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Em resultado de parcerias entre o GCI (Getty Conservation Institute) e outras instituições americanas, foi publicada, na década de 90 do século passado, uma série de diretrizes para o diagnóstico de conservação em museus. Desde então, tanto museus quanto outras instituições no Brasil têm se baseado nesse modelo para verificar a situação de suas coleções. A partir dessas informações, julgue o item a seguir, a respeito da avaliação e diagnóstico de bens móveis.

As informações resultantes da avaliação e do diagnóstico dos acervos podem ser utilizadas para a tomada de decisão e devem ser consideradas no desenvolvimento de políticas e procedimentos organizacionais, em especial no que se refere ao uso e à exposição das coleções.

Atenção: Considere os nomes de determinadas instituições e das respectivas localidades de origem, e responda à questão.
1. José Roberto da Silva Motta - Ceilândia (DF)
2. Luiz Carlos de Oliveira Filho - Buritis (MG)
3. Roberto de Oliveira Duarte - Alexânia (GO)
4. Maria do Carmo Mota - Cabeceira Grande (MG)
5. Roberto de Oliveira Filho - Cruzeiro (DF)
6. Maria Aparecida Oliveira - Riacho Fundo (DF)
7. Sérgio da Silva Mota - Unaí (MG)
8. João Eduardo de Oliveira - Cristalina (GO)

Indique como ficariam dispostas as cartas recebidas caso a instituição, utilizando a ordenação alfabética, colocasse em primeiro plano os nomes dos remetentes.

De acordo com a entidade mantenedora, a bibliografia arquivística divide os arquivos em públicos ou privados. Com relação aos arquivos públicos, julgue os próximos itens. I Os arquivos públicos são mantidos pelos órgãos públicos em todas as suas esferas (federal, estadual e municipal) e em todos os Poderes (Executivo, Legislativo e Judiciário). II Os arquivos públicos são mantidos por entidades privadas encarregadas da gestão de serviços públicos. III Arquivos públicos organizam e conservam informações não orgânicas (que não refletem as atividades da instituição). IV Arquivos públicos priorizam a informação para fins culturais. Assinale a alternativa correta.

Quanto aos arquivos e à sua documentação, julgue o item a seguir.

Suponha‐se que, em uma determinada organização, os dados de pesquisa tenham sido organizados da forma apresentada a seguir.

ARQUIVO CORRENTE:

Documentos frequentes

Papéis de trabalho correntes

ARQUIVO INTERMEDIÁRIO:

Papéis de trabalho permanentes

Nesse caso, o método empregado é ideográfico alfabético enciclopédico.

Os métodos de arquivamento podem ser divididos em duas grandes classes: básicos e padronizados. São exemplos de métodos básicos:

Atenção: Considere os nomes de determinadas instituições e das respectivas localidades de origem, e responda à questão.
1. José Roberto da Silva Motta - Ceilândia (DF)
2. Luiz Carlos de Oliveira Filho - Buritis (MG)
3. Roberto de Oliveira Duarte - Alexânia (GO)
4. Maria do Carmo Mota - Cabeceira Grande (MG)
5. Roberto de Oliveira Filho - Cruzeiro (DF)
6. Maria Aparecida Oliveira - Riacho Fundo (DF)
7. Sérgio da Silva Mota - Unaí (MG)
8. João Eduardo de Oliveira - Cristalina (GO)

Indique como ficariam dispostas as cartas recebidas caso a instituição, utilizando a ordenação alfabética, colocasse em primeiro plano as unidades da Federação e, em segundo, os municípios e/ou regiões administrativas.

Acerca das noções de arquivologia, julgue o item que se segue.

A ordenação por assunto dos documentos em uma pasta de arquivo é o padrão a ser utilizado.

O sistema de arquivamento em que é necessária a consulta de um índice para localizar o documento, é chamado de

Método de ordenação que tem por eixo um código numérico dividido em grupos de dígitos, lidos da direita para a esquerda, que indicam a disposição física dos documentos, denomina-se:

O método alfabético faz parte do sistema direto de arquivamento, uma vez que a consulta é efetuada diretamente no arquivo, sem a necessidade de recurso auxiliar. Contudo, o seu perfeito funcionamento está condicionado ao emprego de Regras de Alfabetização. Uma delas está corretamente indicada em:

A respeito do arquivamento e da ordenação de documentos de arquivo, julgue o seguinte item.

No arquivamento de documentos, é fundamental a seleção de apenas um método, para evitar dificuldades de localização no momento da busca.

A respeito do arquivamento e da ordenação de documentos de arquivo, julgue o seguinte item.

No método de arquivamento numérico simples, a ordenação é orientada pelo número do documento.

Quanto aos arquivos e à sua documentação, julgue o item a seguir.

O método geográfico é considerado como um método padronizado de arquivamento.

Após a criação de um novo órgão público estadual, surge a necessidade de criar um arquivo para a guarda de seus documentos. Como forma de organização do arquivo, o gestor decide utilizar o sistema de arquivamento indireto, em função do grande volume de documentos que serão abrigados.

É um exemplo de uso desse tipo de sistema, o método

De acordo com a Lei nº 3.808, de 26 de abril de 2011, que dispõe sobre a gestão de documentos do Arquivo Geral no âmbito do Poder Executivo Municipal de Foz do Iguaçu e dá outras providências, considere as seguintes afirmativas: 1.O Arquivo Geral, setor vinculado ao Gabinete do Prefeito, tem por finalidade exercer orientação normativa visando à gestão documental e à proteção especial dos documentos de arquivo. 2.O método de arquivamento utilizado para ordenação sequencial das caixas-arquivo nas estantes do Arquivo Geral será numérico simples. 3.A transferência dos arquivos correntes para o Arquivo Geral deverá ocorrer no prazo máximo de 365 dias, salvo os atos administrativos que ainda não estiverem finalizados. 4.Arquivos Especializados são aqueles que têm sob sua custódia os documentos resultantes da experiência humana num campo específico do conhecimento, compreendendo arquivos da área de saúde, imprensa e engenharia. Assinale a alternativa correta.

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