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O código de conduta e ética (CCE) da FEBRAPILS, aprovado em reunião ordinária no dia 13 de abril de 2014, está dividido em quatro capítulos que orientam a conduta profissional e ética da categoria, dos quais fazem parte: Tradutores e Intérpretes (TILS) e Guias-Intérpretes (GI) de Línguas de Sinais. No capítulo III - Da responsabilidade profissional, TILS e GI são

Para Marília do Socorro Oliveira Araújo e Márcia Monteiro Carvalho (2017), os intérpretes de línguas de sinais (ILS) se diferenciam por atuarem em diferentes espaços. São denominados intérprete educacionais (IE) aqueles que atuam em salas de aulas. Com base nas autoras, essa categoria se diferencia das demais em decorrência

Apesar da distinção, segundo Roberts (1987), de que intérpretes de línguas faladas têm trabalhado em situações de conferência e contextos de alto nível, enquanto os intérpretes de línguas sinalizadas têm trabalhado predominantemente em contextos comunitários e dialógicos, há atividades comuns que ambos realizam e que são de natureza linguística,

De acordo com Rodrigues (2014), o tradutor e intérprete de Libras – Língua Portuguesa (TISLP) é um profissional que atua entre duas modalidades distintas de línguas. Hipoteticamente, a TV Câmara transmitirá, com janela para Libras, a sessão “novas candidaturas". Essa atividade de atuação do intérprete de Libras pode ser descrita como uma atividade do tipo:

O atendimento aos alunos com necessidades educacionais especiais deve: I. Ser realizado em classes comuns do ensino regular. II. Ocorrer em qualquer etapa ou modalidade da Educação Básica. III. Excluir a avaliação diagnóstica do educando. IV. Impossibilitar o atendimento em grupo. Estão corretas apenas:

Acerca do Atendimento Educacional Especializado para a deficiência mental é correto afirmar, exceto:

O estudo do documento Política Nacional de Educação Especial, na Perspectiva da Educação Inclusiva, esclareceu aos professores quais os estudantes que necessitam dos serviços de Atendimento Educacional Especializado – AEE., os quais devem considerar:

Assinale as afirmações abaixo:

I- Reconhecendo a necessidade para o seu desenvolvimento profissional, o intérprete deve agrupar-se com colegas profissionais com o propósito de dividir novos conhecimentos de vida e desenvolver suas capacidades expressivas e receptivas em interpretação e tradução.

II- O intérprete jamais deve encorajar pessoas surdas a buscarem decisões legais ou outras em seu favor.

III- Em casos legais, o intérprete deve informar à autoridade qual o nível de comunicação da pessoa envolvida, informando quando a interpretação literal não é possível, e o intérprete, então, terá que parafrasear de modo claro o que está sendo dito à pessoa surda e o que ela está dizendo à autoridade.

IV- O intérprete deve esclarecer o público no que diz respeito ao surdo sempre que possível, reconhecendo que muitos equívocos (má informação) têm surgido devido à falta de conhecimento do público sobre a área da surdez e a comunicação com o surdo.

Assinale a alternativa correta:

Pessoas com deficiência intelectual ou cognitiva costumam apresentar dificuldades para estabelecer relações sociais, compreender e obedecer a regras, e realizar atividades cotidianas - como, por exemplo, as ações de autocuidado. As causas são variadas e complexas, sendo a genética a mais comum, assim como as complicações perinatais, a má-formação fetal ou problemas durante a gravidez. Professores e equipe pedagógica não têm formação específica para diagnosticar os alunos, mas é importante observar se existem outras evidências de dificuldades, tais como resolver problemas, compreender ideias abstratas (como as metáforas, a noção de tempo e os valores monetários). Encontrar soluções e adaptações pedagógicas fazem parte do processo de:

Considerando a gramática da Libras, é correto afirmar que:

A história de uma língua e seu registro são fundamentais para a sua preservação. A esse respeito, é correto afirmar que:

Para a obtenção da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), de acordo com o art. 147 da Lei n. 13.146, de 6 de julho de 2015, que institui o Estatuto da Pessoa com Deficiência, “Ao candidato com deficiência auditiva é assegurada acessibilidade de comunicação, mediante emprego de tecnologias assistivas ou de ajudas técnicas em todas as etapas do processo de habilitação”. A esse respeito, assinale a alternativa em que esteja assegurada a acessibilidade de comunicação ao surdo.

A Libras apresenta certa flexibilidade na ordem das palavras. Existem assimetrias entre as construções com verbos sem concordância e com concordância. No entanto, pesquisas evidenciam que a ordem mais básica da língua é:

No que se refere ao atual processo de inclusão, pode-se afirmar que, atualmente, ele preconiza o reconhecimento:

A paralisia cerebral é caracterizada como uma deficiência motora central que pode estar relacionada com a deficiência de fala, visão e audição ou com a deficiência intelectual, o que, neste caso, caracteriza:

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