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Sem formação acadêmica específica em artes visuais,

Heitor dos Prazeres, que também é compositor e

instrumentista, é reconhecido artista popular do Rio de

Janeiro. Suas pinturas de perspectivas imprecisas e

com traços bem demarcados são figurativas e sugerem

movimento. Essa obra retrata



Rompendo com as paredes retas e com a geometrização

clássica acadêmica, os arquitetos modernistas

desenvolveram seus projetos graças também a um

momento de industrialização e modernização do Brasil.

Observando a imagem apresentada, analisa–se que

Gravuras e pinturas são duas modalidades da prática gráfica rupestre, feitas com recursos técnicos diferentes. Existem vastas áreas nas quais há dominância de uma ou outra técnica no Brasil, o que não impede que ambas coexistam no mesmo espaço. Mas em todas as regiões há mãos, pés, antropomorfos e zoomorfos. Os grafismos realizados em blocos ou paredes foram gravados por meio de diversos recursos: picoteamento, entalhes e raspados.

Nas figuras que representam a arte da pré-história brasileira e estão localizadas no sítio arqueológico da Serra da Capivara, estado do Piauí, e, com base no texto, identificam-se

Fernand Léger, artista francês envolvido com o movimento cubista, tinha como princípio transformar imagens em figuras geométricas, especialmente cones, esferas e cilindros. A obra apresentada mostra o homem em uma alusão à Revolução Industrial e ao pós I Guerra Mundial e explora

As vanguardas europeias não devem ser vistas isoladamente, uma vez que elas apresentam alguns conceitos estéticos e visuais que se aproximam. Com base nos conceitos vanguardistas, entre eles o de exploração de formas geometrizadas do Cubismo, no início do século XX, o quadro Soldados jogando cartas explora uma

Nascido em 1935, José Francisco Borges ou J. Borges, como prefere ser chamado, é um dos mais expressivos artistas populares do Brasil. Considerado por Ariano Suassuna o maior gravador popular do país, o artista foi um dos ilustradores do calendário da ONU do ano de 2002. Autodidata, J. Borges publicou seu primeiro cordel em 1964, intitulado O Encontro de Dois Vaqueiros no Sertão de Petrolina, seguido de O Verdadeiro Aviso de Frei Damião Sobre os Castigos que Vêm, cuja publicação deu início à sua carreira de gravador. Na década de 1970, artistas plásticos, intelectuais e marchands passaram a encomendar suas xilogravuras, o que levou as imagens a ganharem cada vez mais autonomia em relação ao cordel. Desde então, o itinerário do artista vem se fortalecendo pela transmissão dos conhecimentos da xilogravura às novas gerações de sua família, com quem mantém a Casa de Cultura Serra Negra, no sertão pernambucano.

Disponível em: http://msn.onne.com.br. Acesso em: 21 maio 2010.


A xilogravura é um meio de expressão de grande força artística e literária no Brasil, especialmente no Nordeste brasileiro, onde os artistas populares talham a madeira, transformando-a em verdadeiras obras de arte. Com total liberdade artística, hoje já conquistaram espaço entre os diversos setores culturais do país, retratando cenas

Onde ficam os "artistas"? Onde ficam os "artesãos"? Submergidos no interiorda sociedade, sem reconhecimento formal, esses grupos passam a ser vistos de diferentes perspectivas pelos seus intérpretes, a maioria das vezes, engajados em discussões que se polarizam entre artesanato, cultura erudita e cultura popular.
PORTO ALEGRE, M. S. Arte e oficio de artesão. São Paulo, 1985 (adaptado).
O texto aponta para uma discussão antiga e recorrente sobre o que é arte. Artesanato é arte ou não? De acordo com uma tendência inclusiva sobre a relação entre arte e educação,


O modernismo brasileiro teve forte influência das vanguardas europeias. A partir da Semana de Arte Moderna, esses conceitos passaram a fazer parte da arte brasileira definitivamente. Tomando como referência o quadro O mamoeiro, identifica-se que, nas artes plásticas, a


O modernismo brasileiro teve forte influência das

vanguardas europeias. A partir da Semana de Arte

Moderna, esses conceitos passaram a fazer parte da

arte brasileira definitivamente. Tomando como referência o quadro O mamoeiro, identifica–se que, nas artes plásticas, a

Cândido Portinari, nascido em 1903, em uma fazenda de café em Brodósqui, no interior do estado de São Paulo, é

um dos ícones das artes plásticas no Brasil e no mundo. Sua vasta e variada obra é um dos valiosos patrimônios da cultura

brasileira. A seguir, são apresentadas pinturas desse grande artista.


Na série de pinturas apresentada, Portinari

Folclore designa o conjunto de costumes, lendas, provérbios, festas tradicionais/populares, manifestações artísticas em geral, preservado, por meio da tradição oral, por um povo ou grupo populacional. Para exemplificar, cita-se o frevo, um ritmo de origem pernambucana surgido no início do século )0( Ele a caracterizado pelo andamento acelerado e pela dança peculiar, feita de malabarismos, rodopios e passos curtos, além do uso, como parte da indumentária, de uma sombrinha colorida, que permanece aberta durante a coreografia.

As manifestações culturais citadas a seguir que integram a mesma categoria folclórica descrita no texto são

TEXTO B

Metaesquema I

Alguns artistas remobilizam as linguagens geométricas no sentido de permitir que o apreciador participe da obra de forma mais efetiva. Nesta obra, como o próprio nome define: meta - dimensão virtual de movimento, tempo e espaço; esquema - estruturas, os Metaesquemas são estruturas que parecem movimentar-se no espaço. Esse trabalho mostra o deslocamento de figuras geométricas simples dentro de um campo limitado: a superfície do papel. A isso podemos somar a observação da precisão na divisão e no espaçamento entre as figuras, mostrando que, além de transgressor e muito radical, Oiticica também era um artista extremamente rigoroso com a técnica.

Disponível em: http://www.mac.usp.br. Acesso em: 02 maio

Alguns artistas remobilizam as linguagens geométricas no sentido de permitir que o apreciador participe da obra de forma mais efetiva. Levando-se em consideração o texto e a obra Metaesquema I, reproduzidos acima, verifica-se que



A arte é quase tão antiga quanto o ser humano. A

função decisiva da arte nos seus primórdios foi a de

conferir poder mágico: poder sobre a natureza, poder

sobre os inimigos, poder sobre o parceiro de relações

sexuais, poder sobre a realidade, poder exercido no

sentido de um fortalecimento da coletividade humana. Nos

alvores da humanidade, a arte pouco tinha a ver com a

“beleza" e nada tinha a ver com a contemplação estética,

com o desfrute estético: era um instrumento mágico, uma

arma da coletividade humana em sua luta pela

sobrevivência. Por exemplo, a figura apresentada de uma

pintura rupestre comprova que as pinturas de animais nas

cavernas tinham a função de ajudar a dar ao caçador um

sentido de segurança e superioridade sobre a presa.

FISCHER, Ernst. A necessidade da arte. Rio de

Janeiro: Guanabara, p. 45. (adaptado).

Com base nas informações do texto, conclui–se que a arte,

nos seus primórdios, tinha a função de

Observe a obra "Objeto Cinético", de Abraham Palatnik, 1966.

A arte cinética desenvolveu-se a partir de um interesse do artista plastico pela criação de objetos que se moviam por meio de motores ou outros recursos mecânicos. A obra "Objeto Cinético", do artista plastic° brasileiro Abraham Palatnik, pioneiro da arte cinética,


Na obra Entrudo, de Jean-Baptiste Debret (1768-1848),

apresentada acima,

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