Um Gerente de Projetos que segue o PMBoK 5a
edição finalizou o processo de planejamento do escopo do projeto. Um dos
produtos desse processo é a linha base do escopo que inclui:
Considere que todos os projetos subordinados à área responsável
pelo gerenciamento de projetos devem
I apresentar um documento formal que autorize uma fase do
projeto, assim como os requisitos iniciais do projeto;
II conter os seguintes processos: coleta dos requisitos,
elaboração da EAP e determinação do orçamento;
III gerenciar os riscos relativos aos projetos, incluindo o
planejamento, a identificação, a análise quantitativa e a
resposta a riscos;
IV apresentar processo específico para entrega de benefícios
esperados pelo projeto;
V incorporar processo para monitorar e controlar o
desempenho do projeto;
VI gerenciar as partes interessadas do projeto;
VII incluir as atividades necessárias para que sejam comprados
ou adquiridos produtos, serviços ou resultados externos à
equipe do projeto.
Tendo as informações apresentadas como referência inicial,
julgue os próximos itens, que versam sobre gerenciamento
de projetos, à luz do PMBOK5
O processo denominado garantir a entrega dos benefícios esperados, da área gerenciamento da qualidade, é um dos novos processos do PMBOK5 e atende ao descrito no item IV.
Com relação às atribuições de um Gerente de Projetos e de um escritório de projetos, considere:
I.O Gerente de Projetos concentra-se nos objetivos especificados do projeto, enquanto o escritório de projetos gerencia as
principais mudanças do escopo do programa que podem ser vistas como possíveis oportunidades para melhor alcançar
os objetivos de negócios.
II.O Gerente de Projetos tem como função principal dar suporte ao escritório de projetos por meio do gerenciamento de
recursos compartilhados entre todos os projetos, enquanto o escritório de projetos atua no treinamento e supervisão da
equipe do projeto, incluindo o gerente.
III.O Gerente de Projetos controla os recursos atribuídos ao projeto para atender da melhor forma possível aos objetivos do
projeto, enquanto o escritório de projetos otimiza o uso dos recursos organizacionais compartilhados entre todos os
projetos.
IV.O Gerente de Projetos gerencia as restrições (escopo, cronograma, custo, qualidade etc.) dos projetos individuais,
enquanto o escritório de projetos gerencia as metodologias, padrões, o risco/oportunidade global e as interdependências
entre os projetos no nível da empresa.
Segundo o Guia PMBoK 4a edição, as diferenças entre o papel do gerente de projetos e de um escritório de projetos incluem o
que consta APENAS em
No âmbito do PMBOK quarta edição, considere:
I. Adequar o processo para atender às necessidades do projeto.
II. Desenvolver detalhes técnicos e de gerenciamento para serem incluídos no plano de gerenciamento do projeto.
III. Determinar recursos e níveis de habilidades necessárias para executar o trabalho do projeto.
IV. Determinar o nível de gerenciamento de configuração a ser usado no projeto.
V. Determinar quais documentos do projeto estarão sujeitos ao processo formal de controle de mudanças.
Durante o desenvolvimento do plano de gerenciamento do projeto, é utilizada uma técnica para auxiliar nas atividades acima. Tal técnica é conhecida como
PMBOK – Project Management Body of Knowledge, RUP – Rational Unified Process, NBR ISO/IEC 12207 - Processos de Ciclo de Vida de Software e CMMI - Modelos de Capacitacão de Maturidade são exemplos de modelos utilizados para gerenciamento de projetos de software.
O processo de administração ou gerência de projetos é composto por um conjunto de distintas áreas de conhecimento da administração, que formam o conteúdo do projeto, conforme propostas pelo PMBOK. Assinale a alternativa que apresenta a área de conhecimento da administração que trata do planejamento, programação e controle das atividades que devem ser realizadas para que o produto possa ser fornecido.
De acordo com o PMI/PMBOK, são cinco os grupos de gerenciamento necessários em qualquer projeto, que, por sua vez, integram processos com funções bem definidas. A seguir, são descritas atividades desenvolvidas em dois processos do grupo de gerenciamento de planejamento. I - Identificar as ações específicas a serem realizadas para produzir as entregas do projeto. II - Estimar os tipos e quantidades de material, pessoas, equipamentos ou suprimentos que serão necessários para realizar cada atividade. As atividades I e II correspondem aos processos denominados, respectivamente, como:
O Guia PMBOK descreve o ciclo de vida do gerenciamento de projetos, reconhecendo 47 processos distribuídos em cinco grupos e 10 áreas de conhecimento. Acerca disso, assinale a alternativa correta quanto ao nome da área de conhecimento em que se enquadram, entre outros, os seguintes processos: definições, sequenciamento, estimativa de recursos e estimativa de duração das atividades.
Para detalhar as atividades que serão cumpridas em um projeto, o gerente construiu dois diagramas que representam de forma hierárquica e estruturada as atividades do projeto e os riscos envolvidos, seguindo as práticas definidas no PMBoK v5. Esses diagramas são:
O Tribunal está desenvolvendo um programa para promover a governança nos assuntos relativos à Tecnologia da Informação e quer saber quais modelos de referência de boas práticas em gerenciamento da TI poderiam ser empregados para isso.
Considerando as referências do Cobit 4.1, ITIL v.3 e PMBoK v5,
Consoante o PMBOK (5.ª edição), o plano do projeto deve ser desenvolvido pelo
A área de conhecimento em gerenciamento de projetos
conhecida como Gerenciamento dos Riscos do Projeto é
composta por um conjunto de processos. Em cada um deles
o Guia PMBoK 4a
edição sugere o uso de ferramentas
e técnicas. Dentre elas, sugere o uso da análise de Forças
(Strengths), Fraquezas (Weaknesses), Oportunidades
(Opportunities) e Ameaças (Threats), conhecida como
análise SWOT, no processo de
Segundo o PMBOK, a função de gerente de projeto, considerando as estruturas funcional, matriz balanceada e matriz forte, exige, respectivamente, tempos de dedicação
Um projeto de um novo sistema de informação para uma instituição está sofrendo consecutivos atrasos. A equipe responsável pelo projeto aponta que os motivos dos atrasos são dois:
− O descumprimento de compromissos de trabalho por parte da equipe, em função das pessoas de influência e gestores da companhia estarem preterindo o foco de esforços no projeto, preferindo incentivar as pessoas a focarem suas atividades na sustentação de rotinas operacionais diárias.
− A ausência de pessoas em função de afastamentos por acidentes, os quais são recorrentes, no ambiente de trabalho.
Estão ocorrendo falhas no cumprimento de processos das seguintes áreas de conhecimento definidas no PMBoK v5:
Com base nos conceitos do PMBoK v5 e da ITIL v.3, as práticas de gerenciamento de projetos podem ser empregadas durante a operação de serviços para gerenciar