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Julgue o item que se segue, a respeito da gestão por competências nas organizações.

Nas organizações, as decisões acerca do desenvolvimento ou da captação de competências são embasadas na identificação de competências humanas.

Caso hipotético para responder à questão.

Suponha que determinada servidora pública do Poder Executivo federal há mais de 20 anos, bem remunerada e prestigiada pelos respectivos pares, encontra-se enfadada com o trabalho realizado no dia a dia.

O órgão em que a mencionada servidora pública trabalha implantou recentemente um programa de gestão por competências. Como ela já possui muito “tempo de casa”, possui domínio de todos os processos do setor no qual exerce as respectivas funções; portanto, ela é perfeitamente capaz de ensinar os novos colaboradores. Nessa situação hipotética, o componente da competência da servidora, que permite a realização de tal tarefa por ela, é (são)

Com relação à administração geral e pública, julgue o item.

A propósito da gestão por competências, é correto afirmar que a competência constitui um conjunto de comportamentos inatos, comuns a todas as organizações.

Apesar da popularidade do conceito de competências e seus benefícios, uma funcionária tem alertado seu chefe sobre os desafios que precisam ser superados pela empresa para que o trabalho com competências seja eficaz. Para tanto, ela aponta corretamente dois desafios:

Julgue o item que se segue, a respeito da gestão por competências nas organizações.

Na redação do mapeamento de competências, devem ser utilizados frases extensas e termos técnicos, para que haja o maior detalhamento possível dos comportamentos esperados.

Julgue o item seguinte acerca de treinamento e desenvolvimento.

O conglomerado de conhecimentos, habilidades e experiências do colaborador conhecido como CHE pode ser aperfeiçoado por meio de treinamento e desenvolvimento.

O modelo de gestão de pessoas é a forma assumida pela organização para gerenciar e orientar o comportamento humano no trabalho. Neste sentido, a gestão por competências é um modelo de gestão que pode ser utilizado para direcionar as políticas e práticas de gestão de pessoas nas organizações. Sobre o modelo de gestão por competências, assinale com V as afirmativas verdadeiras e com F as falsas. ( ) Facilita o fluxo das informações e ações, evitando a geração de resistência por parte dos componentes da equipe. ( ) Orienta os esforços da organização para que as competências humanas possam gerar e sustentar as competências necessárias ao alcance dos objetivos estratégicos. ( ) Permite a definição de estratégias de desenvolvimento do quadro de pessoal alinhadas às necessidades de aperfeiçoamento, assim como parâmetros para o processo de avaliação do desempenho. ( ) Envolve muito mais do que projeções numéricas de tendências e também a seleção entre estratégias alternativas apontadas. A sequência correta é

Com referência à gestão por competências, julgue o próximo item.

O mapeamento de competências se propõe a identificar as lacunas de aprendizagem e os recursos para a concretização da estratégia organizacional.

Julgue o item a seguir, referente à gestão de pessoas no setor público e aos múltiplos aspectos a ela relacionados.

Uma das etapas da gestão por competências é o mapeamento de competências, que permite identificar lacunas existentes entre as competências necessárias e disponíveis na organização em questão.

A instituição da Política Nacional de Desenvolvimento de Pessoal, por meio do Decreto nº 5.707, de 23 de fevereiro de 2006, traz uma nova abordagem para o setor público: a gestão por competências. Com base no Decreto nº 5.707/2006, são competências do Comitê Gestor da Política Nacional de Desenvolvimento de Pessoal, analise os itens a seguir: I Articular ações com vistas a estabelecer e efetivar procedimentos de incentivo e incremento ao desempenho institucional na gestão da ética pública do Estado brasileiro. II Orientar os órgãos e entidades da administração pública federal direta, autárquica e fundacional na definição sobre a alocação de recursos para fins de capacitação de seus servidores. III Avaliar os relatórios anuais dos órgãos e entidades, verificando se foram observadas as diretrizes da Política Nacional de Desenvolvimento de Pessoal. IV Recomendar, acompanhar e avaliar, no âmbito do órgão ou entidade a que estiver vinculada, o desenvolvimento de ações objetivando a disseminação, a capacitação e o treinamento sobre as normas de ética e disciplina. Estão corretos os itens:

Julgue o item que se segue, a respeito da gestão por competências nas organizações.

Em processos de mapeamento de competências, a formulação da estratégia organizacional contribui para a identificação de competências ao definir padrões de desempenho e de competências esperados de pessoas e equipes.

Os conhecimentos integrados que as organizações utilizam para se diferenciar de seus concorrentes no mercado bem como para gerar valor para o cliente ou cidadão denominam-se

Um Tribunal de Contas (TC) de um estado da região Nordeste do Brasil realizou um concurso público em 2015 para preencher 36 vagas do cargo de analista de controle. Considerando as limitações de um certame baseado em provas objetivas para aferir a vocação e habilidades profissionais dos candidatos, o responsável pela área de recursos humanos do TC propôs a aplicação de instrumentos de gestão de pessoas entre a posse e o exercício dos aprovados, objetivando uma alocação estratégica dos novos funcionários da organização.

Assinale a alternativa que descreve uma prática condizente com esse objetivo

Em se tratando da gestão por competências, estabelecer

as competências organizacionais é fundamental para promover

o alinhamento com as competências das pessoas. Nesse contexto,

consideram-se competências organizacionais básicas aquelas

As competências de uma organização são muito mais do que a soma dos conhecimentos gerais de cada empregado individualmente; outros aspectos estão incluídos no conceito de competência organizacional, inclusive no setor público. Acerca desse assunto, assinale a opção correta.

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