A respeito da relação teoria versus prática na atuação profissional do assistente social, julgue o item subsecutivo.
No século passado, a teoria apropriada pelo serviço social durante o período de reconceituação, ocorrido na década de 30 e firmado em meados dos anos 80, incorporou as vertentes conservadoras, dando origem à concepção teórica hegemônica para a profissão desde então.
A respeito das transformações sociais e suas implicações para o serviço social, julgue o item que se segue.
Historicamente, os assistentes sociais sempre se dedicaram à implementação de políticas públicas, porém, o processo de descentralização dessas políticas excluiu a necessidade de novas funções e competências profissionais, localizando a atuação na linha de frente das relações entre população e instituição.
Na atualidade, a matriz conservadora está presente nas políticas sociais, mas também na prática profissional do Assistente Social.
O conservadorismo, no que concerne ao trabalho com as famílias, expressa-se
O Serviço Social ao longo de sua trajetória histórica tem a família como sujeito de sua intervenção. A relação Serviço Social e família está vinculada, nas décadas de 1940 a 1950, ao Serviço Social norte-americano. Nesse período, o marco conceitual da profissão era o método
No atual cenário da profissão no Brasil, alguns traços, acontecimentos e dados, expressam histórias, concepções, construções, marcas, legados e referências que conformaram e conformam as tendências e desafios históricos dos/das assistentes sociais. Assim, o Serviço Social avançou significativamente
A respeito da história e da constituição da categoria dos profissionais de serviço social em suas dimensões políticas, culturais e organizacionais, julgue o item a seguir.
Na década de 40 do século passado, durante o Seminário de Araxá, o Código de Ética Profissional do Assistente Social foi reformulado para contemplar as dimensões teórico-metodológicas do Movimento de Reconceituação.
Julgue o item que se segue, relativo à reestruturação do serviço social e das universidades no Brasil na década de 80 do século XX.
O advento das Diretas Já repercutiu no serviço social brasileiro, com o início de uma análise crítica mais alinhada às causas populares e com mudanças nas universidades, que passaram a atualizar-se.
Considerando o pensamento conservador incorporado pelo serviço social em sua trajetória intelectual, julgue o próximo item.
Não se vislumbra no serviço social um novo paradigma para romper com a herança conservadora, dada a impossibilidade de renovação na prática do assistente social na sociedade capitalista.
Segundo Yasbek (2009), para compreender as demandas do serviço social, na perspectiva da teoria crítica, faz-se necessário uma análise sociopolítica, econômica e cultural da realidade dos usuários para
Os direitos políticos, econômicos e sociais foram assegurados mediante lutas de milhares de trabalhadores em âmbito internacional, por meio dos movimentos sociais. Dessa forma,
Na visão da literatura contemporânea do Serviço Social, trabalhar na perspectiva da ampliação da democracia no contexto da relação assistente social - usuário significa:
Considerada fonte dos referenciais orientadores do pensamento e da ação do Serviço Social brasileiro em sua gênese é a
Quanto à emergência do serviço social no Brasil, julgue o item que se segue.
A prática profissional dos primeiros assistentes sociais era legitimada e acolhida pela classe trabalhadora, pois promovia o nível de vida das famílias necessitadas e minorava o sofrimento dos desvalidos.
A história do serviço social revela um complexo processo de renovação da profissão, marcado por momentos fundamentais, que contribuíram de forma decisiva para que o serviço social revisse suas bases e redirecionasse os horizontes da profissão. Com relação a esse período da história do serviço social, julgue o item subsequente.
O Movimento de Reconceituação emergiu na metade da década de 1950 e prolongou‐se por duas décadas, representando um marco decisivo no desencadeamento do processo de revisão crítica do serviço social e sendo um fenômeno tipicamente brasileiro.
O trabalho social com famílias no âmbito da Política de Assistência Social requisita alguns fundamentos teórico-metodológicos. Sobre isso, analise as assertivas abaixo:
I - Requisita o domínio de determinadas categorias tais como: proteção social, família, autonomia, direitos de cidadania, necessidades humanas;
II - Assenta-se na concepção da Assistência como direito do Estado e na matricialidade sociofamiliar;
III - A matricialidade sociofamiliar deve estar articulada à concepção de território, de autonomia, de participação e de integração à seguridade social e às políticas socioeconômicas.