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Questões de Concurso – Aprova Concursos

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Michael Porter propõe um modelo de cinco forças competitivas para analisar a rivalidade entre concorrentes e a ameaça representada por novos entrantes, pela possível emergência de produtos substitutos e pelo poder de barganha ou negociação de fornecedores ou de compradores.

Assinale a opção que define o nível geral de rivalidade:

   Duas empresas que utilizam sistemas de informações gerenciais (SIG), uma varejista e a outra fabricante de calçados e
roupas, empregam as estratégias descritas a seguir.


• A empresa varejista utiliza SIG para o registro da venda de cada item e, periodicamente, o computador central coleta os pedidos de todas as lojas aos fornecedores, de modo que não haja gasto excessivo com a manutenção de grandes estoques de mercadoria em centros de distribuição, em um sistema de reposição contínuo.
• A empresa fabricante de calçados e roupas utiliza SIG para a criação de produtos e serviços personalizados que se ajustem a especificações precisas de seus clientes, de modo que estes possam escolher o modelo, cores, materiais e até mesmo logotipo personalizado em seu produto.


Na situação hipotética apresentada, segundo o modelo das forças competitivas de Porter, as referidas empresas estão utilizando SIG nas estratégias genéricas, respectivamente, de

Competitividade é uma tradução particular da ideia de eficácia, que se aplica particularmente a empresas. Competitividade é um critério extremamente importante de desempenho. São inúmeras as vantagens competitivas que uma empresa pode ter. Assinale a alternativa que apresenta a vantagem competitiva que se relaciona ao custo.

Quanto ao planejamento estratégico, julgue:

Segundo o modelo de Porter, a ameaça de novos entrantes e o poder de barganha dos clientes são forças
que influenciam a concorrência.

Segundo Porter (2004), ao enfrentar as cinco forças competitivas, existem três abordagens estratégicas genéricas potencialmente bem-sucedidas para superar as empresas em uma indústria: liderança do custo total, diferenciação e enfoque.

Analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa que representa um RISCO de seguir a estratégia de ENFOQUE:

Em relação às funções da administração e ao processo de planejamento, julgue o item.  

De acordo com o modelo de Porter de análise competitiva, o poder de barganha dos clientes da organização independe do seu nível de informação sobre os produtos.

Considerando a análise do ambiente segundo modelo de Porter, descrita por Maximiano (2011), e a análise do ambiente do ramo de negócios de serviços de transporte urbano por aplicativo, assinale a alternativa INCORRETA, em relação à formulação de estratégia.




A Análise das 5 Forças, concebida por Michael Porter, se tornou um clássico da administração. Para desenvolver a análise é preciso refletir sobre cinco contextos em que a empresa está inserida, chamadas por Porter de forças. De acordo com este modelo, as forças competitivas que devem ser estudadas para se criar uma estratégia empresarial eficiente são: o nível de rivalidade entre os concorrentes, o poder de barganha dos fornecedores, poder de barganha dos clientes/consumidores, a ameaça de novos entrantes no mercado e:

Segundo Porter, no processo de planejamento, as estratégias podem ser  classificadas em três categorias:

Acerca das noções básicas de administração, julgue o item. Se determinado administrador tentar compreender as necessidades de seus funcionários e adaptar a empresa a essas necessidades, terá adotado a abordagem comportamental da administração.

Em relação às funções da administração e ao processo de planejamento, julgue o item.  

Uma das estratégias genéricas citadas por Porter é a diferenciação, que envolve o desenvolvimento de produtos ou serviços únicos, com base na lealdade à marca do cliente.

No que tange ao planejamento estratégico, à excelência nos serviços públicos, ao empreendedorismo governamental e às novas lideranças no Setor Público, julgue o item que se segue.

A competição entre os prestadores de serviços governamentais não é um dos princípios propostos por Osborne e Gaebler para reinventar o governo.

A direção da empresa XXY foca a diminuição de defeitos no processo produtivo e no acompanhamento constante das atividades de distribuição. Dessa forma, os produtos oferecidos pela empresa apresentam elevado padrão de qualidade e estão rapidamente disponíveis aos consumidores. Além disso, é oferecida assistência permanente, assim como informação completa aos consumidores. A ideia da XXY é diferenciar, ao máximo, sua oferta de produtos das ofertas apresentadas por concorrentes, de maneira a agradar uma grande quantidade de clientes. Nesse caso, a estratégia competitiva genérica praticada pela XXY é denominada estratégia de

Uma nova lei é editada prevendo que todos os novos taxistas, a partir da edição da lei, deverão ter curso superior. Conforme a concepção do modelo das 5 forças proposto por Michael Porter, essa medida pode ser entendida como

Uma empresa optou por uma estratégia de liderança em custo para alcançar sua vantagem competitiva.

A escolha dessa estratégia justifica-se pelo fato de a empresa possuir

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