Em termos de gestão da qualidade, o método de gestão baseado em quatro etapas bastante usado para garantir controle e melhoria contínua dos processos e produtos, no intuito de sempre realizar determinado conjunto de tarefas da forma mais eficiente possível, recebe o nome de:
Com relação à administração geral e pública, julgue o item.
A difusão da educação a distância vem sendo impulsionada pela Internet e pelas intranets. Sem a rigidez de um local determinado, de horários, de disponibilidade de tempo e de professores permanentes ou em tempo integral, ganha espaço, atingindo um número crescente de alunos e de áreas de conhecimento.
O sistema Lifo – Life Orientation (Orientação para a vida), criado nos anos 70 pelo psicólogo e consultor norte-americano Allan Katcher, parte da ideia que o ser humano reúne pontos fortes e pontos fracos. O sistema Lifo classifica a conduta das pessoas (e presumivelmente do líder) em quatro categorias, que são:
É uma situação típica de mudança:
Nos sistemas de remuneração tradicionais, os salários são vinculados aos cargos. Esses são avaliados de acordo com um conjunto de fatores com responsabilidades, escolaridade e autoridade. Por sua vez, o sistema de remuneração por habilidades exige uma abordagem mais dinâmica gerando:
I – Maior multifuncionalidade, pois os profissionais trabalham em equipes auto gerenciáveis desempenhando várias funções.
II – Maior interdisciplinaridade retroativa da organização autossustentável e multivariada no tempo.
III – Maior flexibilidade para a estrutura organizacional e salarial devido à existência de cargos amplos.
Das assertivas colocadas acima, as verdadeiras são:
Em relação aos principais teóricos e às suas contribuições para a gestão da qualidade, ao ciclo PDCA e às ferramentas de gestão da qualidade, julgue o item subsequente.
A qualidade total está baseada no empoderamento (empowerment), que significa proporcionar aos gerentes as habilidades e a autoridade para tomar decisões que tradicionalmente eram dos funcionários.
“Qualquer alteração significativa, articulada, planejada e operacionalizada por pessoal interno e/ou externo à organização que tenha o apoio e a supervisão da administração superior e atinja, integradamente, os componentes de cunho comportamental, estrutural, tecnológico e estratégico."
Esta definição diz respeito a:
Conforme Daft (2007) há algumas táticas para se superar a resistência as mudanças internas nas organizações. São elas, EXCETO:
A respeito da gestão da qualidade e do modelo de excelência gerencial, julgue o item subsequente.
A partir dos anos 1950, a gestão da qualidade foi deixando de ser uma simples análise do produto ou do serviço e passando a constituir uma preocupação da empresa como um todo.
Quanto à gestão de processos, à gestão da qualidade e à gestão de projetos, julgue o próximo item.
Na implantação de um programa de qualidade total, há a mudança no enfoque do controle das pessoas, que tende a ser centralizador e mais rígido.
Em relação aos principais teóricos e às suas contribuições para a gestão da qualidade, ao ciclo PDCA e às ferramentas de gestão da qualidade, julgue o item subsequente.
A implantação do programa de qualidade total pressupõe a realização de acréscimos de valor totais de uma só vez em todo o seu processo.
Descentralização é a menor concentração de poder decisório na alta administração da empresa, sendo, portanto, mais distribuído por seus diversos níveis hierárquicos. Assinale a alternativa que apresenta uma vantagem da descentralização em uma empresa:
São princípios básicos norteadores da visão atual de empreendedorismo governamental e das novas lideranças no setor público, EXCETO:
A reforma e a modernização do Estado envolvem um complexo processo de transição das estruturas políticas, econômicas e administrativas. Em relação a esse assunto, é correto afirmar que:
A preocupação com a Qualidade de Vida no Trabalho (QVT) tem crescido nas empresas de todo o mundo. A alternativa que melhor descreve as razões pelas quais isso acontece é: