Ir para o conteúdo principal
Milhares de questões atuais de concursos.

Questões de Concurso – Aprova Concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.

Exibindo questões de 298 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros
Folha de respostas:

  • 1
    • Certo
    • Errado
  • 2
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 3
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 4
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 5
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 6
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 7
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 8
    • Certo
    • Errado
  • 9
    • Certo
    • Errado
  • 10
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 11
    • Certo
    • Errado
  • 12
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 13
    • Certo
    • Errado
  • 14
    • Certo
    • Errado
  • 15
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e

A respeito do processo de planejamento, julgue:  

A ferramenta 5W2H consiste em um checklist de atividades, prazos e responsabilidades que devem ser desenvolvidas em um projeto, de modo a definir o que  será feito, por que, onde, quem irá fazer, quando será feito, como e quanto custará.

O ciclo PDCA (Planejamento, Desenvolvimento, Controle e Ação) é uma ferramenta de gestão que visa à melhoria contínua das etapas de um processo. Acerca desse assunto, analise as afirmativas abaixo.

  1. Implementar o processo de acordo com as especificações.
  2. Assegurar o alinhamento entre o processo e o contexto da organização.
  3. Atuar de acordo com os dados de desempenho do processo.
  4. Medir o desempenho das atividades executadas.

Assinale a alternativa correta.

A gestão de processos

A gestão das demandas repetitivas e dos grandes litigantes é um macrodesafio do Poder Judiciário aplicável à justiça estadual no período de 2015 a 2020. O objetivo desse macrodesafio consiste em

Sobre Compliance é correto afirmar:

I. Já se percebe a elevação do nível de consciência dos executivos, de que “Compliance” é fundamental para manter elevada a imagem e a reputação da organização, bem como, promover a garantia da redução de perdas invisíveis por desvios operacionais, erros involuntários, corrupção e fraudes ocupacionais, entre outros fatores que contribuem com a redução do desempenho dos negócios.

II. O termo “Compliance” tem origem no verbo em inglês “to comply”, que significa “cumprir ”, “satisfazer ”, “executar ”, “realizar o que lhe foi imposto” com integridade, não obstante, compreende o dever de respeitar, de estar em “conformidade” e fazer cumprir regulamentos internos, externos, leis e diretrizes de mercado (regulação – fiscal-financeiro-contábil), com transparência e elevado valor ético, determinantes às atividades da organização empresarial.

III. O termo “Compliance” especifica a execução de um grande conjunto de processos e atividades de controle, fundamentados em diretrizes (guidelines), que ao longo do tempo (mais de 20 anos) tem evoluído, para atender as necessidades da “Governança Corporativa” no cumprimento de suas missões, bem como, no atendimento as melhores práticas de mercado, as determinações de regulação e principalmente dos requerimentos legais, no cumprimento das Leis e Regulamentos nacionais e internacionais.

IV. O importante para o Compliance é que se for adotado um padrão ou norma, que ela seja cumprida, portanto, elas devem fazer parte do processo de análise da conformidade, inclusive jurídica.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:

O grau de maturidade no gerenciamento de processos em uma organização pode ser aferido a partir da aderência às melhores práticas preconizadas por entidades especializadas. Entre tais entidades, a Society for Design and Process Science considera que os denominados processos interoperados

O processo de desenvolvimento de um novo produto é uma arte ou uma ciência. Pode-se dizer que os dois componentes estão presentes, com maior ou menor intensidade, dependendo do produto em particular. Entretanto existe uma metodologia específica que divide o processo criativo em etapas. De acordo com esse processo, marque a alternativa correta:

Cada um do item a seguir apresenta uma situação hipotética, seguida de uma assertiva a ser julgada, a respeito de gerenciamento de processos.

João, servidor público, atende ao corpo discente de uma universidade, sendo as seguintes as principais atividades executadas por ele: incluir no sistema processos de estágio obrigatório, aproveitamento de créditos, e fornecer declaração de aluno regular. Alguns desses processos permeiam áreas funcionais distintas até sua finalização. Nessa situação, para o desenho desses processos, é mais importante João considerar o nível do fluxo de trabalho — visão intrafuncional — do que o nível do fluxo do processo — visão interfuncional.

Com relação à gestão de pessoas, à gestão de qualidade, à gestão de projetos e à gestão de processos, julgue o item. O gerente de projetos não deve participar das negociações a respeito do contrato de projeto sob sua responsabilidade, deixando a negociação para o setor jurídico da empresa.

No gerenciamento de uma empresa pela busca da efetividade, são empregados processos e atividades em suas áreas. Assinale a alternativa que apresenta o que é um processo.

Com relação à gestão de processos, julgue o item  

A gestão de processos traz benefícios, como a melhoria dos resultados, a satisfação do cliente em função do desempenho em áreas críticas e os menores custos, devido à redução da complexidade e do retrabalho.

Assinale a alternativa que aponta função típica da área de administração de materiais no contexto organizacional.

Um manual de procedimentos deve possibilitar a execução uniforme dos serviços de uma organização

Com relação à gestão de processos, julgue o item

A gestão de processos é uma metodologia para avaliação contínua, análise e melhoria do desempenho dos processos que exercem mais impacto na satisfação dos clientes e dos acionistas.

O Business Process Management - BPM ganhou ênfase nos anos 1990 como um paradigma da Gestão de Processos. Trata-se de metodologia

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282