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Leia a sentença a abaixo e complete a lacuna :

O _____________ é uma tendência estética da pintura, surgida no final do século XIX e desenvolvida no início do século XX, que tinha por características principais o uso exacerbado de cores fortes e o teor dramático nas obras. Tinha temática leve, baseada na alegria de viver e nas emoções, e não tinha fundamentação ou intenção crítica nem política. A gradiente de cores é consideravelmente reduzida nestas obras, mas o papel das cores é extremamente importante nelas, pois eram responsáveis pela noção de limites, volume, relevo e perspectiva.

É incorreto afirmar sobre o Renascimento:

Relacione a coluna II com a coluna I, associando o intelectual ao seu foco de atuação.

Assinale a sequência correta.

O conceito de Indústria Cultural foi formado pelos filósofos e sociólogos Adorno e Horkheimer e carrega em si uma crítica à “cultura industrializada”, ou seja, aos objetos culturais criados em massa, com intenções comerciais e objetivando um consumo passivo e acrítico por parte do público. Neste sentido, invenções do início do século XX influenciaram a opinião dos autores. Leia as alternativas abaixo sobre as referidas invenções e assinale a CORRETA:

A arte através do tempo: da pré-história ao contemporâneo:

I) A história da arte comprova que a arte da pré- história a arte contemporânea cruza toda uma era onde seu principal objetivo sempre foi e sempre será o de decoração de ambientes com a arquitetura, escultura e pintura.

II) A história da arte abrange os tempos, a arte expõe o passado e cria o presente. Ela está ao nosso redor e com ela compomos a história de uma sociedade. Existem objetos do homem que envolve os seus sentimentos, eles são conhecidos como obras de arte. Elas fazem parte da cultura de um povo e são capazes de descrever situações sociais ou não.

III) A arte pode ser definida como produto da criação do homem e de seus valores na sociedade. Dentro dela há múltiplos procedimentos e técnicas empregadas para compor uma obra. Ela é necessária, faz o homem se comunicar e refletir sobre as questões sociais e culturais.

É INCORRETO apenas o que se afirma em:

Um professor de história inspira-se nas observações metodológicas de Leandro Karnal a respeito do uso de obras de arte no ensino da História para tratar da cultura do Renascimento: “Não se deve estabelecer na análise artística uma leitura de 'reflexo' da sociedade, pois significaria negar o estatuto da própria arte. A arte não é um reflexo, mas constitui também a maneira de perceber o mundo e passa a constituir este mesmo mundo".

 

As opções a seguir interpretam corretamente o documento iconográfico no contexto da cultura renascentista, sem reduzir a arte a um reflexo da sociedade, à exceção de uma. Assinale-a.

Ao se apossarem do novo território, os europeus

ignoraram um universo de antiga sabedoria, povoado

por homens e bens unidos por um sistema integrado.

A recusa em se inteirar dos valores culturais dos primeiros

habitantes levou-os a uma descrição simplista desses

grupos e à sua sucessiva destruição.

Na verdade, não existe uma distinção entre a

nossa arte e aquela produzida por povos tecnicamente

menos desenvolvidos. As duas manifestações devem

ser encaradas como expressões diferentes dos modos

de sentir e pensar das várias sociedades, mas também

como equivalentes, por resultarem de impulsos humanos

comuns.

SCATAMACHIA, M. C. M. In: AGUILAR, N. (Org.). Mostra do redescobrimento: arqueologia.

São Paulo: Fundação Bienal de São Paulo – Associação Brasil 500 anos artes visuais, 2000

De acordo com o texto, inexiste distinção entre as artes

produzidas pelos colonizadores e pelos colonizados, pois

ambas compartilham o(a)

Síntese entre erudito e popular Na região mineira, a separação entre cultura popular (as artes mecânicas) e erudita (as artes liberais) é marcada pela elite colonial, que tem como exemplo os valores europeus, e o grupo popular, formado pela fusão de várias culturas: portugueses aventureiros ou degredados, negros e índios. Aleijadinho, unindo as sofisticações da arte erudita ao entendimento do artífice popular, consegue fazer essa síntese característica deste momento único na história da arte brasileira: o barroco colonial.

MAJORA, C. BrHistória, n. 3, mar. 2007 (adaptado).

No século XVIII, a arte brasileira, mais especificamente a de Minas Gerais, apresentava a valorização da técnica e um estilo próprio, incluindo a escolha dos materiais. Artistas como Aleijadinho e Mestre Ataíde têm suas obras caracterizadas por peculiaridades que são identificadas por meio


As formas plásticas nas produções africanas conduziram

artistas modernos do início do século XX, como Pablo

Picasso, a algumas proposições artísticas denominadas

vanguardas. A máscara remete à


A obra do artista plástico Leonilson (1953-1993) marca

presença no panorama da arte brasileira e internacional.

Nessa obra, ele utilizou a habilidade técnica do bordado

manual para

O texto revela que a aceitação da representação do belo na obra de arte está condicionada à

Na exposição "A Artista Está Presente ", no MoMA,

em Nova Iorque, a performer Marina Abramovic fez uma

retrospectiva de sua carreira. No meio desta, protagonizou

uma performance marcante. Em 2010, de 14 de março a

31 de maio, seis dias por semana, num total de 736 horas,

ela repetia a mesma postura. Sentada numa sala, recebia

os visitantes, um a um, e trocava com cada um deles um

longo olhar sem palavras. Ao redor, o público assistia a

essas cenas recorrentes.

ZANIN, L. Marina Abramovic, ou a força do olhar. Disponível em: http://blogs.estadao.com.br.

Acesso em: 4 nov. 2013

O texto apresenta uma obra da artista Marina Abramovic,

cuja performance se alinha a tendências contemporâneas

e se caracteriza pela


O movimento originado da obra Abaporu pretendia se apropriar


A perplexidade causada pela catástrofe da Primeira Guerra Mundial fez surgir um movimento de vanguarda denominado Dadaísmo, que rejeitava os valores tradicionais e rompia com a estética clássica. A imagem da obra O gigante acéfalo


Nas últimas décadas, a ruptura, o efêmero, o descartável

incorporam–se cada vez mais ao fazer artístico, em

consonância com a pós–modernidade. No detalhe da obra

Bastidores, percebe–se a

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