No que se refere às funções arquivísticas, julgue os próximos itens.
A inclusão de templates de documentos de arquivo em redes internas é considerada uma prática inadequada, porque prejudica a autenticidade desses documentos.
No que se refere às funções arquivísticas, julgue os próximos itens.
Os documentos de valor secundário deverão passar por todo o processamento técnico, incluindo-se a aplicação da tabela de temporalidade e a microfilmagem de substituição, quando forem recolhidos ao arquivo permanente.
No que diz respeito à gestão de documentos, julgue os próximos
itens.
Os prazos de guarda nos arquivos corrente e intermediário contidos na tabela de temporalidade resultam da identificação do valor primário nos documentos de arquivo.
Os documentos de arquivo possuem valores determinados pelo conteúdo de suas informações, assim, documentos que interessam a vários órgãos externos e públicos em geral chamam-se:
Acerca das funções arquivísticas de criação, aquisição, difusão e preservação de documentos, julgue os itens que se seguem.
A definição de reformatação dos documentos de arquivo implica que, na prática, se opere com a função de aquisição.
Sobre os documentos e a sua preservação, assinale a
alternativa correta.
"Restos humanos que podem ser de um guerrilheiro do Araguaia foram encontrados nesta semana na região conhecida como Tabocão, no Brejo Grande do Araguaia, a 90 quilômetros de Marabá." (Jornal Liberal). Baseados na notícia acima, é correto afirmar que:
Assinale a opção em que as atividades de conservação de documentos são ligadas à fase arquivística.
A tabela de temporalidade de documentos é um instrumento arquivístico que gerencia os prazos de guarda dos documentos. Em uma tabela de temporalidade, indique quais são as opções para a destinação final de documentos.
São considerados tipos básicos de arranjo físico, exceto:
Acerca das funções arquivísticas, julgue os itens que se seguem.
As funções arquivísticas foram desenvolvidas a partir da teoria das três idades documentais, com o objetivo de subsidiar o diagnóstico da situação arquivística.
Um arquivista de uma empresa pública desenvolve a tarefa de descrever funções de entidades coletivas associadas à produção e à manutenção de arquivos, com base na norma internacional para essa atividade. Assim, ao descrever a área de contextualização, o arquivista deve fornecer uma data ou período que indique o começo e o término da função. No caso de a função ser contínua, o arquivista não precisará fornecer a data
Quando os documentos repousam em posição perpendicular à da prateleira de uma estante, tem-se o chamado armazenamento
A função arquivística que se relaciona diretamente ao acesso a documentos é a função de
No Departamento de Recursos Humanos de uma instituição, há pastas correspondentes aos seguintes funcionários:
a. João Manuel de Souza
b. Luiz Alberto de Sousa
c. Maria Regina da Silva
d. José Dias Silva
e. Doroti Silveira
f. Sérgio Sampaio
g. Carlos Souza Silva
Se tais pastas forem submetidas a ordenação alfabética, sua disposição correta será