Na década de 1930 houve uma vitória no âmbito das teses didáticas e programas pedagógicos, principalmente para o ensino de História, denominada de:
Dentre os diversos fatores que contribuem para se compreender historicamente a desigualdade das condições de trabalho entre homens e mulheres na primeira metade do século XX, no Brasil, considere:
I. O imaginário coletivo e as convenções sociais que consagravam o espaço doméstico como o lugar apropriado para a mulher, como mãe, dona de casa e esposa.
II. O crescimento econômico nacional impulsionado pelas duas grandes guerras mundiais, que produziu grandes fluxos de migração para as cidades, inibindo o trabalho rural, onde as mulheres eram maioria.
III. A legislação que restringia a escolarização das meninas aos Colégios de freiras, visto que as escolas mistas foram criadas apenas em 1946.
IV. A prática histórica de se conceder salários menores às mulheres, e o preconceito em relação ao trabalho feminino em diversos setores do mercado.
Está correto o que consta APENAS de
Com relação à produção historiográfica das décadas de 1930 e 1940, julgue o item subsequente.
Escrita no calor dos acontecimentos políticos da chamada Revolução de 1930, Raízes do Brasil é obra ensaística que aborda os dilemas e desafios políticos do tempo presente em que foi escrita por meio de uma análise do passado.
Corrida de cavaleiros organizados em duas fileiras, identificadas pelas cores azul e encarnado. Realizam várias "manobras", como a das argolinhas, a das canas, a do abraço, etc. Falamos de:
Entre os motivos geopolíticos que sustentaram a transferência da capital e sua criação no Planalto Central, é estabelecida a partir dos seguintes pontos, exceto:
Leia o texto e escolha a alternativa que completa corretamente o texto.
“As secas e o apelo econômico da borracha – produto que no final do século XIX alcançava preços altos nos mercados internacionais – motivaram a movimentação de massas humanas oriundas de todo o Brasil para o___________. Entretanto até início do século XX, essa região pertencia à _______________, embora a maioria da sua população fosse brasileira. Para reagir à presença de brasileiros, o governo de _________ negociou o arrecadamento da região a uma entidade internacional, iniciando violentas disputas dos dois lados da fronteira. O conflito só terminou em 1903, com a assinatura do Tratado de ____________, pelo qual o Brasil comprou o território por 2 millhões de libras esterlinas."
(www.mre.gov.br)
“Qual se fizera, desde o século XVII, na Amazônia e, na centúria seguinte, em Santa Catarina e Rio Grande do Sul, não cessaram, durante a estada de d. João e o Primeiro Reinado, os esforços para enviar para as terras brasileiras [...] colonos saídos das áreas superpovoadas de Portugal, principalmente do arquipélago dos Açores. Em 1809, 3 mil islenhos se instalaram no sul do país e novas levas não tardaram a seguir para a Bahia, o Espírito Santo, São Paulo e Minas Gerais"
SILVA, Alberto da Costa e. População e Sociedade. In: SCHWARCZ, Lilia M. História do Brasil Nação: 1808 - 2010, volume 1, Crise colonial e independência: 1808 - 1830, coordenação de Alberto da Costa e Silva. Rio de Janeiro: Fundación Mapfre e Editora Objetiva, 2011. p.38
O movimento migratório para o Brasil, como descrito no trecho destacado, sobretudo entre o período joanino e o Primeiro Reinado, era justificado pela
Apesar do pioneirismo de Alcântara Machado na utilização de inventários como fonte para a história (Vida e morte do bandeirante foi publicado em 1929), é nas décadas de 1960 e 1970, em razão das novas tendências da historiografia, que os pesquisadores brasileiros passam a utilizar os arquivos judiciais de modo mais sistemático. Tal fenômeno está relacionado com
Segundo Maria Idalina Pires, em seu Dicionário de Datas da História do Brasil, entre 1650 e 1720 ocorreu a Guerra dos Bárbaros, episódio da história colonial brasileira que marcou
Em relação à Guerra do Paraguai, analise as assertivas abaixo: I. A Guerra do Paraguai ou Guerra da Tríplice Aliança, ou propriamente a guerra contra o Paraguai, foi a maior guerra da história da América do Sul, isso se comparado em violência e em extensão, não em resultado. II. A Guerra do Paraguai ocorreu na mesma época da Guerra Civil nos Estados Unidos da América do Norte, que mobilizou milhões de homens em uma população de 33 milhões. III. A existência de disputas entre os colonos em Goiás por um período de 200 anos foi determinante para que o Paraguai, em novembro de 1824, declarasse guerra ao Brasil, invadindo a cidade Rio Verde à noroeste do Estado de Goiás. Quais estão corretas?
A relação de disputa do poder no Brasil acabou resultando na dissolução da assembleia constituinte por Dom Pedro I, com apoio dos militares. Foram presos vários deputados, entre eles, os três Andradas. Em seguida, foi elaborado um projeto que resultou na:
Analise as assertivas abaixo considerando o Ato Institucional nº 1, promulgando em 9 de abril de 1964:
I. O presidente brasileiro, no uso de suas atribuições legais, promulgou o ato institucional nº 1, desfazendo a constituição de 1946, estabelecendo, assim, várias alterações.
II. Mantendo a constituição de 1946 com várias alterações, o comandante da Marinha e da Aeronáutica promulgou o ato institucional nº 1.
III. O ato institucional nº 1 alterou o funcionamento do congresso nacional, configurando normas que enquadrassem o diretor dos cidadãos de forma temporária.
IV. O ato institucional nº1 tinha como objetivo fortalecer o poder do congresso nacional e reduzir o campo do executivo e, para isso, o presidente da República deveria promulgar as aprovações do congresso nacional no prazo máximo de 30 dias.
Quais estão corretas?
Erico Veríssimo tematiza em obra ficcional o seguinte aspecto característico da vida política durante a Primeira República:
Escravidão negra, latifúndio e monocultura. No início da década de 1960 afirmava-se ser este o conjunto de fatores em que se assentara a economia brasileira do século XVI ao XIX, como resultado da sua forma de integração ao mercado mundial na qualidade de área subsidiária da Europa, produtora de artigos tropicais e, posteriormente, de metais preciosos. Esta concepção, excessivamente reducionista, com frequência se associava à concepção dos ciclos da economia colonial ( ... ) CARDOSO, C. F. S. O trabalho na colônia, in: UNHARES, M. Y e outros. História Geral do Brasil. Rio de Janeiro: Campus, 1990.
Cardoso refere-se a uma "concepção excessivamente reducionista" da História do Brasil colonial, porque a historiografia tradicional:
Em 1985, foi fundada no Brasil a União Democrática Ruralista (UDR), que reuniu os proprietários rurais, os chamados ruralistas. Esta instituição foi fundada com o objetivo de: