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A aptidão física, em termos gerais, pode ser definida

como a capacidade que um indivíduo possui para realizar

atividades físicas. Ter uma boa amplitude nos movimentos

das diversas partes corporais é um dos componentes da

aptidão física relacionada à saúde, pois permite maior

disposição para atividades da vida diária, como, por

exemplo, maior facilidade para alcançar os próprios pés.

NAHAS, M. V. Atividade física, saúde e qualidade de vida: conceitos e sugestões para um

estilo de vida ativo. Londrina: Midiograf, 2006 (adaptado).

O componente da aptidão física destacado no texto é


As propagandas fazem uso de diferentes recursos para garantir o efeito apelativo, isto é, o convencimento do público

em relação ao que apresentam. O cartaz da campanha promovida pelo Ministério da Saúde utiliza vários recursos,

verbais e não verbais, como estratégia persuasiva, dentre os quais se destaca

TEXTO I

Eles se beijavam no elevador, nos corredores do

prédio. Se amavam tanto, que o vizinho solteirão da

esquerda guardava por eles uma vermelha inveja. Uma

tarde, sem que ninguém soubesse por que, eles se

enforcaram no banheiro. Houve muito tumulto, carros da

polícia parados em frente ao edifício, as equipes de TV.

O sol caía sobre as marquises e a cabeça dos curiosos

na rua. Um senhor dizia para uma mulher passando ali:

— Eles se suicidaram.

Uma comerciária acrescentava:

— Dizem que eles se gostavam muito.

— Que coisa!

Enquanto isso, o solteirão, na janela do seu

apartamento, vendo todos lá embaixo, mordia com sabor

a carne acesa de uma enorme goiaba.

FERNANDES, R. O caçador. João Pessoa: UFPB, 1997 (fragmento).



TEXTO II

Invejoso

O carro do vizinho é muito mais possante

E aquela mulher dele é tão interessante

Por isso ele parece muito mais potente

Sua casa foi pintada recentemente

E quando encontra o seu colega de trabalho

Só pensa em quanto deve ser o seu salário

Queria ter a secretária do patrão

Mas sua conta bancária já chegou ao chão

[...]



Invejoso

Querer o que é dos outros é o seu gozo

E fica remoendo até o osso

Mas sua fruta só lhe dá o caroço

Invejoso

O bem alheio é o seu desgosto

Queria um palácio suntuoso

Mas acabou no fundo desse poço...

ANTUNES, A. Iê Iê Iê. São Paulo: Rosa Celeste, 2009 (fragmento).

O conto e a letra de canção abordam o mesmo tema,

a inveja. Embora empreguem recursos linguísticos

diferentes, ambos lançam mão de um mecanismo em

comum, que consiste em


Os anúncios publicitários, em geral, utilizam as linguagens

verbal e não verbal com a intenção de influenciar

comportamentos. Os recursos linguísticos e imagéticos

presentes na propaganda da ABP convergem para

Querô



DELEGADO – Então desce ele. Vê o que arrancam desse sacana.
SARARÁ – só que tem um porem. Ele é menor.
DELEGADO – Então vai com jeito. Depois a gente entrega pro juiz.
(Luz apaga no delegado e acende no repórter, que se dirige ao público.)
REPORTER – E o Querô foi exprimido, empilhado, esmagado de corpo e alma num cubículo imundo, com outros meninos. Meninos todos espremidos, empilhados, esmagados no corpo e alma, alucinados pelos seus desesperos, cegados por muitas aflições.Muitos meninos, com seus desesperos e seus ódios, empilhados, espremidos, esmagados de corpo e alma no imundo cubículo do reformatório. E foi lá que o Querô cresceu.
MARCOS. P. Melhor teatro, São Paulo: Global, 2003 (fragmento)



No discurso do repórter, a repetição causa um efeito de sentido de intensificação, construindo a ideia de

O hipertexto permite – ou, de certo modo, em alguns casos, ate mesmo exige – a participação de diversos autores na sua construção, a redefinição dos papeis de autor e leitor e a revisão dos modelos tradicionais de leitura e de escrita. Por seu enorme potencial para se estabelecerem conexões, ele facilita o desenvolvimento de trabalhos coletivamente, o estabelecimento da comunicação e a aquisição de informação de maneira cooperativa.



Embora haja quem identifique o hipertexto exclusivamente com os textos eletrônicos, produzidos em determinado tipo de meio ou de tecnologia, ele não deve ser limitado a isso, já que consiste numa forma organizacional que tanto pode ser concebida para o papel como para os ambientes digitais. É claro que o texto virtual permite concretizar certos aspectos que, no papel, são praticamente inviáveis:a conexão imediata, a comparação de trechos de textos na mesma tela, o “mergulho” nos diversos aprofundamentos de um tema, como se o texto tivesse camadas, dimensões ou planos.
Ramal, A, C. Educação na cibercultura; hipertextualidade, leitura, escrita e aprendizagem
Porto alagre: Artmed, 2002



Considerando-se a linguagem especifica de cada sistema de comunicação, como rádio, jornal, TV, internet, segundo o texto, a hipertextualidade configura-se como um(a)

Manta que costura causos e historias no seio de uma família serve de metáfora da memória em obra escrita por autora portuguesa



O que poderia valer mais do que a manta para aquela família? Quadros de pintores famosos? Joias de rainha?Palácios? Uma manta feita de centenas de retalhos de roupas velhas aquecia os pés das crianças e a memória da avó, que a cada quadrado apontado por seus netos resgatava de suas lembranças uma historia. Historias fantasiosas como a do vestido com um bolso que abrigava um gnomo comedor de biscoitos; historias de traquinagem como a do calção transformado em farrapos no dia em que o menino que gostava de andar de bicicleta de olhos fechados, quebrou o braço; historias de saudades, como a avental que carregou uma carta por mais de um mês...Muitas historias formavam aquela manta. Os protagonistas eram pessoas da família, um tio, uma tia, o avô, a Bisavó ela mesma, os antigos donos das roupas. Um dia, avó morreu, e as tias passaram a disputar a manta, todas a queriam, mais do que aos quadros, joias e palácios deixados por ela. Felizmente, as tias conseguiram chegar a um acordo, e a manta passou a ficar cada mês na casa de uma delas, e a manta passou a ficar cada mês na casa de uma delas. E os retalhos, à medida que iam se acabando, eram substituídos por outros retalhos, e novas e antigas historias foram sendo incorporadas à manta mais valiosa do mundo.
LASEVICIUS, A lingua Portuguesa, São Paulo, n. 76 2012(adaptado)



A autora descreve a importância da manta para aquela família, ao verbalizar que “novas e antigas historias foram sendo incorporadas à manta mais valiosa do mundo”



O cartaz aborda a do aquecimento global.A relação entre os recursos verbais e não verbais nessa propaganda revela que

Gripado, penso entre espirros em como a palavra gripe nos chegou após uma serie de contágios entre línguas. Partiu da Itália em 1743 a epidemia de gripe que disseminou pela Europa, alem do vírus propriamente dito, dois vocábulos virais: o italiano influenza e o Frances grippe. O primeiro era um termo derivado do latim medieval influentia, que significa “influencia dos astros sobre os homens”. O segundo era apenas a forma nominal do verbo gripper, isto é “agarrar”. Supõe-se que fizesse referencia ao modo violento como o vírus se apossa do organismo infectado.
RODRIGUES. S. Sobre palavra. Veja, São Paulo, 30 nov 2011.



Para se entender o trecho como uma unidade de sentido, é preciso que o leitor reconheça a ligação entre seus elementos. Nesse texto, a coesão é construída predominantemente pela retomada de um termo por outro e pelo uso da elipse. O fragmento do texto em que há coesão por elipse do sujeito é:



Os objetivos que motivam os seres humanos a estabelecer comunicação determinam, em uma situação de interlocução, o predomínio de uma ou de outra função de linguagem. Nesse texto, predomina a função que se caracteriza por

Lusofonia
rapariga: s.f., fem. De rapaz: mulher nova: moça: menina;(Brasil), meretriz.



Escrevo um poema sobre a rapariga que esta sentada no café, em frente da chávena de café, enquanto alisa os cabelos com a mão. Mas não posso escrever este poema sobre essa rapariga porque, no brasil, a palavra rapariga não quer dizer o que ela diz em Portugal.Então, terei de escrever a mulher nova do café, a jovem do café, a menina do café, para que a reputação da pobre rapariga que alisa os cabelos com a mão, num café de Lisboa, não fique estragada para sempre quando este poema atravessar o atlântico para desembarcar no rio de janeiro. E isto tudo sem pensar em áfrica, porque aí lá terei de escrever sobre a moça do café, para evitar o tom demasiado continental da rapariga, que é uma palavra que já me esta a pôr com dores de cabeça até porque, no fundo, a única coisa que eu queria era escrever um poema sobre a rapariga do café.A solução, então, é mudar de café, e limitar-me a escrever um poema sobre aquele café onde nenhuma rapariga se pode sentar à mesa porque só servem café ao balcão.
JUDICE, N , Matéria do Poema, Lisboa D. Quixote, 2008



O texto traz em relevo as funções metalinguística e poética. Seu caráter metalinguístico justifica-se pela

Em um mundo onde o “boca a boca" tornou–se

virtual, é de extrema importância que a empresa se faça

presente e tenha um bom canal de comunicação com o

consumidor. Enfim, a empresa deve saber interagir com o

seu consumidor, atender às suas necessidades, dúvidas

e estabelecer um contato direto, claro e contínuo com os

consumidores cada vez mais exigentes.

Disponível em: www.agenciars.com.br. Acesso em: 26 fev. 2012.

O texto apresenta um assunto interessante e atual,

uma vez que a internet constitui–se como um meio de

comunicação eficiente. Nesse contexto, “boca a boca" é

uma expressão indicadora de que


A cada verão, o Aedes aegypti, mosquito transmissor da

dengue, traz preocupação para os brasileiros. A charge

retrata essa situação a que o país está submetido.

Considerando os objetivos da charge, sua posição crítica

se dá na medida em que

Brasil é o maior desmatador, mostra estudo da ONU

O Brasil reduziu sua taxa de desmatamento em

vinte anos, mas continua líder entre os países que

mais desmatam, segundo a FAO (órgão da ONU para

a agricultura).

A entidade apresentou ontem estudo sobre a

cobertura florestal no mundo e o resultado é preocupante:

em apenas dez anos, uma área de floresta do tamanho

de dois estados de São Paulo desapareceu do país.

De forma geral, a queda no ritmo da perda de cobertura

florestal foi de 37% em dez anos. Entre 1990 e 1999,

16 milhões de hectares por ano sumiram. Entre 2000 e

2009, esse número caiu para 13 milhões de hectares.

Mas o número é considerado alto. A América do Sul

é apontada como a maior responsável pela perda de

florestas do mundo, com cortes anuais de 4 milhões de

hectares. A África vem em seguida, com 3,4 milhões de

hectares/ano. O Estado de São Paulo, 26 mar. 2010.

Na notícia lida, o conectivo “mas" (terceiro parágrafo)

estabelece uma relação de oposição entre as sentenças:

“Entre 2000 e 2009, esse número caiu para 13 milhões

de hectares" e “o número é considerado alto". Uma das

formas de se reescreverem esses enunciados, sem que

lhes altere o sentido inicial, é:


O cartão–postal é um gênero textual geralmente usado

por turistas quando estão viajando, para enviar, aos

que ficaram, imagens dos lugares visitados. Entretanto,

o cartão–postal apresentado é uma peça publicitária, e

reconhece–se nela a intenção de

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