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Diferentemente do texto escrito, que em geral compele os leitores a lerem numa onda linear – da esquerda para a direita e de cima para baixo, na página impressa – hipertextos encorajam os leitores a moverem- se de um bloco de texto a outro, rapidamente e não sequencialmente. Considerando que o hipertexto oferece uma multiplicidade de caminhos a seguir, podendo ainda o leitor incorporar seus caminhos e suas decisões como novos caminhos, inserindo informações novas, o leitor- navegador passa a ter um papel mais ativo e uma oportunidade diferente da de um leitor de texto impresso. Dificilmente dois leitores de hipertextos farão os mesmos caminhos e tomarão as mesmas decisões.



MARCUSCHI, L. A. Cognição, linguagem e práticas interacionais. Rio: Lucerna, 2007.



No que diz respeito à relação entre o hipertexto e o conhecimento por ele produzido, o texto apresentado deixa claro que o hipertexto muda a noção tradicional de autoria, porque

Texto para as questões 96 e 97



Imagem 009.jpg

O texto tem o objetivo de solucionar um problema social,

Gerente – Boa tarde. Em que eu posso ajudá-lo?



Cliente – Estou interessado em financiamento para compra de veículo.



Gerente – Nós dispomos de várias modalidades de crédito. O senhor é nosso cliente?



Cliente – Sou Júlio César Fontoura, também sou funcionário do banco.



Gerente – Julinho, é você, cara? Aqui é a Helena! Cê tá em Brasília? Pensei que você inda tivesse na agência de Uberlândia! Passa aqui pra gente conversar com calma.



BORTONI-RICARDO, S. M. Educação em língua materna. São Paulo: Parábola, 2004 (adaptado).



Na representação escrita da conversa telefônica entre a gerente do banco e o cliente, observa-se que a maneira de falar da gerente foi alterada de repente devido


Nas falas do 1.º e do 3.º quadrinhos, observam–se

características que demonstram a intenção do cartunista

em adotar uma

A transparência na administração pública tem

um lado positivo, ao permitir o acompanhamento das

ações e das despesas dos governos por parte dos

cidadãos. Por outro lado, a divulgação indiscriminada de

informações, especialmente associadas a indivíduos,

pode levar a maledicências, chantagens e exposição da

privacidade em aspectos irrelevantes para o interesse

público.

Considerando–se as informações apresentadas,

defende–se a divulgação de dados referentes aos

indivíduos quando

Considerando a propaganda e a função da linguagem que,

predominantemente, encontra–se nesse gênero textual,

observa–se que está presente a função

Vera, Silvia e Emilia saíram para passear pela chácara com Irene.

— A senhora tem um jardim deslumbrante, dona Irene!— comenta Silvia, maravilhada diante dos canteiros de rosas e hortênsias.

— Para começar, deixe o "senhora" de lado e esquema o "dona" também — diz Irene, sorrindo. — Já é um custo aguentar a Vera me chamando de "tia" o tempo todo. Meu nome 6 Irene.

Todas sorriem. Irene prossegue:

— Agradeço os elogios para o jardim, só que você vai ter de faze-los para a Eulalia, que é quem cuida das flores. Eu sou um fracasso na jardinagem.

BAGNO, M. A língua de Eulalia: Novela Sociolinguística. São Paulo:

Contexto, 2003 (adaptado).

Na língua portuguesa, a escolha por "você" ou "senhor (a )" denota o grau de liberdade ou de respeito que deve haver entre os interlocutores. No diálogo() apresentado acima, observa-se o emprego dessas formas. A personagem Silvia emprega a forma "senhora" ao se referir a Irene. Na situação apresentada no texto, o emprego de "senhora" ao se referir interlocutora ocorre porque Silvia


Cada vez mais, as pessoas trabalham e administram serviços de suas casas, como mostra a pesquisa realizada em 1993 pela Fundação Europeia para a Melhoria da Qualidade de Vida e Ambiente de Trabalho. Por conseguinte, a teatralidade da casa' é uma tendência importante da nova sociedade. Porem, não significa o fim da cidade, pois locais de trabalho, escolas, complexos médicos, postos de atendimento ao consumidor, áreas recreativas, ruas comerciais, shopping centers, estadios de esportes e parques ainda existem e continuarão existindo. E as pessoas deslocar-se-ao entre todos esses lugares com mobilidade crescente, exatamente devido flexibilidade recém-conquistada pelos sistemas de trabalho e integração social em redes: como o tempo fica mais flexível, os lugares tornam-se mais singulares a medida que as pessoas circulam entre elas em um padrão cada vez mais móvel.

CASTELLS, M. A Sociedade em rede. V.1. São Paulo: Paz e Terra, 2002.

As tecnologias de informação e comunicação tem a capacidade de modificar, inclusive, a forma das pessoas trabalharem. De acordo com o proposto pelo autor

DIGA NAO AO NAO

Quem disse que alguma coisa é impossível?

Olhe ao redor. O mundo esta cheio de coisas que, segundo os pessimistas, nunca teriam acontecido. "impossível."

"Impraticável."

"Não".

E ainda assim, sim.

Sim, Santos Dumont foi o primeiro homem a decolar a bordo de um avião, impulsionado por um motor aeronautic°. Sim, Visconde de Maud, um dos maiores empreendedores do Brasil, inaugurou a primeira rodovia pavimentada do pals. Sim, uma empresa brasileira também inovou no pals. Abasteceu o primeiro voo comercial brasileiro.

Foi a primeira empresa privada a produzir petróleo na Bacia de Campos.

Desenvolveu um Óleo combustível! mais limpo, o OC Plus.

O que é necessário para transformar o não em sim? Curiosidade. Mente aberta. Vontade de arriscar.

E quando o problema parece insolúvel, quando o desafio

muito duro, dizer: vamos

Soluções de energia para um mundo real.

Jornal da ABI. n° 336, dez. de 2008 (adaptado).

O texto publicitário apresenta a oposição entre "impossível", "impraticável", "não" e "sim","sim", "sim". Essa oposição, usada como um recurso argumentativo, tem a função de

Canção amiga

Eu preparo uma canção,

em que minha mãe se reconheça todas as mães se reconheçam

e que fate como dois olhos.

[---]

Aprendi novas palavras

E tornei outras mais belas.

Eu preparo uma canção

que faça acordar os homens e adormecer as crianças.

ANDRADE, C. D. Novos Poemas Rio de Janeiro: Jose Olympio,

1948.(fragmento)

A linguagem do fragmento acima foi empregada pelo autor com o objetivo principal de

Em uma famosa discussão entre profissionais das ciências biológicas, em 1959, C.P. Snow lançou uma frase definitiva: "Não sei como era a vida antes do clorofórmio". De modo parecido, hoje podemos dizer que não sabemos como era a vida antes do computador. Hoje não é mais possível visualizar um bidogo em atividade com apenas um microscópio diante de si; todos trabalham com o auxílio de computadores. Lembramo-nos, obviamente, como era a vida sem computador pessoal. Mas não sabemos como ela seria se ele não tivesse sido inventado.

PIZA, D. Como era a vida antes do computador? OceanAir em Revista, n° 1, 2007 (adaptado).

Neste texto, a função da linguagem predominante é

PROCURE DIREITO PARA CHEGAR ONDE QUER



A nossa empresa desenvolveu um programa de estudos

com vários cursos voltados para a carreira jurídica. Usufrua

as vantagens do melhor material didático, da estrutura

física e tecnológica e da alta qualidade de nosso corpo

docente.

Após cada aula, são disponibilizadas online questões de

provas de concursos públicos sobre o conteúdo

apresentado. A evolução do aprendizado é monitorada e o

aluno recebe relatórios sobre o seu desempenho.

Correio Braziliense. Caderno Simuladão, 28 abr. 2009, p. 5.

No texto publicitário acima, predomina a função conativa

da linguagem, que é centrada no receptor da mensagem.

No texto em questão, os recursos de linguagem

empregados têm o objetivo de convencer

O acesso a informações remotas pode se dar de

várias formas. Ele pode significar navegar na World Wide

Web para obter informações ou apenas por diversão. As

informações disponíveis incluem artes, negócios, culinária,

governo, saúde, história e muitos outros. Muitos jornais são

publicados on–line e podem ser personalizados. Por

exemplo, às vezes é possível solicitar todas as

informações sobre políticos corruptos, grandes incêndios,

escândalos envolvendo celebridades e epidemias, mas

dispensar qualquer notícia sobre esportes.

Tanembaum, Andrew S.Redes de computadores, 4.ª Ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2003.

Quanto ao desenvolvimento das sociedades e ao

conhecimento produzido por essa tecnologia, verifica–se

que

A maratona é a mais longa, difícil e emocionante

prova olímpica. Desde 1924, seu percurso é de 42,195 km.

Tudo começou no ano de 490 a.C., quando os soldados

gregos e persas travaram uma batalha que se desenrolou

entre a cidade de Maratona e o mar Egeu. A luta estava

difícil para os gregos. Comandados por Dario, os persas

avançavam seu exército em direção a Maratona. Milcíades,

o comandante grego, chamou o soldado Fílcides para pedir

reforços. Ele levou o apelo de cidade em cidade até chegar

a Atenas, 40 km distante. Com os reforços, os gregos

venceram. Milcíades ordenou que Fílcides fosse outra vez

a Atenas para informar que tinham vencido a batalha.

Quando Fílcides chegou ao seu destino, só teve forças

para dizer uma palavra: “Vencemos". E caiu morto.

DUARTE, Marcelo. O guia dos curiosos, São Paulo, Companhia das Letras, 1995, p. 197.

No texto, de natureza informativa,

Sorriso interior



O ser que é ser e que jamais vacila

Nas guerras imortais entra sem susto,

Leva consigo esse brasão augusto

Do grande amor, da nobre fé tranquila.



Os abismos carnais da triste argila

Ele os vence sem ânsias e sem custo...

Fica sereno, num sorriso justo,

Enquanto tudo em derredor oscila.



Ondas interiores de grandeza

Dão–lhe essa glória em frente à Natureza,

Esse esplendor, todo esse largo eflúvio.



O ser que é ser transforma tudo em flores...

E para ironizar as próprias dores

Canta por entre as águas do Dilúvio!



CRUZ e SOUZA, João da. Sorriso interior. Últimos sonetos. Rio de Janeiro:

UFSC/Fundação Casa de Rui Barbosa/FCC, 1984.

O poema representa a estética do Simbolismo, nascido

como uma reação ao Parnasianismo por volta de 1885. O

Simbolismo tem como característica, entre outras, a visão

do poeta inspirado e capaz de mostrar à humanidade, pela

poesia, o que esta não percebe.

O trecho do poema de Cruz e Souza que melhor

exemplifica o fazer poético, de acordo com as

características dos simbolistas, é:

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