Em relação aos analgésicos opioides, assinale a alternativa INCORRETA.
O glaucoma é uma condição que pode acometer o paciente idoso.
Analise as alternativas a seguir relativas ao tratamento do glaucoma.
I. A latanoprosta é um análogo de prostaglandina associado à baixa incidência de reações adversas sistêmicas.
II. O betaxolol é um antagonista seletivo de receptores beta1-adrenérgicos e tem menor risco de induzir dificuldade respiratória.
III. A pilocarpina é um agonista colinérgico que pode induzir miopia.
Estão corretas as afirmativas:
Acerca da atuação de medicamentos no organismo humano, julgue o item seguinte.
O acetaminofeno, ou paracetamol, e a dipirona são analgésicos puros capazes de aliviar dor de intensidade leve a moderada e febre, pois eles afetam a produção de substâncias conhecidas como prostaglandinas.
Para os pacientes que são alérgicos às Penicilinas e que necessitam de uma ação profilática contra a Endocardite Infecciosa, o cirurgião dentista poderá receitar
A associação de fármacos que atuam no sistema nervoso central pode causar efeitos adversos potencialmente letais. Sem conhecer esses efeitos adversos, José, que já faz uso do medicamento A para tratar dor severa há um ano, porém agora sem sucesso, resolveu aceitar a ajuda de um amigo e ingeriu três comprimidos do medicamento B, que é utilizado como hipnótico e sedativo.
Acerca dessa situação hipotética e de aspectos diversos a ela relacionados, julgue o próximo item.
O fármaco A poderia ser um opioide e o fármaco B poderia ser um benzodiazepínico.
Prestes a entrar em cirurgia, um paciente recebeu atracúrio por via intravenosa como complemento à anestesia. O atracúrio é um fármaco que causa paralisia muscular por bloqueio não despolarizante, ou seja, atua como antagonista competitivo dos receptores de acetilcolina. Qual tipo de fármaco pode ser usado para reverter seu efeito?
Após uma festa, mulher de 25 anos é levada inconsciente à emergência de um hospital, sem coordenação motora, com insuficiência respiratória e hálito alcoólico. Acompanhante relata que ela faz uso contínuo de um medicamento para tratar a ansiedade. Quando associado ao álcool, qual fármaco pode levar a uma severa depressão do sistema nervoso central?
A síndrome metabólica (SM) é um transtorno complexo representado por um conjunto de fatores de risco cardiovascular usualmente relacionados à deposição central de gordura e à resistência à insulina. Uma das complicações associadas à SM é a ocorrência de lesão renal, sobretudo em pacientes com pressão arterial de difícil controle. A classe de anti-hipertensivo de primeira escolha para o controle pressórico em pacientes com comprometimento renal são os
O sinergismo ocorre quando o efeito obtido de dois ou mais medicamentos combinados é igual ou maior do que a soma dos produzidos por cada um deles em separado. No caso dos antimicrobianos, a combinação dos fármacos tem como objetivo reduzir a concentração inibitória mínima necessária para produzir efeitos inibitórios ou letais sobre os microrganismos, atuando por meio de diferentes mecanismos. A seguir, são apresentadas combinações de antimicrobianos associados a determinados medicamentos de ação sinérgica. A correlação correta é
Medicamentos com propriedades parassimpaticomiméticas agem sobre o sistema nervoso autônomo e apresentam várias utilidades clínicas. Podem atuar de forma direta como agonista ou inibindo o processo que previne a hiperestimulação do receptor colinérgico. Um exemplo de fármaco parassimpaticomimético de ação direta é
Para responder a próxima questão considere a Resolução nº 67/2007, que dispõe sobre boas práticas de manipulação de preparações magistrais e oficinais para uso humano em farmácias.
Verificações realizadas durante a manipulação de forma a assegurar que o produto esteja em conformidade com as suas especificações são chamadas de:
Para responder a próxima questão considere a Resolução nº 67/2007, que dispõe sobre boas práticas de manipulação de preparações magistrais e oficinais para uso humano em farmácias.
A varfarina é definida como fármaco com:
Assinale a alternativa correta. Muitas vezes a forma do sal do medicamento não importa em sua ação. Mas no caso do diproprionato de betametasona, essa forma de ester torna o fármaco:
Neurotransmissores são moléculas sintetizadas pelos neurônios. O ácido gama amino butírico (GABA) constitui um neurotransmissor com a ação inibitória neuronal, em decorrência da abertura de canais de cloreto. Considerando a farmacoterapia que interfere no sistema Gabaérgico, analise as afirmativas e assinale a alternativa CORRETA.
I. Os Benzodiazepínicos, fármacos empregados no controle de estados de tensão, atuam como moduladores da ação do GABA, exercida em sítios alostéricos localizados nos receptores GABAérgicos.
II. Considerando os benzodiazepínicos disponíveis no arsenal terapêutico, pode-se afirmar que não existe diferença em relação às características farmacodinâmicas e farmacocinéticas.
III. Para a reversão dos efeitos dos benzodiazepínicos, no caso de superdosagem, a administração de flumazenil é indicada, por bloquear por inibição competitiva os receptores gabaérgicos.
A doença renal crônica é um importante problema de saúde que acomete inúmeras pessoas em todo o mundo. A incidência e prevalência têm aumentado progressivamente no Brasil. A incidência aumenta com a idade, afetando mais os homens que as mulheres e tem a hipertensão arterial sistêmica, glomerulonefrites e diabetes como principais causas da doença. Algumas regras devem ser observadas durante o atendimento odontológico de nefropatas. Analise as afirmativas e marque a alternativa CORRETA.