Quem procura a essência de um conto no espaço que
fica entre a obra e seu autor comete um erro: é muito
melhor procurar não no terreno que fica entre o escritor e sua obra,
mas justamente o terreno que fica entre o texto e seu leitor.
OZ, A. De amor e trevas. São Paulo: Cia. das Letras, 2005 (fragmento).
A progressão temática de um texto pode ser estruturada
por meio de diferentes recursos coesivos, entre os quais
se destaca a pontuação. Nesse texto, o emprego dos dois
pontos caracteriza uma operação textual realizada com a
finalidade de

No texto, há uma discussão sobre o uso de algumas
palavras da língua portuguesa. Esse uso promove o(a)
BONS DIAS!
14 de junho de 1889
Ó doce, ó longa, ó inexprimível melancolia dos
jornais velhos! Conhece-se um homem diante de um
deles. Pessoa que não sentir alguma coisa ao ler folhas
de meio século, bem pode crer que não terá nunca uma
das mais profundas sensações da vida, — igual ou quase
igual à que dá a vista das ruínas de uma civilização. Não
é a saudade piegas, mas a recomposição do extinto, a
revivescência do passado.
ASSIS, M. Bons dias! (Crônicas 1888-1889). Campinas: Editora da Unicamp;
São Paulo: Hucitec, 1990
O jornal impresso é parte integrante do que hoje
se compreende por tecnologias de informação e
comunicação. Nesse texto, o jornal é reconhecido como

O texto descreve a mudança ocorrida na nomeação do
inseto, por questões de tabu linguístico. Esse tabu diz
respeito à
O autor do texto sobre a digitalização do acervo do novo Museu da Imigração apresenta a ênfase no imigrante estrangeiro como um problema de representação equivocada da imigração em São Paulo. Para tanto, fundamenta seu ponto de vista no(a)
A peça publicitária, em pauta, busca promover uma conscientização social. Pela análise dos procedimentos argumentativos utilizados pelo autor, o texto
No texto, a diversidade linguística é apresentada pela ótica de um observador que entra em contato com uma comunidade linguística diferente da sua. Esse observador é um
De acordo com o texto, a evolução das tecnologias de comunicação repercute na vida social, revelando que
O texto apresenta uma crítica ao uso social de um outdoor. Essa crítica está associada ao fato de
A poesia de Murilo Mendes dialoga com o ideário poético dos primeiros modernistas. No poema, essa atitude manifesta-se na
A carta manifesta reconhecimento de uma empresa pelos
serviços prestados pelos consultores da PC Speed.
Nesse contexto, o uso da norma-padrão
O texto traz exemplos de regras que podem evitar mal-entendidos em comunicações eletrônicas, especialmente em
e-mails e chats. Essas regras
Certa vez, eu jogava uma partida de sinuca, e só
havia a bola sete na mesa. De modo que a mastiguei
lentamente saboreando-lhe os bocados com prazer.
Refiro-me à refeição que havia pedido ao garçom.
Dei-lhe duas tacadas na cara. Estou me referindo à bola.
Em seguida, saí montando nela e a égua, de que estou
falando agora, chegou calmamente à fazenda de minha
mãe. Fui encontrá-la morta na mesa, meu irmão comia-lhe
uma perna com prazer e ofereceu-me um pedaço:
“Obrigado", disse eu, “já comi galinha no almoço".
Logo em seguida, chegou minha mulher e deu-me
na cara. Um beijo, digo. Dei-lhe um abraço. Fazia calor.
Daí a pouco minha camisa estava inteiramente molhada.
Refiro-me a que estava na corda secando, quando
começou a chover. Minha sogra apareceu para apanhar
a camisa.
Não tive remédio senão esmagá-la com o pé. Estou
falando da barata que ia trepando na cadeira.
Malaquias, meu primo, vivia com uma velha de
oitenta anos. A velha era sua avó, esclareço. Malaquias
tinha dezoito filhos, mas nunca se casou. Isto é, nunca
se casou com uma mulher que durasse mais de um ano.
Agora, sentado à nossa frente, Malaquias fura o coração
com uma faca. Depois corta as pernas e o sangue do
porco enche a bacia.Nos bons tempos passeávamos juntos. Eu tinha um
carro. Malaquias tinha uma namorada. Um dia rolou a
ribanceira. Me refiro a Malaquias. Entrou pela pretoria
adentro arrebentando porta e parou resfolegante junto do
juiz pálido de susto. Me refiro ao carro. E a Malaquias.
Nesse texto, o autor reorienta o leitor no processo de
leitura, usando como recurso expressões como “refiro-me/me refiro",“estou me referindo", “de que estou falando agora",
“digo", “estou falando da", “esclareço", “isto é". Todas elas
são expressões linguísticas introdutoras de paráfrases,
que servem para
O brinquedo cantado é um importante componente
da cultura corporal brasileira, sendo vivenciado com
frequência por muitas crianças. Identifica-se o seu valor
para a tradição cultural no(a)
A pesquisa, realizada pelo IBGE, evidencia características das famílias brasileiras, também tematizadas pela canção
Mama África. Ambos os textos destacam o(a)