Em relação ao planejamento estratégico hospitalar, julgue o item seguinte.
Elaborar projeções na área de saúde é algo extremamente frágil, pois, nessa área, o ambiente é altamente suscetível a desequilíbrios repentinos, o que torna fundamental antever cenários.
São vantagens e fatores condicionantes da participação nos lucros e nos resultados:
No que concerne a cultura e clima organizacionais, julgue o item que se segue.
No caso da cultura da organização ser marcada por um alto nível de incerteza e por uma orientação de curto-prazo, os programas de treinamentos tenderão a ser mais exitosos do que os programas de educação corporativa.
A tabela a seguir mostra a distribuição de indicadores de estrutura relacionados a instalações e equipamentos nos triênios 1 (2002, 2003 e 2004) e 2 (2006, 2007 e 2008), e suas médias, T1 e T2, de determinado hospital universitário.
Tendo como referência os dados mostrados na tabela, julgue o seguinte item.
Os resultados apresentados mostram uma melhoria nos indicadores referentes ao número de leitos operacionais, número de consultórios e número de salas de atendimento de urgência e emergência.
Acerca da definição e das atitudes em relação ao planejamento, à ética, à responsabilidade social e ao atendimento ao público, julgue o seguinte item.
O planejamento estratégico é o mais amplo e abrange toda a organização, embora seja definido por sua cúpula (no nível institucional).
O fluxo abaixo apresenta as etapas do gerenciamento de estratégias. Complemente-o, escolhendo a alternativa que apresenta a sequência CORRETA.

Considere-se um tipo de manutenção no qual os serviços serão executados por meio de uma programação definida por unidades de calendário (dias, semanas, etc.) ou por unidades não calendário (quilômetros rodados, horas de funcionamento, etc.). Esse tipo de manutenção é classificado como sendo manutenção
Um representante de vendas de uma empresa fechou um contrato de 15 mil reais com um pequeno varejista. Ele envia o pedido para o Departamento de Crédito de sua empresa, mas o crédito não é aprovado devido ao histórico de mau pagador do cliente. No dia seguinte, o representante e o gerente de crédito se reúnem para discutir o problema. O representante não quer perder o negócio, o gerente, também não, mas eles têm medo de trabalhar com um cliente inadimplente. Eles examinam suas posições abertamente e, depois de muita discussão, chegam a uma solução que favorece a ambos: o gerente de crédito aprova a venda, mas o varejista terá de oferecer uma garantia bancária que assegure o pagamento, caso o débito não seja saldado em 60 dias.
Essa negociação acima descrita é um exemplo de
Produtos organizacionais são comercializados entre empresas para uso na gestão dos negócios.
Uma de suas variações engloba os bens de capital, que incluem
A estrutura funcional é um modelo de departamentalização que está baseado no agrupamento de tarefas segundo as funções organizacionais.
Assinale a opção que apresenta uma vantagem dessa estrutura.
Julgue o item seguinte, referente à cultura organizacional.
Cabe à cultura organizacional sinalizar para o público externo quais características são relevantes para a organização.
A direção da empresa XXY foca a diminuição de defeitos no processo produtivo e no acompanhamento constante das atividades de distribuição. Dessa forma, os produtos oferecidos pela empresa apresentam elevado padrão de qualidade e estão rapidamente disponíveis aos consumidores. Além disso, é oferecida assistência permanente, assim como informação completa aos consumidores. A ideia da XXY é diferenciar, ao máximo, sua oferta de produtos das ofertas apresentadas por concorrentes, de maneira a agradar uma grande quantidade de clientes. Nesse caso, a estratégia competitiva genérica praticada pela XXY é denominada estratégia de
O gerente de vendas da empresa XPTO reuniu sua equipe para realizar ações de treinamento e para aprimorar relacionamentos entre os vendedores da empresa. Era necessário que todos conhecessem as características do novo produto da empresa e conhecessem os resultados da pesquisa de mercado encomendada pela direção de marketing. Dessa forma, saberiam como interagir melhor com os clientes. Além disso, havia acontecido algumas disputas equivocadas entre membros do time de vendas e era necessário acalmar o clima na empresa. Essas ações fazem parte das funções do gerente de vendas denominadas
A respeito de análise e melhoria de processos, julgue o item seguinte.
O benchmarking é um método aleatório de recolher informações para comparar desempenhos e identificar oportunidades de melhoria.
Uma das primeiras situações que a Secretaria de Administração de um Estado necessita para elaborar seu novo Planejamento Estratégico é identificar sua cultura organizacional dominante para estabelecer sinergia entre seus servidores e as novas metas da instituição. Sendo assim, identificou-se que tal órgão público possui uma “cultura da consistência", cuja principal característica é a de possuir foco estratégico no ambiente