Ir para o conteúdo principal

Questões de Concurso – Aprova Concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.

Exibindo questões de 1140 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros
Folha de respostas:

  • 1
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 2
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 3
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 4
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 5
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 6
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 7
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 8
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 9
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 10
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 11
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 12
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 13
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 14
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 15
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e


O texto é resultante do hibridismo de dois gêneros

textuais. A respeito desse hibridismo, observa-se que a


Entre as funções de um cartaz, está a divulgação de

campanhas. Para cumprir essa função, as palavras e as

imagens desse cartaz estão combinadas de maneira a


Na campanha publicitária, há uma tentativa de

sensibilizar o público-alvo, visando levá-lo à doação de

sangue. Analisando a estratégia argumentativa utilizada,

percebe-se que

Ler não é decifrar, como num jogo de adivinhações,

o sentido de um texto. É, a partir do texto, ser capaz de

atribuir-lhe o significado, conseguir relacioná-lo a todos os

outros textos significativos para cada um, reconhecer

nele o tipo de leitura que o seu autor pretendia e, dono da

própria vontade, entregar-se a essa leitura, ou rebelar-se

contra ela, propondo uma outra não prevista.

LAJOLO, M. Do mundo da leitura para a leitura do mundo. São Paulo: Ática, 1993

Nesse texto, a autora apresenta reflexões sobre o processo

de produção de sentidos, valendo-se da metalinguagem.

Essa função da linguagem torna-se evidente pelo fato de

o texto

Até que ponto replicar conteúdo é crime? “A internet

e a pirataria são inseparáveis", diz o diretor do instituto

de pesquisas americano Social Science Research

Council. “Há uma infraestrutura pequena para controlar

quem é o dono dos arquivos que circulam na rede. Isso

acabou com o controle sobre a propriedade e tem sido

descrito como pirataria, más é inerente à tecnologia",

afirma o diretor. O ato de distribuir cópias de um

trabalho sem a autorização dos seus produtores pode,

sim, ser considerado crime, mas nem sempre essa

distribuição gratuita lesa os donos dos direitos autorais.

Pelo contrário. Veja o caso do livro O alquimista, do

escritor Paulo Coelho. Após publicar, para download

gratuito, uma versão traduzida da obra em seu blog,

Coelho viu as vendas do livro em papel explodirem.

BARRETO, J.; MORAES, M. A internet existe sem pirataria?

Veja, n. 2 308, 13 fev. 2013 (adaptado).

De acordo com o texto, o impacto causado pela internet

propicia a

Soneto VII

Onde estou? Este sítio desconheço:

Quem fez tão diferente aquele prado?

Tudo outra natureza tem tomado;

E em contemplá-lo tímido esmoreço.

Uma fonte aqui houve; eu não me esqueço

De estar a ela um dia reclinado:

Ali em vale um monte está mudado:

Quanto pode dos anos o progresso!

Que faziam perpétua a primavera:

Nem troncos vejo agora decadentes.

Eu me engano: a região esta não era;

Mas que venho a estranhar, se estão presentes

Meus males, com que tudo degenera!

COSTA, C. M. Poemas. Disponível em: www.dominiopublico.gov.br. Acesso em: 7 jul. 2012

No soneto de Cláudio Manuel da Costa, a contemplação

da paisagem permite ao eu lírico uma reflexão em que transparece uma

transparece uma

O senso comum é que só os seres humanos são

capazes de rir. Isso não é verdade?

Não. O riso básico — o da brincadeira, da diversão,

da expressão física do riso, do movimento da face e da

vocalização — nós compartilhamos com diversos animais.

Em ratos, já foram observadas vocalizações ultrassônicas

— que nós não somos capazes de perceber — e que

eles emitem quando estão brincando de "rolar no chão".

Acontecendo de o cientista provocar um dano em um

local específico no cérebro, o rato deixa de fazer essa

vocalização e a brincadeira vira briga séria. Sem o riso, o

outro pensa que está sendo atacado. O que nos diferencia

dos animais é que não temos apenas esse mecanismo

básico. Temos um outro mais evoluído. Os animais têm o

senso de brincadeira, como nós, mas não têm senso de

humor. O córtex, a parte superficial do cérebro deles, não

é tão evoluído como o nosso. Temos mecanismos corticais

que nos permitem, por exemplo, interpretar uma piada.

Disponível em: http://globonews.globo.com. Acesso em: 31 maio 2012 (adaptado).

A coesão textual é responsável por estabelecer relações

entre as partes do texto. Analisando o trecho “Acontecendo

de o cientista provocar um dano em um local específico do cérebro",

verifica-se que ele estabelece com a oração seguinte uma relação de


Nesse texto, a combinação de elementos verbais e não

verbais configura-se como estratégia argumentativa para

Você pode não acreditar

Você pode não acreditar: mas houve um tempo em

que os leiteiros deixavam as garrafinhas de leite do lado

de fora das casas, seja ao pé da porta, seja na janela.

A gente ia de uniforme azul e branco para o grupo,

de manhãzinha, passava pelas casas e não ocorria que

alguém pudesse roubar aquilo.

Você pode não acreditar: mas houve um tempo em

que os padeiros deixavam o pão na soleira da porta ou na

janela que dava para a rua. A gente passava e via aquilo

como uma coisa normal.

Você pode não acreditar: mas houve um tempo em

que você saía à noite para namorar e voltava andando

pelas ruas da cidade, caminhando displicentemente,

sentindo cheiro de jasmim e de alecrim, sem olhar para

trás, sem temer as sombras.

Você pode não acreditar: houve um tempo em que as

pessoas se visitavam airosamente. Chegavam no meio da

tarde ou à noite, contavam casos, tomavam café, falavam

da saúde, tricotavam sobre a vida alheia e voltavam de

bonde às suas casas.

Você pode não acreditar: mas houve um tempo

em que o namorado primeiro ficava andando com a

moça numa rua perto da casa dela, depois passava a

namorar no portão, depois tinha ingresso na sala da

família. Era sinal de que já estava praticamente noivo

e seguro.

Houve um tempo em que havia tempo.

Houve um tempo.

SANT'ANNA, A. R. Estado de Minas, 5 maio 2013 (fragmento).

Nessa crônica, a repetição do trecho “Você pode não

acreditar: mas houve um tempo em que..." configura-se

como uma estratégia argumentativa que visa

A charge aborda uma situação do cotidiano de algumas famílias. Nesse sentido, ela tem o objetivo comunicativo de

o cartum Miopia, de Chen Fang, foi apresentado em 2011 na quarta mostra Ecocartoon, que teve como tema a educação ambiental. Seu titulo e os elementos visuais fazem referência ao exame oftalmológico e a um tipo especifico de dificuldade visual. Com o uso metafórico da miopia e a exploração de características da imagem, o cartum

o:: ... o Brasil... no meu ponto de vista ... entendeu? o pais só cresce através da educação... entendeu? Eu penso assim... então quer dizer. .. você dando uma prioridade pra ... pra educação ... a tendência é melhorar mais... entendeu? e as pessoas... como eu posso explicar assim? as pessoas irem... tomando conhecimento mais das coisas ...né? porque eu acho que a pior coisa que tem é a pessoa alienada... né? a pessoa que não tem noção de na::da .. entendeu?

Trecho da fala de J. L., sexo masculino,26 anos. In: VOTRE, S., OLIVEIRA,M.R. (Coord.).A língua falada e escrita na cidade do Rio de Janeiro.

Disponível em: www.discursogramatica.letras.ufrj.br.Acesso em: 4 dez. 2012

A língua falada caracteriza-se por hesitações, pausas e outras peculiaridades. As ocorrências de "entendeu" e "né", na fala de J. L., indicam que

O texto aborda a linguagem como um campo de disputas e poder. As interrogações da autora são estratégias que conduzem ao convencimento do leitor de que

o poema de Jorge de Lima sintetiza o percurso de vida de Maria Diamba e sua reação ao sistema opressivo da escravidão. A resistência dessa figura feminina é assinalada no texto pela relação que se faz entre

Diversos expedientes argumentativos são empregados nos textos para sustentar as ideias apresentadas. Nesse texto, a citação de um instituto especializado é uma estratégia para

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282