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A respeito da concepção de guerra para os astecas, às vésperas da chegada de Hernán Cortez (século XV), assinale a alternativa correta.

“Embora tenham sido dizimados pelas doenças trazidas pelos europeus e pela violência, os índios constituíram a grande maioria da população da capitania nos dois primeiros séculos de sua história. Foram eles que realizaram praticamente todo o trabalho nos primeiros tempos: nas roças, nos engenhos, no transporte, nas atividades domésticas... Foram eles ainda os guias dos portugueses nas expedições ao “sertão”, os guerreiros nos combates contra os invasores europeus e contra os índios inimigos. O pequeno contingente de colonos que aqui se fixou só sobreviveu graças ao trabalho dos índios; trabalho livre inicialmente, sob a forma de escambo, executado em troca dos preciosos produtos trazidos pelos europeus: instrumentos de trabalho, como machados, facas, anzóis, e objetos de adorno. Mas logo foi introduzida a escravidão, pois, quando os jesuítas se instalaram, em 1551, já encontraram “grandíssima multidão” de escravos”

(FRANCESCHETTO, C. Imigrantes Espírito Santo. Vitória: Arquivo Público do Estado do Espírito Santo, 2014.

Sobre a importância indígena na colonização do Espírito Santo, é incorreto afirmar que:

Leia as afirmativas a seguir:

I. São instrumentos musicais afro-brasileiros o afoxé, o agogô e a guitarra, apenas.

II. Durante o período de colonização europeia das Américas, as doenças físicas do Velho Mundo foram um dos fatores responsáveis pela dizimação da população americana nativa.

Marque a alternativa CORRETA:

O pedido de um grupo de africanos de Recife ao chefe de polícia local tinha como objetivo, naquele contexto,

Leia as afirmativas a seguir:

I. A mãe e o pai não têm deveres compartilhados na educação da criança.

II. Denomina-se cultura afro-brasileira o conjunto de manifestações culturais do Brasil que sofreram grande influência da cultura chinesa.

Marque a alternativa CORRETA:

Em Ensino de história e cultura africana e afro-brasileira: dilemas e desafios da recepção a 10.639/2003, Lorene Santos (2013, p. 57) assinala que nas últimas décadas o Brasil tem sido marcado pela emergência de movimentos sociais e pela intensificação de debates e discussões que visam o combate às desigualdades e a valorização da diversidade. Nesse sentido, a autora enfatiza que, para a efetivação dessas propostas, seriam necessárias mudanças ou implementações, no contexto escolar, especificamente no currículo, de uma discussão negada pela sociedade brasileira para a efetivação da referida Lei.
Em relação à efetiva implementação da Lei nº 10.639/2003, assinale a alternativa incorreta.

Verena Alberti (In: MONTEIRO e PEREIRA, 2013, p. 19), em Algumas estratégias para ao ensino de história e cultura afro-brasileira, apresenta algumas diretrizes que emergem da literatura sobre o ensino de questões sensíveis ou controversas, que seriam muito úteis, segundo a autora, para se pensar o ensino da história das relações raciais.

Sobre as possíveis diretrizes apresentadas pela autora nessa perspectiva, assinale com V as afirmativas verdadeiras e com F as falsas.

( ) Para a obtenção de uma educação que possa ser útil para o ensino de história das relações raciais, a autora sugere que se dê ênfase na diversidade como contraponto à homogeneização da “vítima” ou do “sujeito passivo”.
( ) A autora afirma que para a implementação do ensino de história das relações raciais é importante que, dentre os recursos utilizados,
sejam adotadas fontes que possam trazer elementos mais concretos para as práticas pedagógicas desse tema.
( ) Para a implementação da Lei nº 10.639/2003 e efetivação do ensino de história e das relações raciais no Brasil, há a necessidade de se convencer educadores e educandos de que negros e indígenas são parte da nação.

( ) A autora esclarece que é importante evitar o estudo dessa temática em nichos do currículo, sugerindo que não fosse criada uma limitação do estudo das relações raciais em apenas alguns momentos do ano escolar, em torno de algumas poucas temáticas.

Assinale a sequência correta.

As fontes valorizadas no texto são relevantes
para a reconstrução da história das sociedades
pré-colombianas porque

O esfacelamento de mitos que mascaram os problemas sociais, os preconceitos, as discriminações, é o mais importante passo para que aflorem as diferenças, o multiculturalismo, a diversidade de ações que permitam “fazer falar a multidão imensa dos figurantes mudos que enchem o panorama da História e (que) são muitas vezes mais interessantes e mais importantes do que os outros, os que apenas escrevem a história”.

BITTENCOURT, Circe Fernandes. Identidade nacional e ensino de História do Brasil. In: KARNAL, Leandro. História na sala de aula: conceitos, práticas e propostas. São Paulo: Contexto, 2007. p. 201.

Circe Bittencourt indicou um problema para a constituição da História do Brasil como objeto escolar, que foi resolvido por meio da

Leia as afirmativas a seguir:

I. Traços fortes da cultura africana podem ser encontrados hoje em variados aspectos da cultura brasileira, exceto na música popular.

II. A cultura da África chegou ao Brasil trazida exclusivamente pelos imigrantes italianos.

Marque a alternativa CORRETA:

Para uma melhor compreensão das origens do fascismo e do nazismo, é necessário ter em mente que a Revolução Russa de 1917 favoreceu a expansão dos partidos de esquerda, que defendiam a implantação do socialismo em vários países do mundo. As forças políticas e sociais conservadoras, em toda a Europa, temiam a expansão da Revolução Russa para dentro de suas fronteiras e, por isso, estavam dispostas a combater os comunistas. Somada ao medo do socialismo, havia a insatisfação com os resultados da Primeira Guerra. A Itália, por exemplo, esperava ganhar territórios alemães na África por ter lutado do lado das potências vencedoras, o que não aconteceu. Já a Alemanha foi humilhada pelo Tratado de Versalhes e, por isso, alimentava um sentimento de revanche. Diante do exposto e de seus conhecimentos sobre assunto leias as afirmativas. I. O totalitarismo foi uma característica do fascismo que visava ao predomínio dos interesses do Estado sobre os individuais, sendo o particular mais importante que o coletivo. II. Para os fascistas, a guerra não seria prova de quem é o mais forte e todos podem governar. III. Os fascistas defendiam a existência de um governo forte e centralizado, ou seja, um governo ditatorial. Está correto apenas o que se afirma em:

Na abordagem das problemáticas e em sua superação, no tocante ao ensino de história da África e cultura afro-brasileira, Marina de Mello e Souza (2012) afirma que problemas ainda existem e que é preciso que as correções sejam feitas e que tragam à cena histórica novas abordagens. Nesse sentido, para a autora, existem elementos centrais no ensino de história da África que precisam ser identificados para que a prática dessa disciplina / ensino se promova em bases mais adequadas. São questões elencadas pela autora, exceto:

O Ensino de História, ao se trabalhar a temática “os povos que vieram da África” com o aluno do Ensino Fundamental, espera-se que o mesmo desenvolva a seguinte habilidade:

Com relação à exploração de indígenas e de escravos africanos no período colonial brasileiro, pode-se afirmar corretamente que

No ensino de História, ao se trabalhar a temática “os habitantes do Brasil” com o aluno do Ensino Fundamental, espera-se que o mesmo desenvolva a seguinte habilidade:

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