A respeito da relação teoria versus prática na atuação profissional do assistente social, julgue o item subsecutivo.
O cotidiano tomado como categoria de análise é formado por dimensões como organização do trabalho, vida privada, espaço de lazer e descanso, configurando-se como um lócus heterogêneo e hierárquico.
A institucionalização e legitimação do serviço social como profissão ocorre a partir dos anos de 1930/1940 como recursos mobilizados pela(o):
Assinale a alternativa que apresenta de forma correta o contexto histórico do Serviço Social no Brasil no período de 1940 e 1960.
No contexto brasileiro, o assistente social consolidouse como um trabalhador assalariado, pautado no atendimento parcial das demandas da classe trabalhadora sob o comando do Estado desde os anos 1930. Em relação ao Estado capitalista considera-se que:
A ética é uma ..I....dos homens. Assim, parte-se do pressuposto que, para chegar aos fundamentos da ética, necessita-se
passar pelos fundamentos .II..... . Esses fundamentos têm uma existência objetiva: são
III ......
que expressam modos de ser existentes
na realidade sócio-histórica. Nesse sentido, além de reflexão e sistematização filosófica, a ética deve ser compreendida
como .
IV..... .
As lacunas I, II, III e IV são, correta e respectivamente, preenchidos por
No ano de 2016, o Serviço Social completou 80 anos da fundação da primeira Escola de Serviço Social na cidade de São Paulo. É fato que a categoria profissional tem o que comemorar: desde as ações da pioneira escola até os dias de hoje, existe uma longa trajetória histórica. Em relação aos fatos e acontecimentos que marcam a profissão de Serviço Social no Brasil, analise as afirmações a seguir.
I. No Serviço Social, a concepção materialista da história e os aportes de Karl Marx surge em meados de 1960, no contexto das lutas históricas, que vão desde a Revolução Cubana de 1959 até as revoluções sandinistas e chilenas, nos anos de 1970.
II. Em âmbito nacional, o contexto político é marcado por movimentos contra a carestia e por lutas pelas reformas de base,especialmente na educação.
III. No III congresso Brasileiro de Assistentes Sociais (CBAS- 1979), conhecido como congresso da virada, houve uma tomada de posição por parte de profissionais, docentes e estudantes de serviço social, assumindo o posicionamento conservador e de apoio ao governo da época.
IV. No período entre os anos de 1975 e 1985, as entidades profissionais receberam um impulso com a fundação da Universidade Católica do Rio de Janeiro e do Centro de Estudo e Pesquisa em Serviço Social.
Está(ão) CORRETA(s) apenas
Uma dos momentos do processo de renovação do Serviço Social foi denominada por Netto (2006) como intenção de ruptura. Esse momento aconteceu por meio de elementos essenciais, como a interlocução com outras ciências sociais para a elaboração teórica, a inserção profissional no circuito acadêmico e a ênfase na análise crítica do Serviço Social por uma vanguarda de profissionais. Apesar de incialmente, a profissão tenha se aproximado de forma distorcida da perspectiva marxista – de modo eclético e sem acesso às fontes originais do autor.
São considerados marcos desse momento:
I. a realização do III Congresso Brasileiro de Assistentes Sociais, em 1979 – conhecido como o “Congresso da Virada";
II. a criação dos primeiros programas de pós-graduação em Serviço Social;
III. o método BH;
IV. a criação do Centro de Documentação e Pesquisa em Política Social e Serviço Social (CEDEPSS);
V. o Código de Ética de 1986;
A partir das assertivas marque o que se pede.
O Serviço Social passa a submeter-se menos ao Estado e aos capitalistas e volta-se mais para os trabalhadores, no final dos anos 70 para o início dos anos 80 do século XX. A rede de entidades representativas do Serviço Social criada nos anos 80 favorece o protagonismo acadêmico e político dos Assistentes Sociais. É neste processo de amadurecimento que a vertente marxista mais se expande e encontra fontes inspiradoras para o seu conhecimento, fugindo de um ecletismo inicial e recaindo no marxismo maduro e mais avançado. Considerando esse contexto Iamamoto (2008) afirma que: I. Uma parte significativa dos Assistentes Sociais busca se apropriar do patrimônio categorial e metodológico do marxismo. II. Essa relação intelectual permite compreender a historicidade da sociedade burguesa e suas determinações. A partir dessa relação busca-se avançar no conhecimento do núcleo específico e revolucionário do marxismo que é sua dimensão prático crítico. III. O marxismo foi assim apropriado como teoria crítica, favorecendo a combinação da análise histórica do Serviço Social com a análise dos fundamentos teóricos e metodológicos, combinação importante para compreender o modo de pensar do Serviço Social. IV.O marxismo dentro do Serviço Social assume duas temáticas: a primeira consiste na crítica teóricometodológica ao conservadorismo e ao materialismo vulgar polemizando as relações entre teoria histórica e método e a segunda relaciona-se a análise da trajetória histórica do Serviço Social. Em relação a interlocução do Serviço Social com o marxismo somente é correto o que se afirma em:
Para Iamamoto (1998) sintonizar o Serviço Social com os novos tempos na atualidade exige um profissional qualificado, que reforce e amplie a sua competência crítica, não só executivo, mas que analise e decifre a realidade. Para tanto é necessário que esse profissional tenha:
O cotidiano profissional está repleto de situações que exigem do/a assistente social parâmetros para análise dessas situações. Sendo assim, o/a assistente social deve assumir procedimentos investigativos fundamentado em referenciais teóricos que abordem as relações sociais constituídas historicamente. A partir disso é possível estabelecer a relação entre
O serviço social se reproduz como uma especialização do trabalho por ser socialmente necessário. Sendo assim, o assistente social produz serviços que:
O Serviço Social, enquanto profissão, está vinculado/articulado a um projeto societário, na atualidade, a um projeto emancipador da sociedade. Os/as assistentes sociais podem e devem contribuir na construção das condições para a emancipação humana. Esta se dá
O movimento de reconceituação é caracterizado como um processo
de desconstrução de um paradigma dominante na formulação
teórica e prática do serviço social, em favor da construção de um
paradigma alternativo. Com relação a esse assunto e às influências
teórico-metodológicas do serviço social, julgue os itens que se
seguem.
A matriz teórico-metodológica que apreende o ser social a
partir de mediações tem como suporte a teoria social de Karl
Marx.
A respeito do redimensionamento da profissão de assistente social
ante as transformações societárias, julgue os itens subsequentes.
Os principais desafios profissionais no século XXI incluem o de garantir que os avanços teórico-políticos e acadêmicos do serviço social mantenham relação de unidade com a prática e a formação profissional.
Relativamente à dimensão técnico-operativa do serviço social, às
concepções e debates sobre instrumentos e técnicas, julgue os
próximos itens.
Conforme o atual projeto ético-político hegemônico no serviço social, inscrito na tradição crítica, a subjetividade do assistente social não é afetada pelas relações de trabalho a que se submete nos diversos espaços sócio-ocupacionais, de modo que a emissão de registros e pareceres por essa categoria não incorre em posições fundadas no crivo subjetivo.