Ir para o conteúdo principal

Questões de Concurso – Aprova Concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.

Exibindo questões de 428 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros
Folha de respostas:

  • 1
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 2
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 3
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 4
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 5
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 6
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 7
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 8
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 9
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 10
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 11
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 12
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 13
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 14
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 15
    • a
    • b
    • c
    • d

As línguas de sinais, por serem línguas visoespaciais, como, por exemplo, a Libras, são produzidas no espaço. São exemplos de sinais realizados no espaço neutro:

Analise as afirmativas a seguir sobre sintaxe espacial da Língua Brasileira de Sinais. I. O estabelecimento nominal e o uso do sistema pronominal são essenciais para as relações sintáticas no espaço de sinalização. II. O sinalizante estabelece os pontos no espaço de sinalização. Depois de introduzidos, os pontos podem ser referidos posteriormente no discurso. III. Os pontos no espaço de sinalização são sempre imaginários, estando os referentes fisicamente presentes ou ausentes. IV. Os verbos com concordância, também chamados de verbos direcionais, não têm relação com os pontos estabelecidos no espaço de sinalização. Assinale

O ensino de gramática, quer da língua portuguesa, quer da Libras, tem muito a ver com a percepção que o professor assume de linguagem, podendo ser, dentre outras, a de que a língua é uma estrutura ou uma expressão do pensamento, ou um conjunto de sentenças, ou um sistema de normas. A partir dessas concepções, o professor começa a definir o sucesso ou o fracasso do aluno. Assinale corretamente a assertiva que se distancia de uma concepção formalista.

Ao se deparar com a expressão “artefato cultural”, o senso comum geralmente a relaciona com objetos materiais produzidos pela mão humana, herança de um povo, de uma cultura. No entanto, a expressão também carrega um outro conceito: artefato cultural como um ideal com função simbólica. Por isso, as poesias em línguas de sinais podem ser consideradas artefatos culturais. A poesia em sinais “Five senses” (cinco sentidos) é de autoria do poeta surdo

Leia as afirmativas a seguir:

I. A Libras é um sistema linguístico de natureza visual-motora sem estrutura gramatical própria.

II. Todo cidadão tem direito à educação e à aprendizagem ao longo da vida.

Marque a alternativa CORRETA:

A questão da inclusão é um assunto que entrou na pauta
educacional e de políticas públicas desde a Constituição
Federal de 1988. A Lei 13.146/2015, em seu artigo 27, diz que
a educação constitui direito da pessoa com deficiência,
assegurado sistema educacional inclusivo e aprendizado, de
forma a alcançar o máximo desenvolvimento possível de seus
talentos e habilidades físicas, sensoriais, intelectuais e sociais,
segundo suas características, interesses e necessidades de
aprendizagem. Sobre a questão da inclusão das pessoas com
deficiência, no que se refere à educação, assinale a alternativa
correta.

A inclusão de crianças com deficiência na escola regular, para que tenham acesso à sua formação integral como todos os demais brasileiros, foi um grande ganho, visto que promoveu mútua oportunidade de aprendizado, ao proporcionar a real e diária convivência entre seres humanos separados a anos pelas "muralhas da divisão, do preconceito e do afastamento". Do ponto de vista docente, a inclusão demanda intensa reflexão sobre planejamento e prática de ensino, com vistas à plena inclusão, o que requer a busca incessante por atualização teórica e novas ferramentas. Um professor que recebe alunos surdo-cegos em sua turma, encontraria valoroso apoio em qual método de comunicação?

Sobre os artefatos culturais denominados por Karin Strobel (2008, p. 37) a comunidade surda produz seus próprios materiais e/ou objetos para enriquecerem ainda mais sua cultura. Com base nisso, assinale a assertiva correta.

Conforme a Lei Brasileira de Inclusão, nº 13.436/15, no Capítulo IV, que dispõe sobre o direito à educação, analise as afirmativas abaixo. I. Oferta de educação bilíngue, em Libras como primeira língua e na modalidade escrita da língua portuguesa como segunda língua, em escolas e classes bilíngues e em escolas inclusivas. II. Disponibilização apenas do tradutor/intérprete de Libras nos processos seletivos para ingresso e permanência em cursos oferecidos por instituições públicas e privadas. III. Não obrigatoriedade de tradução completa em editais. Assinale

“O fato de a comunidade surda ser a única comunidade que, em qualquer país, está inserida na e cercada pela comunidade majoritariamente ouvinte faz com que as línguas de sinais estejam em contato direto com as línguas orais locais. Nessa “coabitação” linguística, é natural ocorrer empréstimos, mesclas e hibridismos.” (Gesser, 2009) A partir do ponto de vista exposto no texto acima, foi criado um mito acerca das línguas de sinais. Assinale a alternativa que indica a qual mito estamos nos referindo.

O classificadores na Libras podem ser de vários tipos. Sobre o tema, analise as descrições a seguir. I. Classificador que produz forma e tamanho e geralmente é feito com as duas mãos, para reprodução mais fiel de formas simétricas, assimétricas e tamanhos do que está sendo descrito. II. Classificador que reproduz posição ou movimento de objetos, pessoas e animais em número determinado ou não. III. Classificador que produz a forma de utilizar determinado objeto. Assinale a alternativa que corresponde, respectivamente, aos classificadores apresentados.

Sobre os verbos espaciais e verbos classificadores, assinale a alternativa que contenha exemplos desses dois tipos de verbos, respectivamente.

Segundo Quadros (2004), sinais manuais são frequentemente acompanhados por expressões faciais que podem ser consideradas gramaticais. Tais expressões são chamadas de marcações não-manuais. De acordo com o texto acima, assinale a alternativa que possui somente expressões não manuais.

Leia as afirmativas a seguir:

I. O cidadão que não concluiu o Ensino Fundamental na idade própria não terá novamente o direito de acesso ao mesmo.

II. O basquetebol pode ser jogado numa quadra fechada, ou mesmo, ao ar livre.

Marque a alternativa CORRETA:

Leia as afirmativas a seguir:

I. O poder público deve apoiar o uso da Libras como meio de comunicação objetiva das comunidades surdas do Brasil.

II. A avaliação não deve considerar a interpretação qualitativa do conhecimento construído pelo aluno.

Marque a alternativa CORRETA:

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282