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Folha de respostas:

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    • Certo
    • Errado

Com relação ao atendimento educacional especializado de pessoas com paralisia cerebral, é correto afirmar que:

Paulo conseguiu realizar sua matrícula em uma escola técnica, porém, ao iniciar as aulas, constatou a ausência de intérprete de Libras. Escreveu uma carta à direção da escola, solicitando o profissional, pois tem conhecimento de seus direitos. A direção respondeu que não poderá solicitar o profissional, pois ele deveria ter feito o pedido antes do início das aulas.

Segundo o Decreto nº 5.626/05, sobre o acesso das pessoas surdas à educação, específico ao tradutor e intérprete de Libras, assinale a afirmativa correta.

Analise o texto.

“As crianças podem fazer birra diante de frustrações, demonstrar sentimentos como vergonha e medo ou ter pesadelos, necessitando de apoio e compreensão por parte dos adultos."

Diante desta situação, qual deve ser a atitude do Auxiliar de Desenvolvimento Infantil?

A Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva

da Educação Inclusiva, tem como objetivo de promover

respostas às necessidades educacionais especiais

garantindo:

I. Transversalidade da educação especial desde a educação infantil até o nível superior.

II. Atendimento educacional especializado.

III. Continuidade da escolarização nos níveis mais elevados do ensino.

IV. Formação de professores para o atendimento educacional especializado e de mãos profissionais da educação para a inclusão escolar.

V. Participação da família e da comunidade.

VI. Acessibilidade urbanística, arquitetõnica, nos mobiliários e equipamentos, na comunicação e informação.

VII. Articulação intersetorial na implementação das políticas públicas.

Considerando V (verdadeiro) e F (falso), I, II, III, IV, V, VI

e VII são respectivamente:

Leia as afirmações sob a luz das diretrizes da Política

de Educação Especial na Perspectiva da Educação

Inclusiva:

I. A Educação Especial é uma modalidade de ensino

que perpassa todos os níveis, etapas e modalidades,

realiza os atendimento educacional, especializado,

disponibiliza os serviços e recursos próprios desse

atendimento e orienta os alunos e seus professores

quanto a sua utilização nos termos comuns do ensino

regular.

II. O atendimento educacional especializado identifica,

elabora e organiza recursos pedagógicos e de

acessibilidade que eliminem as barreiras para a

plena participação dos alunos, considerando as suas

necessidades especificas.

III. As atividades desenvolvidas no atendimento educacional

especializado não diferenciam daqueles realizados na

sala de aula comum.

IV. Para atuar na educação especial, o professor deve

ter como base da sua formação, inicial e continua,

conhecimentos gerais para o exercício da docência e

conhecimentos específicos da área.

V. A formação do professor deve complementar

conhecimentos de gestão de sistemas educacionais

inclusiva, tendo em vista o desenvolvimento de projetos

em parceria com outras áreas, visando a acessibilidade

arquitetônica, aos atendimentos de saúde, a promoção

de ações de assistência social, trabalho e justiça.

Assinale a alternativa que apresenta a classificação

correta, onde V (verdadeiro) e F (falso).

I, II, III, IV e V são respectivamente:

De acordo com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, a alternativa abaixo que constitui finalidade da educação brasileira é:

O movimento da inclusão social vem defendendo, simultaneamente, o direito à igualdade e à diferença, pois o desenvolvimento humano dá–se em função das trocas entre parceiros sociais, por meio de processos de interação e mediação. O homem não se constrói na ausência do outro. Nessa perspectiva, no caso das pessoas com deficiência, interessa

A Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência, aprovada pela ONU em 2006, da qual o Brasil é signatário, estabelece que os Estados Parte devem assegurar um sistema de educação inclusiva em todos os níveis de ensino, em ambientes que maximizem o desenvolvimento acadêmico e social compatível com a meta de:

A educação inclusiva constitui um paradigma educacional fundamentado na concepção de direitos humanos, que conjuga igualdade e diferença como valores indissociáveis, e que avança em relação à ideia de equidade formal ao contextualizar as circunstâncias históricas da produção da exclusão dentro e fora da escola.

Política nacional de educação especial na perspectiva da educação inclusiva. MEC1SEESP 2007.

Com relação à educação inclusiva, abordada no texto acima, julgue os itens de 112 a 116

A política nacional de educação especial, na perspectiva da educação inclusiva, prevê um único atendimento educacional especializado em clínicas e instituições especializadas àqueles alunos que apresentarem algum diagnóstico.

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