Suponha que o universo tenha 15 bilhões de anos
de idade e que toda a sua história seja distribuída ao longo
de 1 ano — o calendário cósmico —, de modo que cada
segundo corresponda a 475 anos reais e, assim, 24 dias
do calendário cósmico equivaleriam a cerca de 1 bilhão de
anos reais. Suponha, ainda, que o universo comece em
1.º de janeiro a zero hora no calendário cósmico e o tempo
presente esteja em 31 de dezembro às 23 h 59 min 59,99 s.
A escala abaixo traz o período em que ocorreram alguns
eventos importantes nesse calendário.
Se a arte rupestre
representada ao lado fosse
inserida na escala, de
acordo com o período em
que foi produzida, ela
deveria ser colocada na
posição indicada pela seta
de número
´
Sobre a exposição de Anita Malfatti, em 1917, que muito
influenciaria a Semana de Arte Moderna, Monteiro Lobato
escreveu, em artigo intitulado Paranóia ou Mistificação:
Há duas espécies de artistas. Uma
composta dos que vêem as coisas e em
conseqüência fazem arte pura, guardados os
eternos ritmos da vida, e adotados, para a
concretização das emoções estéticas, os
processos clássicos dos grandes mestres. (...) A
outra espécie é formada dos que vêem
anormalmente a natureza e a interpretam à luz das
teorias efêmeras, sob a sugestão estrábica das
escolas rebeldes, surgidas cá e lá como furúnculos
da cultura excessiva. (...). Estas considerações são
provocadas pela exposição da sra. Malfatti, onde
se notam acentuadíssimas tendências para uma
atitude estética forçada no sentido das
extravagâncias de Picasso & cia.
O Diário de São Paulo, dez./1917
Em qual das obras abaixo identifica-se o estilo de Anita
Malfatti criticado por Monteiro Lobato no artigo?
Não só de aspectos físicos se constitui a cultura
de um povo. Há muito mais, contido nas tradições, no
folclore, nos saberes, nas línguas, nas festas e em
diversos outros aspectos e manifestações transmitidos oral
ou gestualmente, recriados coletivamente e modificados ao
longo do tempo. A essa porção intangível da herança
cultural dos povos dá-se o nome de patrimônio cultural
imaterial.
Internet:
Qual das figuras abaixo retrata patrimônio imaterial da
cultura de um povo?
A pintura rupestre acima, que é um patrimônio cultural brasileiro,
expressa
Representar objetos
tridimensionais em uma folha
de papel nem sempre é tarefa
fácil. O artista holandês
Escher (1898-1972) explorou
essa dificuldade criando várias
figuras planas impossíveis de
serem construídas como
objetos tridimensionais, a
exemplo da litografia
Belvedere, reproduzida ao
lado.
Considere que um marceneiro tenha encontrado algumas
figuras supostamente desenhadas por Escher e deseje
construir uma delas com ripas rígidas de madeira que
tenham o mesmo tamanho. Qual dos desenhos a seguir
ele poderia reproduzir em um modelo tridimensional real?
Cândido Portinari (1903-1962), em seu livro Retalhos de Minha Vida de Infância, descreve os pés dos trabalhadores.
Pés disformes. Pés que podem contar uma história. Confundiam-se com as pedras e os espinhos. Pés
semelhantes aos mapas: com montes e vales, vincos como rios. (...) Pés sofridos com muitos e muitos quilômetros de
marcha. Pés que só os santos têm. Sobre a terra, difícil era distingui-los. Agarrados ao solo, eram como alicerces, muitas
vezes suportavam apenas um corpo franzino e doente.
(Cândido Portinari, Retrospectiva, Catálogo MASP)
As fantasias sobre o Novo Mundo, a diversidade da natureza e do homem americano e a crítica social foram temas que
inspiraram muitos artistas ao longo de nossa História. Dentre estas imagens, a que melhor caracteriza a crítica social contida no
texto de Portinari é
O autor da tira utilizou os princípios de composição de um conhecido movimento artístico para representar a necessidade de
um mesmo observador aprender a considerar, simultaneamente, diferentes pontos de vista.
Das obras reproduzidas, todas de autoria do pintor espanhol Pablo Picasso, aquela em cuja composição foi adotado um
procedimento semelhante é:
Podem ser relacionadas ao texto lido as partes: