O treinamento de Longo Prazo (TLP) deve ocorrer por anos de preparação, não focando necessariamente em um esporte durante esse período. Assim, evita-se o treinamento precoce e possibilita a ampliação do leque motor dessas crianças.
Com esse conhecimento, podemos dizer que o TLP possui, como primeira etapa de treinamento, a/o
Matthiense(2014) fala que ensinar o atletismo na escola perpassa diferentes desafios que devem ser superados, tendo em vista ser uma das modalidades esportivas mais acessíveis e propícias para o ensino, dada a facilidade de inserção de crianças e jovens em sua prática. Neste sentido, para além do que se conhece do atletismo em termos competitivos, deve-se explorá-lo como conhecimento, abrangendo não apenas procedimentos, mas conceitos e atitudes. Sendo assim, pensando em como explorar a questão conceitual do atletismo a autora, fala que é necessário abordar os seguintes temas:
De origem inglesa, o Rúgbi ou Rugby é um esporte coletivo de intenso contato físico entre os jogadores. Concebido inicialmente como uma variação do futebol e é disputado atualmente em mais de 120 países espalhados pelo mundo, sobretudo nas Ilhas Britânicas, Austrália, Nova Zelândia, França e África de Sul. O campo consiste em uma área de 144 metros de comprimento por 70 metros de largura e a sua superfície deve ser de grama, areia, barro, grama artificial e, em casos especiais, até na neve. Tendo uma partida com duração de 1 hora e 20 minutos divididos em dois tempos de 40 minutos, a quantidade de jogadores titulares por cada equipe que inicia uma partida no Rugby tradicional é de:
Tubino(1992), ao defender suas teses sobre o esporte moderno, ressalta que, ao considerar o esporte praticado na Grécia, na antiguidade clássica, foi a primeira manifestação do mesmo, mas numa perspectiva de "esporte antigo", enquanto que o "esporte moderno", nasceu com Thomas Arnold, no colégio Rugby, na Inglaterra. Segundo o autor, Arnold, sob influência de Darwin, tentou introduzir o utilitarismo no desenvolvimento do esporte moderno. Nesta direção, ele identificava no esporte, três características principais:
Para atingir o principal objetivo defensivo no jogo de basquetebol, que é o impedimento da conversão de cesta pelo adversário, diversas ações são necessárias. Partes dessas ações são exercidas individualmente, como evitar o posicionamento do jogador de ataque em local privilegiado para arremessar e dificultar o recebimento da bola (marcar linha do passe). Tais ações individuais são frequentemente elencadas como um dos fundamentos do jogo.
Nesse sentido, analise as afirmativas a seguir.
Estão CORRETAS as afirmativas:
A natação foi inserida nos primeiros Jogos Olímpicos da Era Moderna, em 1896, e as provas disputadas foram os 100, 500 e 1200 metros livre. Durante as décadas seguintes, principalmente após a fundação da Federação Internacional de Natação - FINA - em 1908, outras provas foram incluídas junto ao processo de composição desta modalidade, tais como 50, 200, 400, 800 e 1500 metros livre, havendo também o processo de divisão de categorias etárias (COSTA et al., 2015). A Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos, fundada em 21 de outubro de 1977, filiada à Federação Internacional de Natação e ao Comitê Olímpico Brasileiro, segue as regras da FINA para as competições de natação, conforme a CBDA (2017). Sobre as regras para competição de natação, a idade máxima dos oficiais (juízes, juiz de partida e árbitro geral) quando atuarem em campeonatos ou competições da FINA, exceto os oficiais de master e polo aquático, é:
A maneira pela qual os esportes na natureza vêm sendo retratados pelos meios de comunicação, evidenciam sempre o caráter de excepcionalidade, sua dimensão fantástica e espetaculosa. São imagens acrobáticas, sensacionais, “de tirar o fôlego”, evocando certos caracteres comportamentais que o reforçam como algo além de um simples Esporte. Ao adaptar esse conteúdo para as aulas de Educação Física, há muitas razões para incluirmos os esportes de aventura na escola (Ferreira, 2016), sendo assim, a alternativa em que as atividades propostas tem relação com atividades de Esporte na Natureza é:
Sobre os fundamentos técnicos do goleiro de handebol, segundo Tenroller, podemos
considerar os seguintes tipos de defesa:
I. Defesas altas.
II. Defesas médias.
III. Defesas de quadris.
IV. Saída com punho cerrado.
Quais estão corretas?
Nas partidas oficiais de futebol foi inserida a regra do árbitro de vídeo (VAR), que entrou em vigor na Copa do Mundo de 2018. Quais são as
intervenções que podem ser feitas pelo árbitro de vídeo durante uma partida?
No Futsal, o tiro lateral ocorre após a bola sair pela linha lateral da quadra, e sua cobrança é feita com
Os fundamentos do Handebol são essenciais para sua prática e como ocorre em todo esporte, são aprendidos e aplicados no momento do jogo.
São fundamentos do Handebol:
Segundo Barbieri C.A.S. (2001), os princípios descritos abaixo fazem parte do esporte educacional, EXCETO:
O basquete, ou basquetebol, é um jogo de origem norte-americana do século XIX. Pode ser jogado tanto em quadras abertas quanto fechadas e, embora seja um esporte praticado por homens em sua maioria, também é jogado por mulheres até mesmo em grandes torneios esportivos. Geralmente é disputado por duas equipes, cada uma com 5 jogadores. São consideradas
regras do basquete:
Estão CORRETAS as alternativas:
Leia as afirmativas a seguir:
I. No salto triplo, o atleta dá quinze saltos antes do salto final na caixa de areia.
II. De acordo com a regra, no atletismo, no salto em altura, os atletas correm e saltam de costas sobre uma barra horizontal.
Marque a alternativa CORRETA:
Leia as afirmativas a seguir:
I. O basquetebol é um esporte individual, nunca praticado entre equipes.
II. No basquetebol, os jogadores são classificados em armadores (base), extremos e postes (pivôs).
Marque a alternativa CORRETA: