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Ao se deparar com a expressão “artefato cultural”, o senso comum geralmente a relaciona com objetos materiais produzidos pela mão humana, herança de um povo, de uma cultura. No entanto, a expressão também carrega um outro conceito: artefato cultural como um ideal com função simbólica. Por isso, as poesias em línguas de sinais podem ser consideradas artefatos culturais. A poesia em sinais “Five senses” (cinco sentidos) é de autoria do poeta surdo

Leia as afirmativas a seguir:

I. A Libras é um sistema linguístico de natureza visual-motora sem estrutura gramatical própria.

II. Todo cidadão tem direito à educação e à aprendizagem ao longo da vida.

Marque a alternativa CORRETA:

A questão da inclusão é um assunto que entrou na pauta
educacional e de políticas públicas desde a Constituição
Federal de 1988. A Lei 13.146/2015, em seu artigo 27, diz que
a educação constitui direito da pessoa com deficiência,
assegurado sistema educacional inclusivo e aprendizado, de
forma a alcançar o máximo desenvolvimento possível de seus
talentos e habilidades físicas, sensoriais, intelectuais e sociais,
segundo suas características, interesses e necessidades de
aprendizagem. Sobre a questão da inclusão das pessoas com
deficiência, no que se refere à educação, assinale a alternativa
correta.

A inclusão de crianças com deficiência na escola regular, para que tenham acesso à sua formação integral como todos os demais brasileiros, foi um grande ganho, visto que promoveu mútua oportunidade de aprendizado, ao proporcionar a real e diária convivência entre seres humanos separados a anos pelas "muralhas da divisão, do preconceito e do afastamento". Do ponto de vista docente, a inclusão demanda intensa reflexão sobre planejamento e prática de ensino, com vistas à plena inclusão, o que requer a busca incessante por atualização teórica e novas ferramentas. Um professor que recebe alunos surdo-cegos em sua turma, encontraria valoroso apoio em qual método de comunicação?

Sobre os artefatos culturais denominados por Karin Strobel (2008, p. 37) a comunidade surda produz seus próprios materiais e/ou objetos para enriquecerem ainda mais sua cultura. Com base nisso, assinale a assertiva correta.

Conforme a Lei Brasileira de Inclusão, nº 13.436/15, no Capítulo IV, que dispõe sobre o direito à educação, analise as afirmativas abaixo. I. Oferta de educação bilíngue, em Libras como primeira língua e na modalidade escrita da língua portuguesa como segunda língua, em escolas e classes bilíngues e em escolas inclusivas. II. Disponibilização apenas do tradutor/intérprete de Libras nos processos seletivos para ingresso e permanência em cursos oferecidos por instituições públicas e privadas. III. Não obrigatoriedade de tradução completa em editais. Assinale

“O fato de a comunidade surda ser a única comunidade que, em qualquer país, está inserida na e cercada pela comunidade majoritariamente ouvinte faz com que as línguas de sinais estejam em contato direto com as línguas orais locais. Nessa “coabitação” linguística, é natural ocorrer empréstimos, mesclas e hibridismos.” (Gesser, 2009) A partir do ponto de vista exposto no texto acima, foi criado um mito acerca das línguas de sinais. Assinale a alternativa que indica a qual mito estamos nos referindo.

O classificadores na Libras podem ser de vários tipos. Sobre o tema, analise as descrições a seguir. I. Classificador que produz forma e tamanho e geralmente é feito com as duas mãos, para reprodução mais fiel de formas simétricas, assimétricas e tamanhos do que está sendo descrito. II. Classificador que reproduz posição ou movimento de objetos, pessoas e animais em número determinado ou não. III. Classificador que produz a forma de utilizar determinado objeto. Assinale a alternativa que corresponde, respectivamente, aos classificadores apresentados.

Sobre os verbos espaciais e verbos classificadores, assinale a alternativa que contenha exemplos desses dois tipos de verbos, respectivamente.

Segundo Quadros (2004), sinais manuais são frequentemente acompanhados por expressões faciais que podem ser consideradas gramaticais. Tais expressões são chamadas de marcações não-manuais. De acordo com o texto acima, assinale a alternativa que possui somente expressões não manuais.

Leia as afirmativas a seguir:

I. O cidadão que não concluiu o Ensino Fundamental na idade própria não terá novamente o direito de acesso ao mesmo.

II. O basquetebol pode ser jogado numa quadra fechada, ou mesmo, ao ar livre.

Marque a alternativa CORRETA:

Leia as afirmativas a seguir:

I. O poder público deve apoiar o uso da Libras como meio de comunicação objetiva das comunidades surdas do Brasil.

II. A avaliação não deve considerar a interpretação qualitativa do conhecimento construído pelo aluno.

Marque a alternativa CORRETA:

Em atenção aos preceitos do Estatuto da Criança e do Adolescente, apenas não se pode afirmar:

Considerando a Lei Federal nº 11.645/2008, é correto afirmar que nos estabelecimentos públicos e privados:

Conforme Padden e Humphries (2000, p. 5), “uma comunidade surda é um grupo de pessoas que vivem num determinado local, partilham os objetivos comuns dos seus membros, e que por diversos meios trabalham no sentido de alcançarem estes objetivos.” Dessa forma, considera-se que

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