A manipulação de medicamentos tem como principal característica a preparação personalizada de medicamento destinado a determinado usuário, portador de prescrição ou orientação terapêutica realizada por profissional habilitado, considerando as características de cada paciente. A farmácia com manipulação é o único estabelecimento autorizado por lei para o preparo (aviamento) e comercialização do medicamento manipulado.
Em consequência do crescimento, legislações mais rigorosas e consumidores mais exigentes, fez-se com que o setor magistral evoluísse constantemente, ocupando um importante espaço perante a população, favorecendo o acesso aos medicamentos individualizados. As Boas Práticas estabelecem uma série de roteiros para as diferentes etapas do processo, desde o atendimento ao cliente, aquisição de matérias-primas e embalagens, avaliação farmacêutica do receituário, manipulação, controle da qualidade e dispensação do medicamento até a manutenção da estrutura física, equipamentos, setor administrativo e equipe técnica. Portanto, para a manipulação de algumas classes de medicamentos (psicotrópicos, antibióticos, citostáticos e hormônios) necessitam de um rigor a mais durante a sua manipulação.
Adaptado de Farmácia com Manipulação – Guia da Profissão Farmacêutica, 1ª Edição, 2017.
Baseando-se nessas necessidades especiais que algumas classes de medicamentos exigem, julgue as assertivas abaixo.
I- A manipulação de psicotrópicos em uma farmácia com manipulação, somente poderá ser realizada após a publicação no Diário Oficial da União da autorização especial emitida pela Anvisa.
II- Para manipulação dessas classes terapêuticas, a farmácia deverá possuir salas dedicadas exclusivamente para a manipulação de cada uma dessas classes, dotadas de antecâmara, com sistemas de ar independentes e de eficiência comprovada. As salas devem possuir pressão negativa em relação à antecâmara, de forma a impedir o lançamento de pós no laboratório ou no meio ambiente, evitando contaminação cruzada, protegendo o manipulador e o meio ambiente. Este diferencial de pressão deve ser no mínimo 5 Pa (Pascais).
III- O farmacêutico não precisa supervisionar todas as operações dos laboratórios, podendo delegar esta função a um funcionário previamente treinado para essa função, porém este funcionário deve estar ciente de cada etapa realizada de acordo com a legislação vigente, devendo intervir se necessário.
IV- As matérias-primas deverão ser adquiridas somente de fornecedor qualificado, obedecendo a ficha de especificação. O farmacêutico determinará uma planilha de rodízio de manipuladores para realizar estas formulações, com registros. Todos os envolvidos na manipulação devem utilizar equipamentos de proteção individual (EPI) próprios.
Está CORRETO o que se afirma apenas em.
Sabe-se que alguns medicamentos apresentam interações quando associados ou isolados com exames laboratoriais. Por isso deve-se indicar todos os medicamentos que estão sendo utilizados quando se vai fazer um exame laboratorial. Assinale a alternativa que apresenta uma interação CORRETA entre um medicamento e um exame laboratorial.
As estruturas químicas abaixo representam diversas classes de antimicrobianos. Assinale a alternativa que apresenta um antibiótico betalactâmico.
Para que o antimicrobiano exerça sua atividade, primeiramente deverá atingir concentração ideal no local da infecção, ser capaz de atravessar, de forma passiva ou ativa, a parede celular, apresentar afinidade pelo sítio de ligação no interior da bactéria e permanecer tempo suficiente para exercer seu efeito inibitório. Esse grupo, são um grupo de antimicrobianos quimicamente constituídos por um anel macrocíclico de lactona, ao qual ligam-se um ou mais açúcares. Estamos diante de todos abaixo com essas características, exceto:
A endocardite infecciosa é uma doença rara, aguda ou subcrônica. Apresenta-se consequente à invasão bacteriana de uma área focal do endotélio de uma válvula cardíaca, ou de uma cavidade do coração com liberação contínua de micro-organismos infectantes para a corrente sanguínea. Em que condição clínica a profilaxia antibiótica é recomendada de acordo com "American Heart Association"?
No paciente idoso, há diversas alterações farmacocinéticas relacionadas com os processos de distribuição e excreção do medicamento. Essas alterações fazem com que uma maior quantidade de medicamento fique na forma livre circulante. Nesses casos, as doses utilizadas dos medicamentos em pacientes idosos, comparados a pacientes jovens, devem ser:
Em relação à profilaxia antimicrobiana em Odontologia, marque V para as alternativas verdadeiras e F para as falsas:
( ) em pacientes com história pregressa de endocardite bacteriana, o uso de profilaxia antibiótica é indicado.
( ) a raspagem subgengival é um procedimento que não necessita de profilaxia antibiótica.
( ) pequenas restaurações em resina composta são procedimentos indutores de endocardite bacteriana e por isso precisam de profilaxia antibiótica.
( ) a febre reumática prévia com disfunção valvar é uma condição de risco para o desenvolvimento de endocardite bacteriana, por isso é indicada a profilaxia antibiótica.
( ) em situações de baixo risco de endocardite bacterina, como na instrumentação intracanal, não está indicada a profilaxia antibiótica.
Marque a alternativa com a sequência CORRETA:
Marque a alternativa que tem medicamentos específicos para tratamento de fungos:
A profilaxia da endocardite é feita especialmente nos indivíduos que possuem alto risco de desenvolver endocardite, como: • Indivíduos com válvulas artificiais; • Pacientes que já tiveram endocardite; • Indivíduos com doença das válvulas que já fizeram um transplante de coração; • Pacientes com doenças cardíacas congênitas. Antes do tratamento dentário o dentista deverá orientar o paciente a tomar 2g de amoxicilina ou 500mg de azitromicina pelo menos 1 hora antes do tratamento. Com relação e essa doença marque a alternativa correta:
O uso de qual medicamento abaixo, pode retarda o trabalho de parto e estreitar o cordão umbilical do feto?
O grupo de antimicrobianos classificados como ß- lactâmicos possui em comum no seu núcleo estrutural o anel ß-lactâmico, o qual confere atividade bactericida. Pertencem a este grupo exceto:
Sobre os inibidores altamente seletivos de Cox-2 é CORRETO afirmar que:
Os anti-inflamatórios não esteroides (AINE) possuem propriedades analgésica, antitérmica, anti-inflamatória e antitrombótica. Sobre as propriedades dos AINE, informe se é verdadeiro “V” ou falso “F” o que se afirma abaixo e, a seguir, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta. ( ) Segundo a avaliação de custo/benefício, os inibidores seletivos de COX-2 (ciclo-oxigenase-2) só possuem justificada indicação nos pacientes com mais de 75 anos, sem doença cardiovascular instalada, e nos que têm antecedentes de úlcera ou hemorragia digestiva induzida por AINE. ( ) O aumento da dose corresponde a um aumento do efeito terapêutico, não havendo efeito teto com a elevação da dose. A limitação do aumento da dose se dá, exclusivamente, pela ausência de efeito teto para reações adversas, especialmente no trato gastrointestinal. ( ) Os AINE recomendados para crianças, com baixa incidência de efeitos adversos, são o ibuprofeno e o naproxeno. ( ) COXibs não possuem indicação primária em tratamentos de curta duração (3 a 5 dias), pois o efeito digestivo protetor só se justifica em uso prolongado.
Sobre analgesia assinale a alternativa CORRETA:
Para profilaxia da endocardite bacteriana, em pacientes alérgicos as penicilinas, a dose e o antibiótico recomendados para adultos, respectivamente são: