Há 50 anos o cenário do Rio de Janeiro, descrito por Zuenir Ventura, em "1968 - O ano que não terminou", incluía estudante morto, passeatas e tropas de choque.
Compõe esse contexto histórico a(o):
As práticas culturais narradas remetem, historicamente, ao movimento
Considerando as décadas de 1950 e 1960 no Brasil, os trechos dos programas do PSD e UDN convergiam na defesa da
No referido contexto histórico, a manifestação do cartunista Henfil expressava uma crítica ao(à)
Essa imagem foi impressa em cartilha escolar durante a vigência do Estado Novo com o intuito de
No início da Primeira República, a legislação penal vigente evidenciava o(a)
Atente para o seguinte excerto que se refere às razões que levaram à criação dos campos de concentração no Ceará em 1932:
“(...) o “campo" era o último recurso, cheio de sofrimento e dor, que sua condição de sem-terra tornava inevitável. Mas nestes anos eles aprenderam a se organizar em multidões aparentemente disformes e sem controle, que levavam o medo às autoridades e aos comerciantes de alimentos. O simples ajuntamento de retirantes já era suficiente para aterrorizar as populações das cidades mais próximas às áreas secas".
O evento acima retratado se deu
“Jean-Baptiste Debret, o principal personagem da arte brasileira no século XIX, integrou a chamada Missão Artística Francesa e foi o maior articulador da fundação da Academia de Belas-Artes no Rio de Janeiro. Res-ponsável por formar a primeira geração de artistas brasileiros voltados à produção artística oficial."
(SPACA, 2006. p. 5).
Sobre Jean-Baptiste Debret, podemos afirmar:
I- Foi colega de Grandjean de Montigny e do pintor de paisagens Nicolas- Antoine Taunay.
II- Retratou Dom Pedro II no ápice do seu reinado, esta obra acompanha as ilustrações de sua “Viagem pito-resca e histórica ao Brasil".
III- Foi cenógrafo do Teatro da Corte.
IV- Debret observou os diversos personagens da sociedade brasileira, além dos índios e dos escravos.
Assinale a alternativa correta.
“O recurso à conciliação, à busca de soluções de compromisso que evitem o caminho de rupturas radicais fica mais visível quando o olhar é comparativo. Colocando em contraste o Brasil com países como Estados Unidos e Argentina, por exemplo, os resultados instigam à reflexão. No primeiro caso, chama a atenção a maneira como o embate escravidão X abolição foi resolvido nos dois países: com a guerra civil, nos EUA; de maneira lenta e negociada, no Brasil. Com a Argentina há várias possibilidades de comparação, mas podemos enfatizar o período de 1930 a 1970, em que os dois países viram-se às voltas com situação semelhante: conflitos entre esquerda e direita, fragilidade das instituições e partidos, intervenções militares e períodos ditatoriais. Em que pesem as semelhanças, na Argentina houve pouco espaço para compromisso entre os grupos rivais: expurgos dramáticos no serviço público, matanças maciças de parte a parte e golpes sanguinários." (SÁ MOTTA,2009, p. 30-31)
Embora destaque que a “tradição conciliatória" não seja o único traço constitutivo daquilo que se poderia vir a chamar de “cultura política brasileira", uma vez que existiriam outros aspectos que a constituiriam, a exemplo da dissociação entre “cidadania" e “povo", com base nessa suposta “tradição conciliadora", é possível afirmar que
No Brasil, a República nasceu de um golpe de Estado, comandado pelo Exército, em 15 de novembro de 1889. Pode‐se afirmar que suas primeiras décadas (Primeira República ou “República Velha”, entre 1889 e 1930) corresponderam a uma realidade que, sob vários aspectos, negava a própria essência de um regime republicano (“coisa pública”). Foi característica marcante desse período o(a)
Em relação à escravidão e ao processo de descravização no Rio Grande do Sul, assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas nas assertivas abaixo. ( ) Entre os anos de 1860 e 1870, iniciou um processo de descravização no Rio Grande do Sul. Nesse período histórico, o Estado Rio-Grandense deixou de ser uma das principais regiões escravistas, assumindo um papel social e demográfico. ( ) O processo de descravização teve base solidificada no valor da venda dos cativos, pois, a partir de 1850, houve um rápido crescimento no valor de venda dos cativos. ( ) O valor de venda dos cativos enquadrou-se dentro do processo de descravização como um impedimento ao envio de cativos para os cafeicultores do centro-sul do Brasil. Isso fez a região de cafeicultores do centro-sul do Brasil apresentar a menor população de cativos nesse contexto histórico. ( ) Existem relatos feitos pelo Ministro da Agricultura de 1884 que colocam o Rio Grande do Sul como o maior exportador de cativos entre os anos de 1874 e 1884. Nessa configuração, os dados registrados apontam a existência de 14.302 cativos enviados a outras regiões. A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
Considerando a visão do historiador Mário Maestri sobre a relação dos chefes farroupilhas, no conteúdo da constituição da república, que considerou “homens livres nascidos no território da república”, assinale a alternativa INCORRETA.
Em julho de 1840, com catorze anos, D. Pedro II (1825-1891) assume o comando político do país, graças à mobilização pela maioridade empreendida pelos liberais. No dia 22 de julho, consultado sobre quando desejaria assumir o poder, o imperial menino responde: "Quero já!", inaugurando assim seu reinado. http://www.obrabonifacio.eom.br/azlverbete/101/, consultado em 25/07/2019.
A antecipação da maioridade de D. Pedro (Brasil,1840) teve como um dos objetivos conter as agitações nas províncias e o consequente perigo da fragmentação territorial.
A manobra política da antecipação da maioridade de D. Pedro II, seguiu-se a:
Refletindo sobre a América e a África, Dorigo (2011) menciona os hábitos e as lacunas que os antigos livros de história do Brasil apresentaram. Assinale a alternativa que NÃO representa a visão do historiador sobre o assunto.
A Revolução Federalista foi uma guerra civil que ocorreu no Sul do Brasil, logo após a Proclamação da República. Considera-se como correto afirmar que na Revolução Federalista assim procedeu: