãos e olhos adquirem habilidades, o ouvido e a palavra se aprimoram, enquanto desenvolve atividades nas quais relações interpessoais perpassam o convívio social o tempo todo. Muitos trabalhos de arte expressam questões humanas fundamentais: falam de problemas sociais e políticos, de relações humanas, de sonhos, medos, perguntas e inquietações de artistas, documentam fatos históricos, manifestações culturais particulares e assim por diante. Sobre o que é necessário para que exista essa manifestação cultural, assinale a alternativa CORRETA.

“Pesquisas realizadas desde a década de _____ (HARDY; PLATONE; STAMBACK, 1991) enfatizam que todas as crianças podem aprender, mas não sob qualquer condição. Antes mesmo de se expressarem por meio da linguagem verbal, bebês e crianças são capazes de interagir a partir de outras linguagens (corporal, gestual, musical, plástica, faz-de-conta, entre outras) desde que acompanhadas por parceiros mais experientes [...]." (Parâmetros nacionais de qualidade para a educação infantil – Volume 1).

Assinale a alternativa que preenche a lacuna de forma correta:

Considerando os Parâmetros Curriculares Nacionais: Matemática, sobre os números racionais, julgue as alternativas como verdadeiras V ou falsas F:

( ) Se o “tamanho" da escrita numérica, no caso dos naturais, é um bom indicador da ordem de grandeza (8345 > 83), a comparação entre 2,3 e 2,125 já não obedece ao mesmo critério.

( ) Cada número racional pode ser representado por diferentes, mas finitas, escritas fracionárias.

( ) Ao multiplicar um número natural por outro natural (sendo este diferente de 0 ou 1), a expectativa é a de encontrar um número menor que ambos.

( ) Se a sequência dos números naturais permite estabelecer sucessor e antecessor, para os racionais isso não faz sentido, uma vez que entre dois números

racionais quaisquer é sempre possível encontrar outro racional.

Para responder a questão seguinte considere os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN's).

Os objetivos dos PCN’s se definem em termos de capacidades de ordem:

Consta nos Parâmetros Curriculares Nacionais que a educação básica tem a função de garantir condições para que o estudante construa instrumentos que o capacitem para um processo de educação permanente.

Para tanto, é necessário que, no processo de ensino e aprendizagem, sejam exploradas(os):

1.a aprendizagem de metodologias capazes de priorizar a construção de estratégias de verificação e comprovação de hipóteses na construção do conhecimento.

2.o desenvolvimento do espírito crítico capaz de favorecer a criatividade, a compreensão dos limites e alcances lógicos das explicações propostas.

3.a autonomia do sujeito, desenvolvendo o sentimento de segurança em relação às suas próprias capacidades, interagindo de modo orgânico e integrado num trabalho de equipe e, portanto, sendo capaz de atuar em níveis de interlocução mais complexos e diferenciados.

4.as habilidades manuais capazes de formar estudantes capacitados para competir no mercado de trabalho.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

No que diz respeito às competências propostas pelos Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio para a disciplina de biologia, considere os seguintes itens:

I. analisar a distribuição desigual pela população dos efeitos positivos decorrentes da aplicação dos conhecimentos biológicos e tecnológicos na medicina, na agricultura e na indústria de alimentos;

II. reconhecer as formas pelas quais a biologia está presente na cultura atual, quer seja influenciando a visão de mundo quer seja participando de manifestações culturais, literárias, artísticas, dentre outras.

III. confrontar opiniões e pontos de vista sobre as diferentes linguagens e suas manifestações específicas.

Faz parte das competências propostas pelos Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio para a disciplina de biologia o que consta em

Ainda a respeito das competências e habilidades propostas pelos Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio para a disciplina de matemática, julgue o próximo item.

Nos parâmetros curriculares nacionais do ensino médio, os temas que serão estudados e possibilitarão o desenvolvimento das competências e habilidades almejadas são divididos em apenas dois grandes eixos: álgebra e geometria.

Considerando o texto precedente e os múltiplos aspectos a ele relacionados, julgue o item seguinte, a respeito de competências e habilidades propostas pelos Parâmetros Curriculares Nacionais de Ensino Médio (PCNEM) para a disciplina de química.

Em decorrência da aridez e da especificidade dos conteúdos da química, a contextualização e a interdisciplinaridade constituem eixos secundários na organização das dinâmicas interativas no ensino de química.

Considerando o texto precedente e os múltiplos aspectos a ele relacionados, julgue o item seguinte, a respeito de competências e habilidades propostas pelos Parâmetros Curriculares Nacionais de Ensino Médio (PCNEM) para a disciplina de química.

As atividades práticas não devem ser meras repetições dos procedimentos experimentais, mas sim possuir caráter investigativo, para que o aluno possa compreender a relação teórico-conceitual da situação real.

Acerca da arte na educação, julgue o item seguinte, conforme os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN).

Os objetivos gerais dos PCN incluem a utilização das diferentes linguagens (verbal, matemática, gráfica, plástica e corporal) como meio de o aluno produzir, expressar e comunicar ideias.

A respeito de temas transversais, julgue o item que se segue.

Os temas transversais expressam conceitos e valores básicos à democracia e à cidadania, além de atenderem a questões importantes e urgentes para a sociedade contemporânea.

Com relação às competências e às habilidades propostas pelos Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio (PCNEM) para a disciplina de arte, julgue o item subsecutivo.

De acordo com os PCNEM, o professor de arte pode eleger competências e habilidades necessárias a uma aprendizagem específica e mais restrita ao campo da arte, desconsiderando as demandas interdisciplinares.

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282