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Os resultados da pesquisa realizada a respeito do consumo

de álcool por adolescentes chamam a atenção para

Entrevista

Almir Suruí

Não temos o direito de ficar isolados

Soa contraditório, mas a mesma modernidade que

quase dizimou os suruís nos tempos do primeiro contato

promete salvar a cultura e preservar o território desse

povo. Em 2007, o líder Almir Suruí, de 37 anos, fechou

uma parceria inédita com o Google e levou a tecnologia

às tribos. Os índios passaram a valorizar a história dos

anciãos. E a resguardar, em vídeos e fotos on–line, as

tradições da aldeia. Ainda se valeram de smartphones

e GPS para delimitar suas terras e identificar os

desmatamentos ilegais. Em 2011, Almir Suruí foi eleito

pela revista americana Fast Company um dos 100 líderes

mais criativos do mundo dos negócios.

ÉPOCA – Quando o senhor percebeu que a internet

poderia ser uma aliada do povo suruí?

Almir Suruí – Meu povo acredita no diálogo. Para nós,

é uma ferramenta muito importante. Sem a tecnologia,

não teríamos como dialogar suficientemente para

propor e discutir os direitos e territórios de nosso povo.

Nós, povos indígenas, não temos mais o direito de ficar

isolados. Ao usar a tecnologia, valorizamos a floresta e

criamos um novo modelo de desenvolvimento. Se a gente

usasse a tecnologia de qualquer jeito, seria um risco.

Mas hoje temos a pretensão de usar a ferramenta para

valorizar nosso povo, buscar nossa autonomia e ajudar

na implementação das políticas públicas a favor do meio

ambiente e das pessoas. RIBEIRO, A. Época, 20 fev. 2012 (fragmento).

As tecnologias da comunicação e informação podem

ser consideradas como artefatos culturais. No fragmento

de entrevista, Almir Suruí argumenta com base no

pressuposto de que


Os gêneros textuais nascem emparelhados a

necessidades e atividades da vida sociocultural.

Por isso, caracterizam–se por uma função social

específica, um contexto de uso, um objetivo

comunicativo e por peculiaridades linguísticas e

estruturais que lhes conferem determinado formato.

Esse classificado procura convencer o leitor a

comprar um imóvel e, para isso, utiliza–se

Quando a propaganda é decisiva na troca de marcas

Todo supermercadista sabe que, quando um produto

está na mídia, a procura pelos consumidores aumenta.

Mas, em algumas categorias, a influência da propaganda

é maior, de acordo com pesquisa feita com 400 pessoas

pela consultoria YYY e com exclusividade para o

supermercado XXX.

O levantamento mostrou que, mesmo não sendo a

razão o fator mais apontado para trocar de marca, não

se pode ignorar a força das campanhas publicitárias. Em

algumas categorias, um terço dos respondentes atribuem

a mudança à publicidade. Para Nicanor Guerreiro, a

propaganda estabelece uma relação mais “emocional"

da marca com o público. “Todos sentimos necessidade

de consumir produtos que sejam 'aceitos' pelas outras

pessoas. Por isso, a comunicação faz o papel de endosso

das marcas", afirma. O executivo ressalta, no entanto,

que nada disso adianta se o produto não cumprir as

promessas transmitidas nas ações de comunicação.

Um dos objetivos da propaganda é tornar o produto

aspiracional, despertando o desejo de experimentá–lo.

O que o consumidor deseja é o que a loja vende. E é isso

o que o supermercadista precisa ter sempre em mente.

Veja o gráfico:


De acordo com o texto e com as informações fornecidas

pelo gráfico, para aumentar as vendas de produtos, é

necessário que

Era uma vez

Um rei leão que não era rei.

Um pato que não fazia quá–quá.

Um cão que não latia.

Um peixe que não nadava.

Um pássaro que não voava.

Um tigre que não comia.

Um gato que não miava.

Um homem que não pensava...

E, enfim, era uma natureza sem nada.

Acabada. Depredada.

Pelo homem que não pensava.

Laura Araújo Cunha

CUNHA, L. A. In: KOCH, I. V.; ELIAS, V. M. Ler e escrever: estratégias de produção textual.

São Paulo: Contexto, 2011.

São as relações entre os elementos e as partes do

texto que promovem o desenvolvimento das ideias. No

poema, a estratégia linguística que contribui para esse

desenvolvimento, estabelecendo a continuidade do texto, é a

Notícias do além

Aquele que morrer primeiro e for para o céu deverá

voltar à Terra para contar ao outro como é a vida lá

no paraíso. Assim ficou combinado entre Francisco e

Sebastião, amigos inseparáveis e apaixonados pelo

futebol. Francisco teve morte súbita e, passado algum

tempo, no meio da noite, sua alma apareceu ao colega:

— Nossa Senhora, Chico! Você veio mesmo!

— Estou aqui, Tião, para cumprir a minha promessa, trazendo–lhe duas notícias.

— Então me fala.

— O céu é uma maravilha, um colosso, uma beleza.

Tem futebol todo dia.

— E a outra?

— A outra é que você está escalado para jogar no meu time amanhã cedo.

DIAS, M. V. R. Humor na Marolândia. In: ILARI, R. Introdução à semântica: brincando com

a gramática. São Paulo: Contexto, 2001.

Esse texto pode ser analisado sob dois pontos de vista que

incluem situações diferentes de interlocução: a primeira,

considerando seu produtor e seus potenciais leitores; e

a segunda, considerando os interlocutores Francisco e

Sebastião. Para cada uma dessas situações o produtor

do texto tem um objetivo específico que se determina, não

só pela situação, mas também pelo gênero textual.

Os verbos que sintetizam os objetivos do produtor nas

duas situações propostas são, respectivamente,

O bonde abre a viagem,

No banco ninguém,

Estou só, stou sem.

Depois sobe um homem,

No banco sentou,

Companheiro vou.

O bonde está cheio,

De novo porém

Não sou mais ninguém.

ANDRADE, M. Poesias completas. Belo Horizonte: Itatiaia, 2005.

Em um texto literário, é comum que os recursos poéticos e

linguísticos participem do significado do texto, isto é, forma

e conteúdo se relacionam significativamente. Com relação

ao poema de Mário de Andrade, a correlação entre um

recurso formal e um aspecto da significação do texto é

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A inquietação existencial do autor com a autoimagem corporal e a sua corporeidade se desdobra em questões existenciais que têm origem

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No trecho apresentado, o sociólogo Roger Chartier caracteriza o texto eletrônico como um poderoso suporte que coloca ao alcance da humanidade o antigo sonho de universalidade e interatividade, uma vez que cada um passa a ser, nesse espaço de interação social, leitor e autor ao mesmo tempo. A universalidade e a interatividade que o texto eletrônico possibilita estão diretamente relacionadas à função social da internet de

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O romance Triste fim de Policarpo Quaresma, de Lima Barreto, foi publicado em 1911. No fragmento destacado, a reação do personagem aos desdobramentos de suas iniciativas patrióticas evidencia que

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As palavras e as expressões são mediadoras dos sentidos produzidos nos textos. Na fala de Hagar, a expressão “é como se” ajuda a conduzir o conteúdo enunciado para o campo da

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O poema de Sonia Queiroz apresenta uma voz lírica feminina que contrapõe o estilo de vida do homem ao modelo reservado à mulher. Nessa contra posição, ela conclui que

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Com base no texto, que trata do papel do escritor José de Alencar e da futura digitalização de sua obra, depreende-se que

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No texto, o autor desenvolve uma reflexão sobre diferentes possibilidades de uso da língua e sobre os sentidos que esses usos podem produzir, a exemplo das expressões “voltou de ateu”, “disilimina esse” e “eu não sei a ler”. Com essa reflexão, o autor destaca

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Na leitura do fragmento do texto Antigamente constata-se, pelo emprego de palavras obsoletas, que itens lexicais outrora produtivos não mais o são no português brasileiro atual. Esse fenômeno revela que

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