Suponha que o setor de TI de uma empresa verifique a
necessidade de restaurar a operação normal de um serviço o
mais rápido possível, de modo a cumprir os acordos de nível de
serviço contratados com fornecedores. O processo do ITIL v3
responsável por isso é denominado gerenciamento de:
A monitoração das ocorrências na infraestrutura de TI, analisando-as e determinando ações corretivas para garantir o andamento normal, na fase de Operação de Serviços do ITIL, é o principal objetivo do processo de gerenciamento de
A publicação Service Operation da OGC, referente ao ITIL v3, detalha os processos da operação de serviços. Um deles é o processo de
Considere os fundamentos da biblioteca ITIL v3 e associe cada processo ao respectivo estágio do ciclo de vida de serviço a que pertencem:
Está CORRETA a seguinte seqüência de respostas:
De acordo com o ITIL, o nome que é usado para identificar unicamente um usuário, pessoa ou papel, usado para concessão de direitos para esse usuário, pessoa ou papel, é chamado de
Segundo o ITIL, o custo de se prover um serviço de TI que pode ser alocado completamente a um consumidor específico, centro de custo, projeto, entre outros, como, por exemplo, custo de se prover servidores ou licenças de software que não sejam compartilhadas, é definido como custo
Para a transição de serviços, segundo o ITIL, o Gerenciamento de Ativos (Asset Management) é
O gerenciamento de portfólio, o gerenciamento de demanda e o gerenciamento financeiro de TI são processos descritos na publicação do ITIL versão 3 denominada
Sobre o Information Technology Infrastructure Library (ITIL v3) é correto afirmar que
São processos da publicação Estratégia de Serviços da ITIL V3:
Os 5 ciclos de vida do ITIL V3 são:
A finalidade do processo de gerenciamento da demanda da estratégia de serviços constante do ITIL versão 3 é
Acerca de gerenciamento de serviços e sua relação com gestão estratégica, gerenciamento de projetos, governança de TI e qualidade de software, julgue os itens seguintes.
A melhoria contínua de serviços (continual service improvement) do ITIL V3 possui objetivos similares aos do processo COBIT DS4 garantia de continuidade de serviços (ensure continuous service).
Segundo o ITIL, Controle refere-se ao processo de gestão da utilização ou comportamento de um dispositivo, sistema ou serviço.
Controle exige três condições:
1. A ação deve assegurar que o comportamento esteja de acordo com um padrão ou norma definida.
2. As condições levando à ação devem ser definidas, entendidas e confirmadas.
3. A ação deve ser
É INCORRETO afirmar que no ITIL 3