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Segundo o Tractatus Logico-Philosóficus de Ludwig Wittgenstein (1889-1951), o mundo é uma totalidade de fatos, não de objetos. A forma de um objeto simples reside nas combinações possíveis deste com outros objetos. Uma ligação possível dos objetos entre eles constitui um estado de coisas. A ocorrência de um estado de coisas é um fato. A representação de um estado de coisas é um modelo ou uma imagem que deve conter a mesma multiplicidade lógica daquilo que representa. As proposições são imagens lógicas que representam estados de coisas. São características das proposições elementares:

o ramo da Filosofia que trata das questões sobre como devemos viver e sobre a natureza de certo e errado, bem ou mal, dever e obrigação, é denominado:

Em relação a Parmênides (séc. V a.C.), marque com V as afirmações verdadeiras e com F as falsas. ( ) O ser, para este filósofo, de certo modo não é, pois nunca foi no passado nem será no futuro.
( ) A continuidade, a geração e o imobilismo estão presentes na via do ser.
( ) O ser é pensável e o não-ser é impensável.
( ) O ser, por não poder não ser, não é gerado nem deixa de ser, não tendo princípio nem fim.
( ) O ser e o não-ser existem ao mesmo tempo.
A sequência correta, de cima para baixo, é:

A lógica tradicional distingue substancialmente a filosofia, cujo objeto é o universal e o imutável, da história, cujo objeto é o particular e o mutável, ao passo que a lógica Hegeliana (do filósofo alemão Hegel) assimila a filosofia com a história, enquanto o ser é vir-a-ser.
Considere essa noção de Hegel e das noções do não ser e do vir-a-ser, o que pensou este filósofo ao ligar a filosofia e a história e analise as afirmações a seguir.
l A lógica Hegeliana coincide com a ontologia, porquanto a realidade é o desenvolvimento dialético do próprio "logos" divino, que no espírito humano adquire plena consciência de si mesmo.
ll Hegel julgou dever deduzir a priori o desenvolvimento lógico da ideia e demonstrar a necessidade racional da história natural e humana.
lll A lógica clássica considera falsa que uma proposição fica demonstrada quando é reduzida, identificada a uma proposição já admitida.
lV Hegel concebe um processo racional original – o processo dialético - no qual a contradição não mais é o que deve ser evitado a qualquer preço. V Para Hegel a lógica vai do idêntico ao idêntico.
A história, ao contrário, é o domínio do mutável. O acontecimento de hoje é diferente do de ontem. Todas as afirmações corretas estão em:

Sobre o dualismo psicofísico, ou seja, a dupla realidade da consciência separada do corpo, marque com V as afirmações verdadeiras e com F as falsas. ( ) Para Platão, Eros amadurece com o tempo ao descobrir que a beleza da alma é mais preciosa que a do corpo.
( ) Como “cogito” a alma é consciente.
( ) A substância extensa é de natureza espiritual.
( ) O ser humano-máquina associado à ideia de corpo.
( ) O espírito como joguete e força determinista da natureza.
A sequência correta, de cima para baixo, é:

Sobre as obras de alguns dos expoentes da filosofia, correlacione as colunas a seguir.
( 1 ) A Estrutura das Revoluções Científicas
( 2 ) Temor e Tremor
( 3 ) A Lógica da Pesquisa Científica
( 4 ) Investigações Filosóficas
( ) Wittgenstein
( ) Popper, Karl
( ) Kuhn, Thomas
( ) Kierkegaard, Soren A sequência correta, de c
ima para baixo, é:

Ao abordar o problema da existência de ideias inatas, no Ensaio acerca do entendimento humano (1690), o filósofo empirista John Locke (1632-1704) analisa a origem dos princípios práticos (políticos, éticos, morais). Quanto a este problema, ele argumenta que:

O livro VI da Ética a Nicômaco, de Aristóteles (384-322 a. C.) é dedicado às virtudes intelectuais, dentre as quais se destaca a sabedoria prática. Sobre a comparação desta com a arte é correto dizer que:

Pode-se dizer (v. g., com Franco Chiereghin. In: Introdução à leitura de Fenomenologia do Espírito de Hegel. Lisboa: Edições 70, 1998) que a moralidade é colocada por Hegel “no cume” do momento do “espírito”, parte final da Fenomenologia, proposta como ciência do desenvolvimento da consciência. Acerca do pensamento de Kant, que na história da filosofia teria realizado este momento (a moralidade), Hegel concebe que:

Pode-se definir ética como o conjunto de valores ou princípios morais, que ditam o que é certo ou errado para uma pessoa, um grupo ou uma organização. Em suma, a ética trata da preocupação com o bom comportamento. Selecione a afirmação correta com relação à ética.

No Discurso do método, René Descartes (1596-1650) diz: “… eu bem via que, ao supor um triângulo, era preciso que seus três ângulos fossem iguais a dois retos, mas nem por isso via algo que me assegurasse de que houvesse no mundo algum triângulo. (…) voltando a examinar a ideia que eu tinha de um Ser perfeito, achava que nele a existência estava compreendida (…)”. A comparação feita por Descartes entre o triângulo e o Ser perfeito tem por objetivo concluir que:

O filósofo francês Jacques Derrida é um defensor da ideia de que o direito ao exercício da cidadania supõe o direito à filosofia, portanto, que esta deve atingir as massas. Em conferência proferida em 1991 acerca do assunto, ele centra em três pontos a questão do direito à filosofia. São eles:

No capítulo 10 (Verdade, racionalidade e a expansão do conhecimento científico) de Conjecturas e refutações (1ª ed. orig.: Conjectures and Refutations, 1963), o filósofo Karl Popper (1902-1994) defende sua teoria sobre o progresso do conhecimento científico, o falibilismo, cujo ponto de partida é o critério da adequação relativa potencial (relative potential satisfactoriness). Este determina que:

Sobre a ética aplicada é correto afirmar, exceto:

Em relação a ética e a bioética, marque com V as afirmações verdadeiras e com F as falsas. ( ) Do ponto de vista da “bioética”, a luta contra o “especismo” desafia a vontade boa ou a moralidade humana devidamente fundamentada na razão humana.
( ) A ação mais singularmente moral, na bioética, por princípio, visa o benefício exclusivo de seres que não são da nossa espécie.
( ) Uma ampla percepção ética que vale para todos os setores da nossa vida percebe que a naturalização dos costumes é fundamental para a prática da moralidade.
( ) A Bioética afirma que devemos preservar a tradição, mesmo quando o costume é mau.
( ) O problema é que julgamos intuitivamente que tudo que fazemos ou o que fazem ao nosso redor desde há muito tempo tem sua razão de ser e nada há que desabone tais costumes.
A sequência correta, de cima para baixo, é:

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