Para selecionar fornecedores, as empresas utilizam diversos critérios, dentre os quais destaca-se a preocupação com a capacidade que tanto o fornecedor como o cliente devem possuir, de se ajustarem rapidamente às demandas e mudanças do mercado. Esse critério está relacionado à:
As barreiras à comunicação impedem que a mensagem enviada
pelo emissor seja corretamente entendida pelo receptor.
Dentre essas barreiras está o artifício de colorir e adulterar a
mensagem, para que ela seja mais bem aceita pelo receptor, e
também dizer apenas aquilo que ele quer ouvir. Esses óbices
da comunicação referem-se ao do seguinte tipo de ruído:
Com base no modelo de alinhamento estratégio de Henderson e Venkatraman, relacione a coluna 1 com a coluna 2.
Coluna 1:
(I) Estratégia de Negócios.
(II) Estratégia de TI.
(III) Infraestrutura e Processos Organizacionais.
(IV) Infraestrutura e Processos de TI.
(V) Alinhamento Estratégico.
Coluna 2:
(A) Processos / Habilidades / Arquitetura.
(B) Competências Distintivas / Gestão dos Negócios / Escopo dos Negócios.
(C) Atualmente Bidirecional / Transforma a estratégia do negócio em estratégias e ações de TI.
(D) Competências Sistêmicas / Escopo da Tecnologia / Gestão da TI.
(E) Processos / Habilidades / Infraestrutura Administrativa.
Assinale a alternativa que contém a associação correta.
A globalização é um processo de expansão econômica que derruba barreiras para o intercâmbio econômico e competitivo, sejam elas sociais, culturais, ambientais, éticas, legais, financeiras ou políticas. Idalberto Chiavenato propõe alguns estágios distintos pelos quais este processo passa. No estágio multinacional,
Com referência à gestão de pessoas nas organizações, julgue os
itens a seguir.
A gestão estratégica de pessoas apresenta-se como solução aos desafios contemporâneos das organizações modernas e fundamenta-se nos princípios de controle e avaliação de desempenho, preditores de efetividade organizacional.
A gestão estratégica de pessoas surge como concepção empresarial a partir
Indicador de desempenho estratégico que mede o grau de satisfação, o valor agregado e os impactos gerados pelos produtos/serviços, processos ou projetos no contexto em geral:
A administração de recursos humanos (ARH) tradicional e a gestão estratégica de pessoas (GEP) diferem entre si principalmente no tocante ao(à)
Acerca da excelência nos serviços públicos, paradigma do cliente na gestão pública e gestão estratégica, julgue os itens subsecutivos.
Na gestão estratégica, o processo de diagnóstico estratégico pode se utilizar da análise SWOT para obter uma análise do ambiente interno e externo da organização.
Gestão estratégica de pessoas é
A postura estratégica a ser adotada por uma empresa quando, na análise interna, se constata a predominância de pontos fortes e, na análise externa, a predominância de oportunidades é a de:
Segundo Robbins (2005), a comunicação tem quatro funções básicas dentro de um grupo ou de uma organização: controle, motivação, expressão emocional e informação. Considerando as funções e barreiras desse processo, assinale a alternativa INCORRETA.
Planejamento é o processo de determinar os objetivos organizacionais, como atingi-los e é hierarquizado a partir das perspectivas:
Numa visão estratégica de recursos humanos, a soma dos conhecimentos, informações e experiência de todos em uma empresa, que podem ser administrados a fim de gerar riqueza e vantagem competitiva, é:
O modelo das Cinco Forças de Porter foi criado por Michael Porter em 1979 e tem por objetivo a análise da competição entre empresas. O modelo considera cinco fatores importantes, as chamadas forças competitivas, que devem ser estudadas para o desenvolvimento de uma estratégia empresarial eficiente. Segundo o modelo, as forças competitivas que atuam sobre uma empresa são: poder de barganha dos fornecedores, poder de barganha dos clientes/consumidores, ameaça de novos entrantes no mercado, ameaça de produtos e serviços substitutos e