Acerca da excelência nos serviços públicos, paradigma do cliente na gestão pública e gestão estratégica, julgue os itens subsecutivos.
Na gestão estratégica, o processo de diagnóstico estratégico pode se utilizar da análise SWOT para obter uma análise do ambiente interno e externo da organização.
A departamentalização, que consiste na divisão de tarefas em blocos, unidades ou áreas de trabalho, com base em critérios específicos, tem a finalidade de elevar a entropia do sistema organizacional.
Com relação à ferramenta de gestão denominada balanced scorecard, julgue os itens subsequentes.
As rupturas no sistema de gestão são a principal causa do baixo desempenho das organizações. Embora exista uma grande quantidade de ferramentas para formulação de estratégias, há dificuldades de integrá-las de modo satisfatório.
A função de controle no processo administrativo implica em:
Trata-se do método de formulação de estratégias gerenciais que determina onde estamos hoje, para onde queremos ir e como vamos chegar lá:
Gestão estratégica de pessoas é
A tomada de decisão em grupo depende da tarefa e do grupo e pode assumir várias formas. Em uma decisão por consenso, todos os membros
A Ciência da Administração aponta vários tipos de Organização. Cada tipo possui suas características próprias com vantagens e desvantagens. Com o advento da informática e da telemática, tem-se exigido um investimento permanente em treinamento e qualificação profissional. Nas grandes organizações, cada vez mais, o processo de autonomia decisória dos empregados está crescendo. Hoje se trabalha em grupo. Sobre o assunto, considere as seguintes características:
I. Linhas diretas de comunicação.
II. Descentralização das decisões: a especialidade é quem promove as decisões.
III. Ênfase na especialização: é baseada na separação das funções de acordo com as especialidades.
Aplicam-se a que tipo de organização?
O ciclo PDCA é um modelo gerencial para melhoria contínua da qualidade. Assinale a opção que apresenta, corretamente, as quatro etapas desse ciclo.
A trilogia de Joseph Juran possui três etapas:
Um sistema de informação responsável por promover a integração dos dados de outros sistemas e disponibilizar relatórios com informações relevantes para a tomada de decisões no âmbito de uma Instituição é classificado como sistema de informação
O aporte da Teoria de Sistemas revolucionou o estudo das organizações, pois suas fronteiras foram ultrapassadas e
Planejamento é o processo de determinar os objetivos organizacionais, como atingi-los e é hierarquizado a partir das perspectivas:
Numa visão estratégica de recursos humanos, a soma dos conhecimentos, informações e experiência de todos em uma empresa, que podem ser administrados a fim de gerar riqueza e vantagem competitiva, é:
Sob a perspectiva da administração comparativa, as organizações são consideradas produtoras de artefatos ou elementos culturais.