No que se refere à produção acadêmica e a renovações teórico-metodológicas na área da historiografia brasileira, julgue o item a seguir.
Novidades tecnológicas impactam a escrita da história: nos e-books, por exemplo, grande quantidade de fontes históricas pode integrar uma narrativa histórica.
Leia o texto e classifique as afirmações com verdadeiro (v) ou falso (f) sobre Fritz Müller:
“Johann Friedrich Theodor Müller, ou mais conhecido como Fritz Müller, veio ao Brasil acompanhado de sua esposa e filha, em 1852, estabelecendo-se primeiramente na colônia de Blumenau, estado de Santa Catarina; chegando a morar também onze anos em Desterro, atual Florianópolis. Em terras brasileiras, Fritz Müller viveu até sua morte em 1897, passando desta forma quarenta e cinco anos no Brasil."
https://fritzmullernaturalista.wordpress.com/biografia/ (ZILLIG, 1997).
( ) É conhecido principalmente por suas correspondências trocadas com Charles Darwin na eclosão da teoria da seleção natural no século XIX.
( ) Escreveu 264 trabalhos científicos sobre diversos temas relacionados à evolução, fauna, flora e ecologia brasileiras.
( ) Realizou diversas viagens com Charles Darwin o que lhe permitiu escrever uma teoria sobre o mimetismo em borboletas.
( ) Devemos a ele a descoberta de inúmeras espécies vegetais e animais, bem como estudos sobre intera-ção planta-inseto, até então desconhecidas.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência completa de forma correta:
“Para a caracterização do processo político durante a Primeira República, utiliza-se com frequência a expressão Política do Café com Leite. A imagem de um bem sucedido acordo café com leite entre _______________ e ________________ foi um acordo de alternância de ___________ entre os dois estados, e não passou de uma idealização de um processo muito mais caótico […], por causa de diferentes graus de envolvimento ________________________".
(TOPIK, 1989.s/p. Adaptado.)
Assinale a alternativa que completa correta e respectivamente as lacunas do texto:
“Inventou-se [...] uma aristocracia da cana, cujo ápice absoluto era ocupado pelo senhor de escravos e seu centralismo político e social. Nos 'distantes e largos Brasis', o proprietário da região reinava quase só, raramente havendo interferência da Coroa portuguesa nesses que se consideravam negócios internos. [...]"
SCHWARCZ, Lilia M; STARLING, Heloisa M. Brasil: uma biografia. São Paulo: Companhia das Letras, 2015, p 72.
O poder dessa aristocracia da cana, considerando a análise feita pelas autoras da obra Casa Grande & Senzala, de Gilberto Freyre, era assegurado porque os

Considerando o texto apresentado, a utilização da mão de obra de africanos escravizados no Brasil colonial é explicada pela

Pela leitura do texto acima, cujos argumentos, em parte, se sustentam numa pesquisa realizada pelo historiador Carlos Fico, é possível afirmar que
Apesar da existência de manifestações anteriores, inclusive no Império e na Primeira República, é a partir da década de 1950 que a mobilização dos trabalhadores rurais cresce e ganha força e visibilidade, com a luta por direitos trabalhistas e pela posse da terra, impondo-se ao debate político no centro de decisões do país. Entre os movimentos rurais organizados mais conhecidos estão as Ligas Camponesas, que renasceram em meados dos anos 1960 e dinamizaram suas ações sob a liderança de Francisco Julião, e o Movimento dos Trabalhadores Rurais sem Terra (MST), criado em 1984. Sobre tais movimentos é correto afirmar que
A mina aurífera localizada no município de Nova Lima em Minas Gerais foi fechada em 2003, depois de quase 280 anos de atividade. Em termos históricos e dada a importância desta mina para o período aurífero brasileiro, ela ficou conhecida como:
Atualmente, no Brasil as eleições são realizadas de dois em dois anos, com alternância entre eleições nacionais e estaduais e eleições municipais, sempre nos anos pares. Estamos em ano eleitoral (2018), que cargos serão disputados:
De 1854 a 1858, foram construídas as primeiras linhas telegráficas e de navegação e as primeiras estradas de ferro, a iluminação a gás chegou às cidades, e o número de escolas e de estabelecimentos de instrução começou a crescer. A urbanização da capital passava por uma revolução. Nos locais de maior acesso foram sendo edificados palácios, jardins públicos e amplas avenidas. Ao longo do século XIX, a corte obteve, ainda, outras melhorias: arborização, calçamento com paralelepípedo, iluminação a gás, bondes puxados a burro, rede de esgoto e abastecimento domiciliar de água.
(Lilia M. Schwarcz; Heloisa M. Starling. Brasil: uma biografia. São Paulo: Companhia das Letras, 2015. Adaptado)
A partir do trecho, é correto afirmar que uma das principais características do Brasil no século XIX era
A diversidade étnica da África é um dos aspectos mais extraordinários do continente. O reflexo desse cenário é uma riqueza cultural que se reafirma e se integra de maneira intensa, apesar do lado perverso dos conflitos diretamente conectados a essa profunda variação populacional. Ao estudar os grupos étnicos africanos entende-se que, entre outros grupos, temos os: I. Santos: predominantes na região sul da África, representam o grupo mais numeroso do continente, apesar de ser possível dividi-los em centenas de subgrupos. II. Sudaneses: dedicados à agricultura, os sudaneses habitam as savanas localizadas e, principalmente, a região Leste do continente. III. Berberes: conjunto de povos que vivem no Norte da África. Convertidos ao islamismo, essa população se insere nas mais variadas etnias que caracterizam o norte do continente. Sobre tais grupos étnicos está(ão) correta(s) apenas a(s) afirmativa(s):
O interior do território colonial brasileiro, comumente classificado sertão, também contribuiu, mesmo que de modo tímido, para a dinâmica econômica nos séculos de domínio português. Entre as principais atividades desenvolvidas na região, destacou-se a exploração das drogas do sertão, expressão utilizada:
Na América Latina, as décadas de 1950 e 1960 foram marcadas por projetos políticos que permitiram a constituição de ditaduras em vários países latino americanos. No Brasil, o governo civil sofreu um golpe em 1964. Sobre o regime político militar instituído no país, analise as afirmativas a seguir: I - No primeiro Ato Institucional do regime militar estavam o poder para alterar a Constituição, a extinção dos partidos políticos e a indicação do primeiro presidente militar. II - Os líderes políticos civis de renome nacional que haviam apoiado o golpe ganharam importantes cargos políticos e garantiram a manutenção dos seus partidos. III - O primeiro presidente eleito indiretamente instituiu os quatro Atos Institucionais e ainda foi responsável pela promulgação da Constituição que vingou maior parte do regime. De acordo com as afirmativas anteriores, assinale:
O Abolicionismo pode ser definido como um movimento político e social que defendeu e lutou pelo fim da escravidão no Brasil, na segunda metade do século XIX. Assinale a alternativa correta:
Charles Braibant definiu o arquivo como celeiro da história e arsenal da administração. Ante essa dupla funcionalidade da instituição arquivística, cabe ao historiador que ali presta serviços